segunda-feira, 5 de março de 2012

A vida dos outros

Minha sugestão desta semana é este  filme ...
Você tem coragem de buscar e afirmar a verdade mesmo que a mentalidade dominante seja oposta? Mesmo sabendo que isso o afastaria de muitas pessoas? Até que ponto a vida privada não está sendo uma representação, como nos realites shows? O que é válido para se obter uma promoção na carreira? Tudo o que é legal é mortal? Você estaria disposto a arriscar sua carreira em benefício de duas ou três pessoas?  E de um país? Você cederia às chantagens para proteger outra pessoa? Quanto a autoestima interfere na tomada de decisões? A liberdade de pensar não é vigiada e tolhida apenas em regimes totalitários. O sistema materialista produz um tipo semelhante de pressão. Sua lógica inibe a decisão de agir sem visar ao lucro; diminui a relação humana. É uma lógica discriminatória e excludente. A lógica do espírito entende que perder, algumas vezes, significa ganhar, propõe que se perca ou ganhe sempre com dignidade, dar sem esperar retribuição. Produz uma felicidade de dentro para fora, de essência. Não se esvai assim que se consegue comprar algo ou se assume alguma posição social.

Por que ver ou rever este filme:
Como pano de fundo está um momento histórico muito significativo à humanidade, que precedeu à queda do muro de Berlin. O relacionamento humano vivido pelos protagonistas destaca-se desse ambiente pelas questões fundamentais que envolve, tais como a lealdade, os pricípios éticos, a capacidade de ren~uncia, a efetividade dos pensamentos e ações de cada um. A crueldade de um sistema que leva o desejo de uniformidade às últimas consequências traz resultados amargos. É possivel traçar um paralelo entre o momento retratado e o nosso momento cultural e econômico; a sociedade do espetáculo também dissipa a individualidade, censura quem não está incluído no consumo. Importante estar atento: para incluir-se, não é tudo que vale.
  • Gênero: drama
  • Lançamento: 2006
  • País de origem:  Alemanha
  • Direção: Florian H von Donnersmjarck
  • Enredo: em 1984, a Alemanha assegura o poder vigiando seus cidadãos de forma sistemática e cruel, torturando os suspeitos de subversão ao regime. Movido por interesses escusos sobre a bela atriz, o Ministro da Cultura ordena que a Agência de Segurança coloque escutas no apartamento que ela divide com seu marido, um renomado dramaturgo. Mas um agente da segurança começa a perceber a deterioração do sistema de governo e a tomar decisões próprias que podem mudar o resultado da investigação.

Bom programa aliado a reflexão!
Tais

Um comentário: