domingo, 10 de novembro de 2013

Observação de si

Uma das tarefas mais desafiadoras de nossa existência é se libertar dos condicionamentos que nos foram impostos pelo mundo exterior. Eles geram falsas crenças a nosso próprio respeito que nos impedem de viver de verdade.

Para conseguir isso, é essencial começar a prestar atenção em todas as nuances que compõem o ser humano: corpo, mente, emoções e o Ser. O primeiro passo para o treino da atenção plena é a observação do corpo físico, suas reações e necessidades.

O segundo passo é o foco em nossos pensamentos. Sem uma percepção clara e objetiva do tipo de pensamentos que domina nossa mente, seguiremos direcionados por ações inconscientes e sofrendo as conseqüências deste tipo de atitude.

O terceiro passo é observar as emoções. Para conseguir alcançar um estado de paz e equilíbrio, é essencial ter em mente que a observação é apenas o começo da jornada. Mas, é uma prática essencial se quisermos avançar para em nosso crescimento interior.

O Ser, último estágio da jornada, se seguirá naturalmente ao alcance do equilíbrio entre mente e coração. Quando eles finalmente não se encontrarem mais em conflito, e sim num estado de total harmonia, os pensamentos seguindo fielmente o padrão da paz conquistada, aí então, haverá espaço para se viver plenamente a experiência do silêncio.

"...Toda negação cria tensão. Aceite. Se você quer relaxar, a aceitação é o caminho. Aceite tudo o que estiver acontecendo ao seu redor;

...Se você relaxa, você aceita; a aceitação da Existência é a única maneira de relaxar. Se uma pequena coisa perturba você, é a sua atitude que o está perturbando. Sente-se silenciosamente, escute tudo o que está acontecendo ao seu redor e relaxe. Aceite, relaxe e, de repente, você perceberá uma imensa energia subindo dentro de você.

Esta energia será percebida inicialmente como um aprofundamento de sua respiração. Normalmente, a sua respiração é muito superficial e, algumas vezes, se você tenta respirar mais profundamente, se você começa a fazer pranayama, você começa a forçar alguma coisa, você faz um esforço.

Tal esforço não é necessário. Simplesmente aceite a vida, relaxe e de repente você verá que a sua respiração está indo mais fundo do que o usual. Relaxe mais e a respiração irá mais fundo em você. Ela se torna lenta, ritmada e você pode quase saboreá-la; ela traz um certo prazer. Você tomará consciência, então, de que a respiração é a ponte entre você e o Todo. Simplesmente observe. Não faça coisa alguma.

E quando eu digo observe, não tente observar; senão você vai ficar tenso de novo e vai começar concentrando na respiração. Simplesmente, relaxe; permaneça relaxado e solto. E olhe, pois o que mais você pode fazer? Você está ali, nada há para ser feito, tudo foi aceito, nada há para ser negado ou rejeitado, nenhuma luta, nenhuma briga, nenhum conflito e a respiração continua aprofundando... O que você pode fazer?
Você simplesmente observa. Lembre-se: simplesmente observa".
Osho

Elisabeth Cavalcante
**********
Lembremo-nos: todos somos originalmente perfeitos. 
Por isso, quando eliminamos por meio da meditação as nuvens de ilusão que impediam o surgimento da perfeição original, passa a se manifestar naturalmente, também no mundo fenomênico, o aspecto original perfeito. Com a meditação extinguem-se a ilusão, as exacerbações emocionais, as inquietações e a mente se torna serena; então a vida torna-se mais leve!

Conhecer a si mesmo é ter consciência das várias facetas do próprio ser, observá-las e compreendê-las, tirando-as do porão do inconsciente para que elas não ajam como ditadoras tiranas do nosso destino.

Observe a sua realidade exterior, ela é o reflexo da sua realidade interior, a realidade que talvez, você queira esconder de si mesmo.

Não negligencie mais a própria evolução, você merece compreender que por baixo de todas as crenças, de todas as cascas, existe um ser dotado da mais alta sabedoria, amor, abundância, alegria e capacidade infinita. Não permita que a sua mente calcada em crenças errôneas construa e controle, tendenciosamente, o rumo do seu destino.
Uma boa semana à vocês. 
Tais



Um comentário:

  1. Tais, adorei! É bom logo de manhã receber seus posts...e me motivar para o trabalho da semana...aquele trabalho arduo- onde as vezes- só com a ajuda de um terapeuta é que conseguimos realizá-lo. Uma Terapeuta como você. Bom dia e obrigado

    ResponderExcluir