domingo, 11 de dezembro de 2011

Celebração à Vida


LECHAIM!
         Uma vez meu avô me deu um cálice de prata tão pequenino que só podia conter a quantidade de vinho que caberia num dedal. Em seu bojo havia gravado um laço com longas pontas de fita. Fora feito na Rússia há muitos anos. Vovô me deu numa das inúmeras tardes que passávamos juntos, sentados à mesa da cozinha da casa de meus pais, memorizando frases de seus velhos livros e discutindo a natureza da vida. Eu era muito nova, tinha uns cinco ou seis anos, e quando ficava inquieta vovô conseguia retomar minha atenção trazendo o vinho sacramental de uva Concorde que ficava guardado no fundo da geladeira. Ele enchia de vinho Manischevitz o meu lindo cálice adornado com fitas e colocava um pouco para si num grande cálice sacramental da prata, usado há muitas gerações. Então, fazíamos um brinde. Naquela época, a única comemoração que eu conhecia era cantar “Parabéns pra você” e soprar as velas.Aquele novo brinde era muito melhor.
         Meu avô tinha me falado sobre o brinde que fazíamos. Era uma única palavra em hebraico, Lechaim! (pronuncia-se le ra im), que significa “À vida!”. Ele sempre dizia essa palavra com muito entusiasmo.
         - A uma vida feliz, vovô? – indaguei uma vez.
         Ele balançou a cabeça:
         - É apenas “a vida”! Neshumele.
         No início não vi muito sentido naquilo e lutei para compreender o significado.
         - É como uma reza? Perguntei incerta.
         - Ha não, Neshumele – ele me disse. -Nós rezamos por aquilo que não temos. E a vida nós já temos.
         -Então por que dizemos isso antes de beber o vinho?
         Ele sorriu para mim afetuosamente.
         - Vovô! - exclamei desconfiada – Você inventou isso?
         Ele achou graça e me garantiu que não era invenção. Por milhares de anos, em todo o mundo, as pessoas têm, repetido essa mesma palavra uma para as outras antes de beber vinho juntas. Era uma tradição judaica.
         Senti-me um tanto perplexa.
         - Está escrito na bíblia, vovô? – perguntei.
         - Não, Neshumele. Está escrito no coração das pessoas.
         Percebendo minha expressão confusa, ele me explicou que Lechaim! Significa que, sejam quais forem as dificuldades, mesmo que seja injusta ou dolorosa, a vida é sagrada e merece ser celebrada.
         - Até o vinho é doce para nos lembrar que a vida em si é uma benção.
         Já faz quase cinco anos que ouvi a voz de meu avô pela última vez, mas lembro-me da alegria com a qual ele brindava à vida e o brilho de seus olhos quando dizia Lechaim!. Sempre me pareceu extraordinário o fato de que tal brinde pudesse ser oferecido, há tantas gerações, por um povo ára quem a vida não tem sido fácil. Por outro lado, talvez ele só possa mesmo ser feito por pessoas assim e apenas aqueles que enfrentam perdas e sofrimentos consigam compreender a sua força.
         Lechaim!é uma forma de viver a vida. À medida que vou ficando mais velha, sinto que esse brinde me fala cada vez menos da celebração da vida e mais da sabedoria de optar pela vida. “



*************    *************  **************  ************* 
Esse período que antecede as festas de final de ano, percebo as pessoas extremamente cansadas, com muitos compromissos, compra de presentes, participações em amigos secretos...ufa!!!!
Na verdade quando chega o Natal estamos todos cansadérrimos e mal conseguimos aproveitar este período maravilhoso, onde todos provavelmente estaremos reunidos para celebrar algo sagrado: a Vida e a Família!
   Aí encontrei este texto que me fez pensar um pouco sobre essa benção que temos chamada Vida e que  esquecemos muitas vezes de agradecer, honrar e reverenciar àqueles que nos deram ...(nossos pais)
Tocou-me...e naquele momento fiquei grata! 
Espero que tenham conseguido aproveitar um pouco dessa pureza transcrita aqui, extraída do livro - "As bençãos de meu avô" - Rachel Naomi Remen
Suave semana à todos vocês!
Tais

2 comentários:

  1. Que história linda...também me "tocou"!
    Vou comprar este livro, pois não é a primeira vez que vc comenta e fiquei curiosa.
    Também, com certeza, agradecerei a vida que tenho aos meus pais!

    ResponderExcluir
  2. Então... "Lechaim" !!! Obrigada

    ResponderExcluir