domingo, 14 de agosto de 2011

Tomar os pais

TOMAR OS PAIS

Uma criança só pode estar bem consigo mesma quando tomou seus pais. "Tomou" foi o que eu disse. Isto é, eu os tomo do jeito que eles são, sem querer desejar algo diferente. Exatamente do jeito que são, e os respeito do jeito que são, sem querer ou desejar algo diferente. Exatamente do jeito que são eles são certos. Quem toma os pais dessa forma está em paz consigo mesmo, sente-se completo. Seus pais estão presentes dentro dele com toda a força.
Alguns pensam que quando tomam seus pais, tomam também os seus defeitos. Nunca vi isso. Quem toma seus pais tem sempre a força total e o que dá medo no destino dos pais, por exemplo, que a mãe seja doente, não é mais importante. Isso desaparece.Os pais não podem escolher o que dão aos seus filhos, e os filhos não podem escolher o que tomam de sues pais.Não podem tirar algo daquilo que foi dado pelos seus pais nem acrescentar nada, porque os filhos são seus pais. Quem reconhece isso está em sintonia com algo maior.
Todos os dias são Dias dos Pais...mas especialmente este...aproveitemos para refletir de um jeito talvez muito diferente daquele que vimos ou aprendemos um dia...

Reverência aos pais
A reverência aos pais é o assentimento à vida como a recebi, pelo preço que a recebi, e ao destino que me é predeterminado. A reverência ultrapassa aos pais. É o assentimento ao próprio destino, às suas chances e aos seus limites.
Essa reverência é também um ato religioso. Quem a faz, de repente, fica livre. Antes talvez precise se defender porque ainda tem uma reinvidicação ou uma censura em relação aos pais. Quem se defende contra algo precisa sempre tê-lo à vista e acabará ficando como aquilo contra o qual se defende. Se, por exemplo, uma mãe afasta seu filho do pai, ele vai ficar como o pai. Justamente quando quero afastar alguém de outra pessoa, afastá-lo de algo, ele vai tornar-se e fazer o que se quer evitar.

O primeiro círculo do amor começa com o amor de nossos pais, como um casal. Foi desse amor que nascemos. Eles nos geraram e nos acolheram como seus filhos. Eles nos nutriram, abrigaram e protegeram por muitos anos. Tomar deles amorosamente este amor é o primeiro circulo do amor. Ele é a condição para todas as outras formas de amor. Como poderá alguém, mais tarde, amar outras pessoas, se não experimentou esse amor? Fa parte desse amor que amemos também os antepassados de nossos pais. Eles também foram crianças e receberam de seus pais e avós o que depois transmitiram a nós. Também eles, através de seus pais e avós, vincularam-se a um destino especial, assim como nós nos vinculamos ao e seu destino. A esse destino nós também assentimos amor. Então olhamos para nossos pais e nossos antepassados e dizemos amorosamente a eles: “Obrigado”.
Esse é o primeiro círculo do amor.
Semana que vem colocarei aqui uma meditação escrita por Bert Hellinger – Meditação sobre o Primeiro Circulo do Amor

Bom domingo aos pais, aos filhos, aos avós, bisavós, tataravós...
Tais

2 comentários:

  1. Oi Tais!
    Nossa!! Essa foi na mosca. Nem sei te dizer o quanto tempo lutei com isso, ate que o amadurecimento me fez enchergar que se aceitarmos os pais (e outras pessoas) como elas sao, sem querermos molda;los as nossas expectativas...nos passamos a ter uma vida muito mais pacifica e tudo flui com mais ritmo. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Pancho...saudades!
    Bem sei de parte de sua luta...Obrigada

    ResponderExcluir