domingo, 29 de junho de 2014

Por que as mulheres gostam tanto de receber flores?




Fui procurada pelo Conselho Regional de Psicologia para dar entrevista sobre este tema, que será publicadoa no site http://www.parana-online.com.br/ no dia 30 de junho. 
Refleti um pouco sobre o tema, recebi ajuda de alguns amigos e, na verdade, o que mais tocou-me foi a menção de que a Mulher tem em si uma funçao que lhe é inerente: "cuidar".... e daí escrevi este pequeno texto que norteou minha entrevista. Muito obrigada pela oportunidade de falar sobre algo tão singelo!

Todo ser humano tem necessidades para que a Vida aflore em Si com todo seu potencial. Essas necessidades são as de:
1- Ser amado
2- Ser reconhecido
3- Ser elogiado
4- Ser útil
5- Ser livre
Se uma dessas necessidades não estão satisfeitas o inconsciente irá buscar coisas que compensem essa carência.
Entre um casal -  por exemplo - precisa existir um equilíbrio entre dar e receber, e, aqui se refere a quaisquer trocas de manifestações afetivas - diga-se cuidados com a relação a dois, questões materiais, enfim salvaguardar o relacionamento em si.

Aí surge a pergunta: 
Por que as mulheres gostam de receber flores?
Se, por exemplo, a mulher desejar receber flores, mesmo que não peça ao homem, se existe uma sintonia entre o casal, ele sentirá vontade de "comprar-lhe flores". Neste caso refiro-me não somente em datas convencionais mas também esporadicamente, como forma de manifestação de afeto e reconhecimento. Alguém tem dúvida de que as mentes se comunicam? Não há necessidade de se expressar em palavras uma vez que a fisionomia, por exemplo, traduz aquilo que se pensa...mesmo que o companheiro não faça uma leitura tão clara...ele sente apenas!
E por que flores encantam as mulheres? Elas são um "presente que tem vida", que se não for cuidada murchará rapidamente. Esta é a real razão da mulher admirar tanto as flores, pois  assim  pode exercer sua  função de cuidar!

Aqui um outro olhar sobre o significado das flores, para ilustrar este assunto.
"Floriography - Linguagem das flores ou Linguagem secreta das flores, foi um meio de comunicação da era vitoriana, na qual, o envio de flores e arranjos florais eram usados para enviar mensagens codificadas, permitindo que as pessoas expressassem seus sentimentos, sentimentos estes que não poderiam ser expressos em palavras e sim, através das flores.

A era vitoriana ocorreu durante o reinado da Rainha Victoria, Inglaterra, que durou de 1837 a 1901, nela surgiu a secreta linguagem da flores, e, por ser um tempo de etiquetas e costumes sociais tornou-se extremamente popular.

O uso da linguagem não era apenas confinada a certas flores, mas também as cores, tamanhos, qualidade, quantidade, aromas, apresentações e arranjos. Além disso, aceitar uma flor com a mão direita significaria "sim", recebê-la com mão esquerda significaria 'não'; entregar a alguém uma flor invertida teria um significado oposto, como por exemplo, uma rosa vermelha invertida trazia uma mensagem de desagrado.

Cada flor tinha seu próprio significado ainda que, viessem combinadas com outras flores transmitissem uma mensagens diferentes. Outra curiosidade é que em alguns caso, as pessoas que não tinham dinheiro para comprar flores ou até mesmo teriam que dar uma resposta rápida, apanhavam flores de arvores, alecrim, trevos, flores do mata... e tudo isso tem um significados bem interessantes.

As mensagens enviadas podiam ser: propostas, ameaças, aviso de perigo, mensagens de amor. Para qualquer tipo de mensagem havia uma flor." (fonte desconhecida)

Mas, voltando àquela colocação inicial onde  todo ser humano tem necessidades para realização total da Vida  em Si que tal a iniciativa de mandar flores a quem quer que seja, para concretizá-los, mesmo que momentaneamente? 
Quem  nao se sentiria  amado, reconhecido, elogiado,  ao receber flores?
Experimente e depois me conte o que aconteceu.
Boa semana com flores.
Tais


domingo, 22 de junho de 2014

Tenha esperança... Você pode!


         Talvez você ainda não tenha percebido quanta força maravilhosa existe em seu interior. Lembre-se de que as pessoas, independentemente da idade, podem viver acalentando sonhos e esperanças. Compreenderá, então, que existem infinitas possibilidades. Acalentar esperanças é acreditar que "ainda é possível realizar muitas coisas.

         Se você pensar que não consegue fazer mais nada que possa ser feito, a esperança dissipará por completo. Ninguém pode permanecer vivo num estado em que toda e qualquer capacidade tenha se esgotado completamente. O fato de você estar vivo significa que em seu interior ainda está latente muita força maravilhosa. Posso afirmar isso categoricamente.

        Como podemos perceber, existe uma relação entre esperança e força . Quando acalentamos uma grande esperança, brota uma grande força, principalmente a força vital, e sabe-se que isso contribui grandemente para a saúde. Se , ao contrário, tivermos pensamnetos negativos, como: "Não tem mais jeito" "É caso perdido" etc.., e entregarmo-nos ao desalento, sofreremos uma queda brusca na força vital e não conseguiremos a cura da doença, que , na verdade, é curável. Portanto o desânimo é um "veneno" para quem está doente.

          O problema é que as pessoas, quando adoecem, tendem a deixar-se dominar por pensamentos sombrios e ver em tudo motivos para desânimo e desesperança. Mas por outro lado, o hábito mental de interpretar tudo de modo negativo  e sombrio é a causa do adoecimento. Por isso, quem se encontra doente ( leia-se não apenas mal físico, mas emocional também...) deve fazer o máximo esforço para ter uma mente "radiosa". Esta é apenas força de expressão, pois, naturalmente, toda esperança é radiosa, não sendo possível existir uma "esperança sombria".

          Algumas pessoas podem achar um tanto rebuscada a expressão "esperança radiosa". Para elas, eu diria simplesmente: "Tenham uma mente radiosa".

         Quem leva a vida com a mente radiosa será sempre saudável e feliz ( pesquisem nas pessoas com as quais você convive...). Isso porque a mente radiosa intensifica a força mental e faz com que a pessoa viva todos os dias com sentimento de gratidão a tudo. Existem, porém, pessoas que dizem sentir-se gratas a todos mas estão sempre com a fisionomia aborrecida e taciturna (observem também...). Elas não estão estão realmente gratas, apenas fingem estar.

Olhem no espelho e realmente vejam sua fisionomia: ela é alegre? ela tem um sorriso? As palavras podem ser expressas de formas variadas, e a fisionomia é uma delas. Então, dizer - A cara é minha e deixo-a como quero!  
Será correto? Não!!!! Você não vê a sua fisionomia...mas os outros veem a todo momento. Pense nisso!

Evidentemente, a gratidão verdadeira é duradoura, mantem-se inalterável em qualquer condição. Mas a gratidão simulada se desfaz rapidamente, fazendo com que a pessoa, diante de qualquer contratempo, comece de repente e se  zangar e a esbravejar. A atitude no momento crítico revela o verdadeiro valor das pessoas. 
Texto extraído e adaptado do livro Alegre e agradável jornada da vida - Seicho Taniguchi

**********

"Por que nossa mente insiste em colecionar lembranças ruins? Todas as experiências negativas que vivenciamos tornam-se, imediatamente, padrões recorrentes em nossa memória.

As lembranças dos acontecimentos - e as emoções que eles despertaram em nós -,são insistentemente revividos, como um alarme permanente a nos prevenir para que evitemos circunstâncias semelhantes, com a certeza de que o resultado negativo se repetirá.

A mente é a expressão do ego, e este tem como objetivo principal nos fazer evitar qualquer possibilidade de ver frustrados os nossos desejos. Se não podemos ter nossa vontade contrariada sem sofrer, naturalmente que a mente se encarregará de nos lembrar, a cada instante, da dor que vivenciamos para que ela não volte a ocorrer.

A questão é que esta suposta "proteção" que impomos a nós mesmos, não passa de ilusão, visto que é impossível, por mais que o desejemos, controlar o fluxo natural da existência.
E, na medida em que o novo se apresenta, - e ele sempre se apresenta, queiramos ou não - passamos então a travar uma verdadeira batalha interior, entre o desejo de viver e o medo de sofrer.

A saída é não lutar com a mente e utilizar a mesma estratégia, porém no pólo oposto, ou seja, ao invés de rememorar o sofrimento, trazer de volta à lembrança os momentos felizes que experimentamos, quando o êxtase e a sensação de plenitude nos invadiram.
Quanto mais formos capazes de resgatar este sentimento, mais motivados ficaremos para nos libertar da negatividade e nos tornamos receptivos às novas oportunidades que a vida nos trouxer."

Elisabeth Cavalcanti





domingo, 15 de junho de 2014

Torço pelo Brasil




O Amor é a Vida e é a verdadeira força que constrói, cria e cura! Não tem forma, é intangível, mas é sentido como real, quando expresso... Assim, o que não podemos ver, tocar, mas podemos sentir, tem uma importância fundamental nas nossas existências. Muitas vezes nem temos como definir tudo isso com palavras, como se estas fossem incapazes de descrever o que está em tudo, em todos e além de tudo.



No momento de dificuldades que estamos vivendo, como seres planetários e como brasileiros, tenho pensado muito sobre o que fazer, como agir. Gosto de ser brasileira! Mesmo quando o Brasil era muito mais atrasado do que outros países e eu os visitava, jamais senti dificuldade de voltar para aqui, muito pelo contrário. Minha alegria no retorno sempre foi enorme!

Estou muito triste com o que está nos acontecendo. Com toda esta crise de valores éticos, com toda a mentira, a corrupção em que estamos envolvidos, como se vivêssemos imersos numa lama fétida que nos contamina cada dia mais - à medida que vamos tomando conhecimento do tamanho da doença coletiva que se alastrou entre nós.

Mas sou brasileira e tenho uma enorme alegria de ter nascido neste belo país, de povo humilde e caloroso, alegre e cheio de fé! Será que teria a fé que tenho em um Pai Criador se não tivesse sido aqui, desta vez, o meu recomeço?
Não vou desistir de meu país nunca! Vou sempre vestir as cores da minha bandeira, mesmo que esteja envergonhada por não poder oferecer aos que chegam um panorama mais organizado, disciplinado, limpo, que todos esperam e merecem quando gastam para vir participar de uma festividade como a Copa do Mundo.

Mesmo assim, tendo consciência de tudo isso, vou usar a minha camisa verde, azul e amarela, pois quero que todos saibam que sou brasileira e que não me envergonho disto. Que procurarei, até o fim de meus dias, honrar essas cores e na medida do possível farei o meu melhor, em cada circunstância.

Erramos muito, todos, quando escolhemos para nossos governantes políticos que não nos representam, pelo menos a mim! Mas errar faz parte do viver e não é razão para que eu desista de continuar vivendo o que acredito, da forma que sei. 
No sutil, muito pode ser feito. Imaginemos nosso país e todo o planeta recebendo, junto com os raios solares, infinitas vibrações curadoras, de harmonia e força! Nosso Brasil é verde e amarelo também por ser muito banhado pelos raios solares. Vamos ajudar as mudanças a acontecerem, sem pensar na escuridão, mas focando a Luz! Lembremos que antes da matéria surgir, já havia a vida e sempre esta existirá. Podemos trabalhar nossas mentes para criar apenas imagens boas, alegres, coloridas, de solidariedade, de harmonia.

O Bem vence o Mal e não deixará de acontecer assim, agora, a menos que desistamos... Não vamos fazer isto. Vamos nos unir numa corrente de esperança e façamos a todo instante o que for possível para demonstrar, pelo nosso exemplo, que se pode ser feliz em paz!
Vamos conversar, sempre que possível, com os que estão no nosso caminho precisando de uma orientação. Dá tempo... É só a gente querer! Vamos ajudar o outro a mudar a consciência, vamos torcer por uma educação melhor para todos, na certeza de que nossos problemas vão diminuir muito quando educarmos nosso povo que ainda é levado pela palavra mentirosa de governantes que não têm pudor nem decência e continuam a trapacear em benefício próprio.

Podemos trabalhar sutilmente, em qualquer situação!! Sabemos disso, embora muitos não acreditem. Nós temos a verdadeira Força e temos que usá-la já, para podermos reverter tudo que está se manifestando neste instante, principalmente em nosso país, por algum tempo palco que recebe uma população representativa de todo o planeta.
Tenho orgulho de minha camisa verde, azul e amarela e depois de até pensar em não vesti-la desta vez, eu que sempre torci tanto por nossa seleção, vou até comprar uma nova em folha para que fique bem claro que não estou torcendo apenas pela seleção brasileira de futebol, MAS QUE ESTOU TORCENDO POR UM BRASIL QUE AMO E QUE É NESTE MOMENTO DE CRISE QUE NÃO POSSO DEIXÁ-LO SEM O MEU APOIO.

Com nossa fé, com nossa esperança, com o trabalho de formiguinha, alertando consciências, venceremos! Não sei se esta Copa, mas a grande crise que se instalou em nosso país, que é exatamente o motivo da mudança energética planetária.
Só a Verdade liberta e viver mentindo, desonestamente, levou-nos até este caos. Sairemos dele, na medida em que mudemos as nossas atitudes e ajudemos o nosso próximo a fazer o mesmo.

Maria Cristina Tanajura
*********
Vamos lá pessoal. O sentimento de patriotismo é inerente em nós.
Aquele que não ama sua pátria e registra apenas sentimentos negativos acabará por ver realizar-se à sua frente, apenas aquilo que pensa.
Somos responsáveis pelos rumos da pátria também.Este momento é de alegria, independente daquilo que aconteceu. Vivamos o momento...
Podemos aguardar para dizer o que pensamos nas urnas, certo? Amor à Pátria acima de tudo!!!!!
Boa semana, boa torcida, bons pensamentos.
Tais

domingo, 8 de junho de 2014

Realizações pendentes em nossa vida. Por que elas existem?

 Esta semana dediquei-me à leitura de um livro chamado Ciência da Oração (Masaharu Tanigushi), que foi baseado em um material científico escrito por Stella Terril Mann (Mude sua Vida Através da Oração), considerada fundadora de uma organização religiosa que faz parte da Associação Unity dos Estados Unidos.
A base de todas as afirmações que ela faz é: "Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra". Isso naturalmente é muito grande e profundo. Somente com a prática e a compreensão é que se pode incorporar esta Verdade em nossa vida. 

Interessante porque nas Constelações Sistêmicas Familiares, este princípio é altamente aplicável, uma vez que a inclusão de todos os excluídos do sistema familiar restabelece o vínculo o equilíbrio e a  ordem (Hellinger Sciencia).
Estes são princípios que funcionam baseados nas Ordens do Amor determinarão se as ligações entre as pessoas do sistema familiar se farão harmônicas ou não, e apontarão para consequências de liberação ou emaranhamentos.
Sei que este conteúdo é um tanto complexo para quem nunca experienciou a Terapia das Constelações Familiares, estão farei aqui uma explicação básica.
Na semana passada transcrevi , da autora do livro Constelações com Bonecos (Marusa H. G. Gonçaves - Ed Juruá), capítulo com explicações sobre a multigeracionalidade 
Na transmissão da história da família, ocorre uma identificação entre seus membros que é estabelecida nas conexões do amor, onde os membros desta não se diferenciam de seus ancestrais e vivem as histórias como se fossem delas próprias. "Os componentes da família atual se misturam desordenadamente em suas identidades com as histórias das pessoas que ja viveram"(Constelações com Bonecos - pag 58).

Mas voltando a Ciencia da Oração onde deixa-se muito claro que todas as pessoas nascem sobre a superfície terrestre com uma missão, pergunto: como alguém que vive a história de um antepassado pode ser feliz?? ?????? 

Convém ressaltar também que muitas correntes da filosofia, da psicologia, da psiquiatria comentam sobre esta afirmativa de que todos temos um verdadeiro desejo interior, e que quando não o sintonizamos, resta apenas a desorganização interna e a briga do ego com a nossa essência para ver quem se estabelece . Para mim, aí reside a maioria das infelicidades... 
O inconsciente mantém guardado muitas informações e comandam nossas vidas sem que o percebamos. Através de uma busca detalhada de seu histórico (método da Sra Mann) ela investiga detalhadamente todo histórico educacional, escolar, cultural que recebemos desde a infância. No histórico emocional ela investiga profundamente sobre o ódio, medo, frustrações, desejos e ambições que se sentiu e sente.
Através desta análise naturalmente ela não consegue libertar as pessoas de suas agruras. Precisa ir direcionando os sofrimentos para a rota correta, através da oração. E, analisando a história pessoal escrita por elas mesmas, descobre qual é a direção adequada para elas seguirem avante.
Então, por exemplo, uma raiva em relação a um chefe pode remeter para a mágoa que se tem do pai, ou contra si mesmo com motivos absolutamente imperceptíveis ao cliente. Esta situação pode ser resolvida de várias maneiras: em consultório de psicologia, de psiquiatria, sessões em clínicas filosóficas, constelações familiares, orações etc...

O mais importante e nos conscientizarmos que para tudo há uma solução boa e realizadora. Aí me pergunto: quantos têm realmente esta busca e querem pagar o preço da mudança?

Uma coisa é certa, quando desaparece o apego, o ódio de si mesmo(a) - naturalmente inconsciente, encoberto...- a pessoa recupera o sentimento de auto-estima e passa também a respeitar o próximo. Com isso não há como não chegarmos à nossa Verdadeira Missão, àquilo a que viemos neste mundo.

Em todo caso, quando oramos por algo ( segundo Sra Mann) e não conseguimos obtê-lo, significa que isso não é verdadeiramente o nosso desejo sincero. Portanto, devemos refletir "Para que queremos isso?" e, se na parte mais profunda desse "para que" houver um desejo verdadeiro, devemos abandonar o desejo falso e orar a Deus por esse desejo sincero, acreditando que ele já se realizou.

Tudo que necessitamos já existe no Universo, e, se sintonizarmos e tivermos fé, agradecendo (antes da concretização), isso se realizará indubitavelmente. O Universo conspira sempre a favor... 
Minha intenção ao escrever estas palavras é de promover uma "luz no fim do túnel" àqueles que estão desesperançados com suas realizações. Saiba que tudo é possível para aquele que crê!
Uma semana maravilhosa, observando em seu dia a dia os momentos bons que com certeza, são sempre maiores do que os ruins.
Tais

Obs: segue vídeo de Bert Hellinger acerca das Constelações Familiares, muito esclarecedora.

https://www.youtube.com/watch?v=u9JuXhZS3Ng#t=562


domingo, 1 de junho de 2014

Constelações Familiares: uma terapia que atua transcendendo as gerações



Constelações Familiares: Uma terapia que transcende o presente na multigeracionalidade
         "A multigeracionalidade nos sistemas familiares é ressaltada quando os membros posteriores passam a representar as anteriores. Essa representação acontece principalmente em questões "interrompidas "ou "gestalts abertas" de outras gerações, como consequência de vivências traumáticas, uma herança que está geralmente ligada às situações de exclusões anteriormente experimentadas no sistema.
          Essa representação nos sucessores é evidenciada no comportamento por repetições nas histórias ou através de sintomas físicos. São maneiras de dar continuidade e proporcionar pertencimento aos que vieram antes, ou seja, as gerações atuais passam a viver, sentir e representar as gerações anteriors que se fazem presentes através dessa memória inconsciente vivida pelo membro atual do clã.
          Na multigeracionalidade, o sistema como um todo, se auto organiza através dessas representações, uma forma de buscar a completude no contexto global de clã familiar utilizando, para isso, o equilíbrio compensatório entre gerações.
          A abordagem terapêutica da Constelações Familiares nos ensina sobre leis que regem os relacionamentos humanos, e que, uma vez constituídos,  permanecem eternamente presentes no contexto dos sistemas influenciando toda a linhagem posterior. O cumprimento e o descumprimento destas leis trará consequências para todos os membros do sistema. As Ordens do Amor  mostram que independentemente do tempo no qual estes relacionamentos tenham sido constituídos, no presente ou no passado, suas consequências se farão atuantes geração após geração.
Podemos reconhecer nas consequências, a influência do fenômeno da mulgeracionalidade ou seja, os acontecimentos que ocorrem em uma geração mostram sua ligação com muitas gerações posteriores, mesmo que as gerações atuais não tenham conhecimentos destes acontecimentos. Acreditamos que as Constelações Familiares reconhecem na Multigeracionalidade, a procura de completude dos sistemas em prol do equilíbrio , independente do número de gerações que for necessário para isso.
          Em sua proposta, as Constelações Familiares objetivam restaurar as conexões relacionais nas ordens harmônicas do amor, através de um trabalho terapêutico realizado no tempo presente, com o membro atual, mesmo que as desarmonias tenham sido construídas em épocas passadas, com membros anteriores. Este processo se refere a quaisquer desarmonias interagionais geradoras de tensão, que permanecem influenciando toda a teia conectiva interagional deos grupo sejam eles familiares, sociais, empresariais, educacionais e outros".
Marusa Helena da Graça Gonçalves - Constelações familiares com bonecos. Ed Juruá

**********
Uma das minhas primeiras percepções ao tomar contato com as Constelações ( há 9 anos atras) foi a de que precisamos ser mais cuidadosos com histórias dos nossos antepassados, pois julgamos através "das estórias" que nos são contadas. Ao assistir uma constelação comecei a perceber que sempre alguém de muito longe foi sacrificado de alguma maneira para que o sistema familiar "olhasse" - de uma forma quase que obrigatória - para o que aconteceu, e tomasse no coração com respeito,  tudo o que aconteceu. Só fazemos isso quando compreendemos...
Assim também os nossos relacionamentos precisam, quando encerrados, ser de uma forma amorosa... pois com raiva, machucando o outro ou de qualquer maneira não amorosa ... quase sempre alguma geração posterior vai apresentar uma questão ( que pode ser um sintoma, uma morte, um grande desencontro...) para proporcionar à família a oportunidade de buscar uma solução para aquela desarmonia.
Talvez para quem nunca assistiu uma Constelação fique um pouco árido este conteúdo, pois este trabalho não pode ser explicado com palavras: ele é fenomenológico!
Tenho constelado em grupo e você e você é meu convidado(a) para conhecer a Terapia das Constelações. Ficarei feliz com sua presença...meu caro leitor! 
Sempre anuncio no facebook e temos uma página específica destes encontros :
Uma excelente semana à todos vocês!
Tais
Como sugestão acerca do representante nas Constelações Familiaresveja este vídeo do Bert Hellinger.
https://www.youtube.com/watch?v=VrbpzfENuYU