Uma pessoa que vive por intermédio da intuição é sempre bem-sucedida? Não, mas ela é sempre feliz, seja ou não bem-sucedida. E uma pessoa que não vive intuitivamente está sempre infeliz, seja ou não bem sucedida. Ser bem-sucedido não é o critério porque o sucesso depende de muitas coisas. A felicidade é o critério, porque a felicidade depende apenas de você. Você pode não ser bem-sucedido porque os outros são seus adversários. Mesmo se estiver agindo intuitivamente, os outros poderão ser mais astuciosos, mais espertos, mais interesseiros, mais violentos, mais imorais. Portanto, ser bem-sucedido depende de muitas coisas; o sucesso é um fenômeno social. Você pode não ser bem-sucedido .
Quem pode dizer que Jesus foi bem sucedido? A crucificação não é um sinal de sucesso, é o maior fracasso. Um homem crucificado aos 33 anos de idade — que tipo de sucesso é esse? Ninguém o conhecia. Apenas alguns aldeões, pessoas incultas, eram os seus discípulos. Ele não tinha posição, nem prestígio, nem poder. Que tipo de sucesso é esse? A crucificação não pode ser considerado um sucesso. Mas ele estava contente. Ele estava totalmente feliz — até mesmo ao ser crucificado. E aqueles que eu estava me crucificando viveriam por muitos anos, mais continuariam sendo infelizes. Então, na verdade quem estava sendo crucificado? Essa é a questão. Aqueles que crucificaram Jesus foram crucificados ou Jesus quem foi crucificado? Ele estava feliz — como se pode crucificar a felicidade? Ele estava em êxtase — como se pode crucificar o êxtase? Você pode matar o corpo, mas não pode matar a alma. Aqueles que o crucificaram continuariam vivendo, mais a sua vida não passou de uma longa e lenta crucificação — infelicidade , infelicidade, infelicidade.
Portanto, a primeira coisa que eu não digo é que, seguindo o guia interior da sua intuição, você será sempre bem sucedido, no sentido que o mundo reconhece como sucesso. Mas, no sentido que um Buda ou um Jesus reconhecem como sucesso, você será bem sucedido. E esse sucesso é medido pela sua alegria, pela sua felicidade — o que quer que aconteça, é irrelevante, você estará feliz. Não importa que o mundo diga que você foi um fracasso o que o mundo torna uma estrela de sucesso, isso não fará nenhuma diferença. Você será feliz qualquer que seja o caso; você está contente. Felicidade é um sucesso para mim. Se você puder entender que a felicidade é sucesso, então eu lhe digo que você vai ser bem sucedido sempre.
Mas para você felicidade não é sucesso; o sucesso é outra coisa. Ele pode até mesmo ser infelicidade. Mesmo sabendo que ele vai acabar em infelicidade, você deseja sucesso. Estamos pronto para ser felizes se formos bem-sucedidos. Portanto, o que é um sucesso para nós? O sucesso é a satisfação do ego, não é felicidade. Tanto que as pessoas dirão que você foi bem sucedido. Você pode ter perdido tudo — pode ter perdido a sua alma; pode ter perdido toda aquela inocência que dá felicidade. Você pode ter perdido toda paz, o silêncio que o aproxima do divino. Você pode ter perdido tudo e acabar ficando louco — mas o mundo dirá que você é um sucesso.
Para o mundo, a gratificação do ego é um sucesso; mas para mim não é. Para mim, ser feliz é um sucesso — quer todo mundo saiba a seu respeito, quer não saiba. É irrelevante alguém saber a seu respeito ou não, se você vive totalmente desconhecido, sem ninguém ouvir falar de você, sem ser notado. Mais se você é feliz, então foi bem sucedido.
Portanto, lembre-se dessa distinção, porque há muitas pessoas que gostariam de ser intuitivas, que gostariam de encontrar o guia interior, só para ser bem-sucedidos no mundo. Para elas, o guia interior será uma frustração. Em primeiro lugar, elas não consegue encontrá-lo. Em segundo lugar, mesmo que consigam encontra-lo, elas serão infelizes. Porque o que elas procuram é o reconhecimento do mundo, a satisfação do ego — não é felicidade.
Mantenha sua clareza mental, não viva buscando sucesso. O sucesso é o maior fracasso do mundo. Portanto não tente ser bem-sucedido, ou então você será um fracasso. Pense em ser feliz. A todo momento, penso em ser mais e mais feliz. Então o mundo poderá dizer que você é um fracasso, mas você não será um fracasso. Você terá se realizado.
Com a verdade você vai ser bem sucedido na vida interior; com a inverdade… Eu não sei. Se você quiser ser bem sucedido na inverdade, siga o caminho daqueles que agem com astúcia, esperteza, competição, inveja, violência. Siga o caminho deles, o guia interior não é para você. Se quiser obter alguma coisa do mundo, então não dê ouvidos ao guia interior.
Mas, por fim, você vai acabar sentindo que, embora tenha vencido mundo inteiro, perdeu a si mesmo. Jesus disse: "E o que um homem ganha se perde a sua alma e ganha o mundo inteiro? " Quem vai chamar isso de sucesso — Alexandre, o Grande; ou Jesus, o crucificado?
Portanto, se — e esse "se" tem de ser bem entendido —, se você estiver interessado no mundo, então o guia interior não será um guia para você. Se estiver interessado na dimensão interior do ser, então o guia interior, e apenas o guia interior, poderá ajudar.
Intuição -O saber além da lógica - Osho- Ed Cultrix
**********
A compreensão deste texto já exige um pouco de amadurecimento interior, pois, caso contrário, dirão que viver na pobreza de bens materiais é o que ele prega...
Na verdade, não! Quando se segue a intuição, não importa o caminho, ela sempre nos levará à realização...
E, como confiar nela?- alguns perguntarão.
Iniciando a busca, experimentando, retornando, quando necessário... Essa busca não é igual para todos. Existem muitos caminhos que nos levam à Verdade. E, enquanto acharmos que apenas um caminho é o correto.... isso também se tornará uma prisão.
Boa semana de experimentação.
Tais
Nenhum comentário:
Postar um comentário