domingo, 20 de outubro de 2013

Almoço com um príncipe - relato de experiência...


Todo ser humano tem necessidade de ser amado, ser elogiado e ser reconhecido. Basta olhar para si mesmo e sentir o que tem de verdade  nisto...

Vou relatar hoje uma experiência das mais ricas que tive nestes últimos tempos...
Fiz minha meditação matinal e fui para meus afazeres...De repente "vi"um senhor  muito simples, mal vestido e com aparência de quem precisa ser cuidado. Imediatamente reconheci: tratava-se de um cuidador de carros que "trabalha"em frente ao meu prédio. E senti nesta "visão"que deveria chamá-lo para almoçar comigo.

Levei um susto com essa "incumbência" , mas tenho procurado obedecer a essa ordem interna, pois sei que sempre me traz grandes aprendizagens. Imediatamente começaram as elucubrações...imaginem vocês!!!!!!
  • Como vou fazer isso?
  • O que os outros vão pensar?
  • Será que os donos do restaurante não vão chamar minha atenção? Afinal lá só almoçam médicos, fisioterapeutas, psicólogos, madames, famílias inteiras..
  • E se me mandarem sair?
  • E se ele der vexame do tipo derrubar comida (os dentes dele estão muito estragados e precisando de cuidados)
  • Como vou me aproximar dele e fazer o convite?
  • Será que não é perigoso?
E as perguntas negativas não paravam. Voltei para a meditação e vi este homem em outro lugar...feliz, trabalhando, sorridente, amoroso. Aí me acalmei e senti que todas as pessoas, inclusive eu, precisava de presenciar uma ação mais humana e que eu apenas seria um veículo desta "obra".

De posse desta certeza, já se aproximava a hora do almoço, saí para conversar com esta pessoa que cuida dos carros. Ao me aproximar ele já veio correndo me oferecer cartão de estacionamento. Aí eu disse que não queria...mas que gostaria de fazer um convite para o dia seguinte ( assim eu teria tempo de deglutir tudo que estava me acontecendo). Ele ficou muito surpreso e disse que não tinha coragem de ir naquele restaurante comigo, que tinha medo, etc...etc.... Na verdade ele sentiu as mesmas coisas que eu, e disse-me que poderíamos ir em outro lugar onde ele estava acostumado.
Acabei sentando num banco, ali mesmo na rua , e conversamos bastante. Entre as várias coisas que lhe disse, mencionei que ele era uma pessoa especial, muito amorosa, e que ele tinha tudo de bom dentro dele desde que nascera. E lhe fiz duas perguntas, mais ou menos assim:
  1. Quem é filho de cachorro é o que? E ele disse-me: Cachorrinho
  2. Quem é filho de gato é o que? E ele respondeu já meio desconfiado - Gatinho...
  3. Por último perguntei-lhe: E filho de deus é o que? Ele olhou-me surpreso e respondeu - Deusinho
  4. Então você é Deus,perfeito e tem tudo...
Aí conversamos longamente sobre repartir aquilo que temos ( ele disse-me que tinha muita roupa e não sabia qual colocar para irmos almoçar,pois sua casa estava uma bagunça... por isto saiu este assunto).
Enfim...aceitou o convite para o dia seguinte após ter-lhe dito que não precisava ter medo de nada pois estava comigo e era meu convidado especial.

E eu fui almoçar com a cabeça a mil...afinal como eu iria fazer tudo aquilo? E no decorrer do almoço/dia, os assuntos tratados foram me acalmando e fui recebendo sinais de que poderia confiar neste encaminhamento e que tudo sairia muito bem. A noite eu já não sentia mais nada de temor e tudo estava certo . No dia seguinte trabalhei até 11 horas e depois segui para casa.

E lá estava o Sr Ubirajara, tal qual um príncipe: cabelo cortado, barba feita, blusa de lã abotoada corretamente, relógio e tênis. Aproximou-se e ainda tentou me convencer para irmos almoçar onde estava acostumado. Respondi dizendo que não, que iríamos onde escolhi e que ele ficasse tranquilo que tudo sairia bem... e que se imaginasse como era "por dentro"- perfeito, amoroso, lindo...um Príncipe!

Chegando lá, apresentei-os aos donos e disse-lhes que ele era meu convidado. Foi muito bem recebido e acolhido, eu diria...Algumas pessoas nos observava com surpresa , como se tivessem uma interrogação nos olhos. Ele pegou seus talheres e prato e começou a servir-se, como um príncipe: escolheu muito bem os alimentos - pouca carne, muita verdura, legumes, frutas e um tanto de arroz integral. Disse-me que não aprecia muito a carne e que a digestão é melhor com outros tipos de alimentos. Sentamo-nos e ele preferiu sentar de frente para mim. Contou muitas coisa de sua vida,como por exemplo, estudou em escola técnica e é aposentado. Surpreendeu-me o quanto conhece da vida...
De repente ele disse-me que precisava tratar os dentes, mas tinha muito medo...e que o pessoal do posto de saúde ja havia oferecido à ele o tratamento ( logicamente arrancar todos os dentes, pois ali nada se salva). Ofereci-me para acompanha-lo quando decidisse ir ao posto e expliquei as consequências ao ficar com os dentes sem tratar. Na verdade, internamente , eu já havia pensado em um dentista amigo que poderia atendê-lo. Mas ele, antes que eu falasse, ja mencionou o Posto de Saude...
Interessante não? Quando buscamos uma solução interna, de amorosidade, compaixão...como que num passe de mágica a solução aparece ( na verdade ela já existe...sempre) Ele agradeceu e disse que sua irmã ja havia dito que o acompanharia quando quisesse.

Ao final quis servir-se de sobremesa e saber quanto ele havia gasto...ao que respondi que não importava, pois era meu convidado. Ele afagou a minha mão e agradeceu , com os olhos mareados d'agua...E assim terminou, naquele dia, a surpresa de poder oferecer um pouco de amor e carinho para uma pessoa tão carente...E confesso que não me custou nada, muito pelo contrário. Senti o quanto podemos deixar alguém feliz ( e sentir-se feliz também) com um pouco de atenção e respeito. A felicidade do outro é a minha felicidade...afinal somos um Todo!!!!! Eu creio nisso.

As surpresas continuaram no dia seguinte, com muitas perguntas e algumas colocações do tipo: "sou igual a você, de vez em quando eu levo um prato de comida para aquele mendigo...e para outros..." E eu tratei de ouvir apenas os recados que chegavam do alto para mim...sim "do alto", pois foi uma experiência sem igual!

Como ele "trabalha"perto de casa, posso sentir todos os dias a alegria quando ele me encontra e o respeito com que me trata. Orientei-o a não se aproximar demais das pessoas (ele as assusta - presenciei inclusive reclamação a esse respeito), ao que ele me respondeu que era carinho, mas que me ouviria. Em seguida perguntou-me se me incomodava com a proximidade dele e eu disse que não. Aí saiu todo saltitante como uma criança...e todos os dias ao me encontrar me chama de Princesa e me trata com muito carinho e respeito.

Enfim gente...eu precisava dividir com vocês esta experiência maravilhosa e comentar que às vezes, por conta da pressa, do perigo, do excesso de pensamentos na cabeça, deixamos de ter gestos simples e que , na maioria das vezes, podem mudar vidas.
Pensem nisso e se perguntem de vez em quando: -O que posso fazer para deixar meu próximo feliz?
Às vezes nem precisa fazer o que fiz, mas apenas um olhar nos olhos, um carinho, um gesto de respeito, uma palavra.

"Você não precisa forçar-se a nada. Seja natural e espontâneo. Se está contente expresse sua alegria com simplicidade, sem afetação. É importante destravar o "freio anormal" oculto em seu interior. Assim você poderá ser feliz imediatamente, mesmo que continue a morar em sua casa modesta e a usar roupas um tanto velhas. Isto porque você terá aberto a "torneira mental". Portanto, abra -a com toda a força. Com isso a felicidade chegará a você incessantemente." Do livro -Alegre e agradável jornada da vida - Seicho Taniguchi

Uma semana repleta de oportunidades a cada um de vocês!
Tais

2 comentários:

  1. Taís, que coisa maravilhosa!!! Fiquei emocionada!! Lindo, lindo, lindo! Amei!! Um dia eu lhe conto de uma experiência que eu tive, há alguns anos e que me marcou muito. Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marcia. Foi uma experiencia maravilhosa realmente.

    ResponderExcluir