domingo, 16 de dezembro de 2012

Valores verdadeiros



"Certa ocasião, atendi uma moça que afirmava ser muito insegura, medrosa, tímida, retraída; estudava fisioterapia, gostava de frequentar Centro Espírita e queria tratar isso. Percebi que estava diante de um Espírito acima da média, que no Mundo Espiritual estaria fazendo o maior sucesso, mas que aqui se achava um fracasso.
Notei que falava com admiração de sua irmã, que, ela sim, era bonita, popular, desembaraçada, conseguia o que queria, vários rapazes aos seus pés, ao passo que ela era feia, sem criatividade, poucas amigas, ninguém se interessava por ela.
Perguntei a ela como era sua irmã, internamente? Disse-me que era muito egoísta, autoritária, tinha ataques de raiva, só pensava nela.
Fiquei um tempo observando-a, escutando o seu relato, pensando: Como é que pode um Espírito superior achar-se menos do que um Espírito inferior? Só na Terra mesmo.
Em seguida, pedi a ela que pegasse uma folha de papel que lhe alcancei com um traço vertical, separando-a em duas partes, onde, acima, eu havia escrito VOCÊ e na outra parte A SUA IRMÃ. Pedi a ela que colocasse na sua parte os valores verdadeiros, do ponto de vista espiritual, ou seja, os valores morais, éticos, eternos, e fizesse o mesmo na parte destinada a sua irmã. E a deixei sozinha por um tempo...
Ao retornar, vendo que ela havia terminado a tarefa, e estava chorando, muito emocionada, pedi que me alcançasse a folha de papel e vi que na sua parte a lista era bem grande, com quase duas dezenas de qualidades, enquanto na parte de sua irmã, não passava de duas. Então lhe perguntei: fulana, quem é superior, você ou sua irmã? E como um Espírito realmente acima da média me respondeu: "Somos iguais, apenas eu me recordo dos valores verdadeiros e ela os esqueceu"."
Momento Espírita - 2009 - autor desconhecido


**********
Você se deixa enganar pelas aparências? Examine sua mão. Não há dúvida de que ela lhe pertence; no entanto, você não escolhe como as células dela se desenvolvem; você não tem  noção do que faz os nervos e os músculos dela se moverem; você não obriga conscientemente a crescerem e nem faz um corte cicatrizar quando machuca sua mão, não é verdade?
Em outras palavras, elas não representam uma escolha para você. Essas funções foram entregues a um lado involuntário do seu cérebro, que cuida automaticamente  delas. Do mesmo modo, todas as coisas às quais você dedica tanto tempo, pensar, decidir, escolher,julgar, eu entreguei ao lado automático do meu cérebro, que é a mesma coisa que dizer que eu entreguei a Deus.
Para que você usa sua mente consciente?
Eu uso para apreciar este mundo e o milagre da vida, e posso lhe assegurar que não existe espetáculo mais belo, surpreendente ou satisfatório.
Boa semana
Tais




Um comentário:

  1. As vezes não pensamos em coisas tão simples e tão significativas. Gostei!

    ResponderExcluir