segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

As ordens do amor



As Ordens do Amor - conjunto de "leis" que regem a estrutura familiar, como uma força invisível que tem a função manter equilíbrio do sistema.
"Todas as vezes que ela é desorganizada, surge o desequilíbrio, através de um ou mais  membros que compõem o sistema".
Bert Hellinger, através da observação fenomenológica do processo das Constelações nos Sistemas familiares, concluiu que estes têm uma espécie de consciência que exige  que o mesmo esteja em ordem. Para manter a ordem, esta consciência segue à risca três princípios básicos: Pertencimento, Hierarquia e Dar e Receber.

Pertencimento: Todos os membros da família têm o mesmo direito a pertencer.
"Cada um tem um lugar".
Quem pertence ao sistema Familiar?
Família atual (parceiro/a; filhos; relacionamentos anteriores dos pais; pais adotivos; tios;avós; bisavós; pessoas que foram prejudicadas por/prejudicaram alguém do sistema familiar).

Hierarquia: Cada membro deve tomar o seu lugar de acordo com seu nível de pertencimento.
"Cada um no seu lugar".
Regras: quem chegou primeiro tem precedência; quem chegou depois vêm a seguir.
Na família atual os pais vêm primeiro e os filhos vêm depois; os irmãos, na ordem da chegada.
Entre a família de origem e a família atual: a família de origem vêm primeiro na hierarquia (reverência e respeito), mas a família atual tem prioridade (de foco).
Em resumo: a hierarquia precisa atender dois critérios: Tempo (ordem e chegada) e peso (prioridade de foco).

Dar e receber: "Sentimos credores quando damos e devedores quando recebemos."
Precisa haver equilíbrio entre o dar e receber nas relações; exceção apenas na relação pais e filhos (o que os filhos recebem dos pais é tão grande( a vida) que não há como retribuir.
Estas regras das Ordens do Amor não têm a ver com as regras sociais ou crenças familiares. Trata-se de um contexto terapêutico.
Para Bert Hellinger, se o sistema está em desequilíbrio é porque pelo menos uma das ordens está sendo desrespeitada (este desrespeito acontece de forma inconsciente).
A função/razão dos problemas e emaranhamentos é chamar a atenção para o desequilíbrio, possibilitando o restabelecimento da harmonia e a cura de si e do sistema.


Aguinalda Maria Rosa
************

Na visão holística o ser humano, ele é uma totalidade onde tudo está interligado; aspecto físico,mental, emocional e intelectual - um influenciando o outro.A doença por exemplo, é entendida como a expressão física de conflitos interiores - quando o que faço e penso está em desarmonia com o que sou e em desequilíbrio com as leis da natureza.

Nas Constelações Familiares e Empresariais, podemos "ver" com toda clareza, qual é a Ordem que está sendo infringida. A "cura" (física, emocional, espiritual) só acontece quando há um entendimento daquilo que esta fora das Ordens do Amor...
Nas Constelações não existe "o certo ou o errado", não há julgamentos. Na verdade a solução é sempre boa (mesmo que as vezes, o que se mostra não é o que cliente quer). A sistema familiar sempre sabe o que seus membros necessitam.
E aqui também está implícita a necessidade de continuidade do processo do cliente.Por exemplo - se percebo que preciso mudar algumas coisas em relação ao meu filho, e não mudo...apenas algumas coisas poderão melhorar ou até piorar...
Copiando Bert Hellinger; " Quem pode se entregar aos movimentos da alma, pode evoluir. Mas, frequentemente, somos desconectados dos movimentos da alma pelo nosso vínculo a ambas as consciências "(ver postagem no blog sobre os tipos de consciência - do destino, pessoal e coletiva - publicadas nos meses de setembro e outubro de 2012). "Por isso pergunto: o que faz aquele que é totalmente livre? Ele paira em algum lugar no ar e não aproveita. Mas quando se sabe estar vinculado e se entra nesse processo e nele experimenta essa purificação, isso nos faz felizes. Nesse sentido, não nos liberta, mas nos torna maiores." 
Abraços calorosos para todos vocês!
Tais

4 comentários:

  1. Realmente muito simples...e quanta desordem em minha família, na empresa!!!!!!!!!!! Obrigada por reaprtir comigo este conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Meu foco agora, talvez, seja unicamente familia pelo momento que vivo e assim, mesmo não sendo uma entendida e/ou estudiosa do Cristo,diz Êle: "Honrai pai e mãe".Existe preceito maior em qualquer hierarquia?
    Beijos Tais e continue nos fazendo pensar

    ResponderExcluir
  3. Lindo, Taís! Cada vez aprendo mais em seu blog!! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Celso, Ariadne e Marcia...obrigada pelas palavras de estímulo. Essa constatação das Ordens do Amor nos propicia algo muito especial...realmente. Aplicadas...resultados fantásticos e mudança de percepção de mundo.

    ResponderExcluir