domingo, 7 de julho de 2013

Liberte-se


 É impossível colocar a verdade em palavras.
O autor do texto a seguir transcrito em 1932 -Dr Edward Bach -  não desejava fazer pregações. De fato, ele detestava esse método de transmissão e conhecimento. Por isso, no texto abaixo, tenta mostrar, da maneira mais clara e simples possível, o propósito de nossas vidas, o que fazer nas dificuldades pelas quais passamos e os meios através dos quais podemos alcançar novamente a saúde(física, emocional etc...) e como cada um de nós pode, realmente, se tornar o seu próprio médico.
Tais
A história da Vida é tão simples quanto esta.
          Uma criança resolve desenhar uma casa para dar de presente à sua mãe, no dia de seu aniversário. Em sua mente a casa já está desenhada; ela já tinha imaginado os menores detalhes, faltando apenas colocar no papel.
          Pegou a aquarela, os pincéis e o papel, e cheia de felicidade e entusiasmo, começou a trabalhar. Toda a sua atenção e interesse estavam concentrados no que estava fazendo-nada poderia distraí-la de seu trabalho. A pintura é terminada em tempo para o aniversário. Empregando, sua melhor habilidade,  ela deu forma à sua ideia  de uma casa. É uma obra de arte, porque tudo veio e foi feito por ela própria, cada traço foi realizado com o amor que tem pela mãe; cada janela, cada porta pintada com a convicção de que tinha que ser desenhada exatamente no local em que estava. A casa pode até estar parecendo um monte de feno, mas é a mais perfeita casa que já pintou; é um sucesso porque a pequena artista, colocou todo seu coração e sua alma, todo o seu ser na produção da pintura.
          Isso é saúde, sucesso, felicidade e verdadeiro serviço. Servir  através do amor, em perfeita liberdade e à nossa própria maneira.
          Assim viemos ao mundo, sabendo que quadro teremos de pintar, já tendo mapeado todo o caminho através da vida e tudo o que precisamos fazer é materializar esse quadro. Chegamos ao mundo cheios de interesse e alegria, concentrando toda a nossa atenção no aperfeiçoamento da pintura e dispondo-nos a empregar nossa melhor habilidade na tradução de nossos pensamentos e ideias para a vida física de qualquer ambiente que tenhamos escolhido.
           Então, se seguirmos, do princípio ao fim,  nosso próprios ideais, nosso próprios desejos, com toda a força que possuímos  não haverá fracasso. Nossa vida será um tremendo sucesso, saudável e feliz.
          Agora a mesma história da criança-pintora, ilustrará como, se deixarmos, as dificuldades da vida podem interferir nesse sucesso, felicidade e na saúde, afastando-nos de nosso objetivo.
          A criança está ocupada e feliz pintando, quando alguém chega perto e diz: "Por que não coloca uma janela aqui e uma porta ali e, obviamente, o caminhos do jardim por este lado?" O resultado na criança será a perda total do interesse na obra. Ela pode até continuar e desenhar, mas agora estará colocando no papel as ideias de uma outra pessoa. Pode ficar irritada, infeliz, com medo de recusar as sugestões. Começa a odiar a pintura e talvez chore. De fato, conforme a personalidade da criança, será essa a reação.
          Talvez a pintura final seja uma casa reconhecível como tal, mas será imperfeita e um fracasso, porque é a interpretação e os pensamentos de outra pessoa. Não terá mais utilidade como presente de aniversário, porque não será terminada a tempo e a mãe terá de esperar mais um ano inteirinho pelo seu presente.
          Isso é doença; a reação à interferência. É uma infelicidade e um fracasso temporários e ocorre quando permitimos que outras pessoas interfiram em nossos propósitos de vida e implantem em nossas mentes a dúvida, o medo, ou a indiferença.

*********
A saúde é nossa herança, nosso direito. É a completa e total união entre alma, mente e corpo e não um ideal longínquo a ser alcançado, mas um objetivo tão fácil  e natural, que muitos de nós negligenciam.
Cada um de nós tem uma missão divina neste mundo e nossas almas  usam nossas mentes e corpos como instrumentos  para a realização dessa missão, de modo que, usando os três, alma, mente e corpo, trabalhando em uníssono, o resultado é a perfeita felicidade.
Nossa alma nos guia, se lhe dermos ouvidos, em todas as circunstâncias, e em cada dificuldade (treino...treino...e meditação para viabilizar a escuta através do silencio).
A mente e o corpo assim dirigidos transporão a vida irradiando felicidade e perfeita saúde, livres de todas as preocupações e responsabilidades , como uma criança confiante.
Não seria bom?
Tais

3 comentários:

  1. Tais, parece que não teremos saída a não ser meditar, não? Tenho percebido que você fala bastante do olhar nossos aspectos" por este prisma...Estou quase convencida. Obrigada pelo alerta. Regina

    ResponderExcluir
  2. Oi Tais. Bom dia!!
    As pessoas amam os seus textos. Sempre os repasso e claro, mencionando a fonte - o seu blog.
    Bjs e muito bom dia!

    ResponderExcluir