domingo, 13 de outubro de 2013

Como está a sua Relação de Casal?

O relacionamento de casal é assunto  "olhado" pela maioria como complicado... será mesmo?
Antes de julgar precisamos compreender algumas premissas:
Segundo Bert Hellinger, pai da Constelações Familiares, para que o amor dê certo ele deve submeter-se a uma ordem e assim, na ordem certa, o amor alcança seu objetivo. Os vínculos do amor de um casal, o amor entre iguais, possa fluir , é preciso que ambos se reconheçam como iguais, reconhecendo um ao outro como alguém de mesmo valor. Aqui, basta apenas um desqualificar o outro para que desarranje a relação..desaparecendo o amor humilde e um colocando-se como superior ao outro.
Num relacionamento a dois , ambos podem querem dar algo e, ao mesmo tempo, precisam e querem receber algo. Ambos podem dar e receber.

Entre as Ordens do Amor , a primeira ordem que pode ser considerada e a equivalência. Mesmo sendo diferentes, o homem e a mulher, eles são equivalentes. Se reconhecida esta equivalência - o amor tem grandes chances de dar certo!
No relacionamento de casal o dar e receber precisa do equilíbrio, e este também pode acontecer no vínculo negativo. Mas algo aqui é abolutamente certo: se não existe este equilíbrio o vínculo enfraquece e a relação se rompe. Existem também casos onde um dos parceiros quer dar, mas o outro não que receber...logo...desequilíbrio também!
Este equilíbrio entre dar e receber se refere a quaisquer trocas entre o casal  por exemplo: troca de carinho, questões materiais, religiosa, cuidados mútuos, etc...

Existe também, algo de grande relevância no relacionamento de casal - a ordem na família de origem, ou seja o lugar que os parceiros ocupavam na família anterior.
Se o parceiro(a) não ocupa o seu lugar na família de origem, o relacionamento de casal ficará prejudicado pois o mesmo(a) continuará trazendo para sua vida a amarração do passado. Seu sistema familiar de origem estará em desordem e , em consequência disso, não se estabelece o novo sistema familiar na nova família formada pelo casal. 

Vejamos brevemente, como isso acontece:
Se um homem, ao invés de ocupar o lugar de filho em sua família de origem, ocupa o lugar de "companheiro de sua mãe", ele se acha superior ao pai (quebra da ordem), e por assim agir se torna o "menino homem", onde não respeitará as mulheres, não estabelecerá uma relação igual e buscará em muitas mulheres a sua mãe.  No novo relacionamento certamente trará em suas características de "filhinho da mamãe".
Um homem só ocupa seu lugar de companheiro, quando  ocupou seu lugar de filho na família de origem - e não o de companheiro de sua mãe.

Este assunto é simples e ao mesmo tempo complexo. Nas Constelações (tanto em grupo como individual) o cliente poderá distanciar-se e olhar por outro ângulo a situação que está vivenciando, ocorrendo naturalmente uma dissossiação. Nesta possibilidade de estar "em outro lugar" poderá observar, sentir, perceber... para então, o inconsciente agir na percepção da sua real necessidade. 
Naturalmente o cliente precisa estar aberto para receber e o terapeuta aberto para aceitar as soluções apresentadas na Constelação. Se um dos dois entrarem na arrogância do "eu sei o que é melhor"...provavelmente o necessário não ocorrerá.
Como se vê, o equilíbrio do Dar e Receber habita todas as relações, inclusive terapeuta-cliente.
Este texto foi baseado em minha aprendizagens na formação de uma vida como profissional desta área, e reafirmados no módulo que fiz este mes sobre "Constelações Familiares  com Bonecos e Ancoras"com a Professora Marusa Gonçalves. Li e reli muitas vezes o livro de mesmo nome publicado por ela ( http://www.constelacoessistemicas.psc.br/) , para dar conta de escrever este texto. Aliás, a própria iniciativa de começar eu mesma a escrever os textos para meu Blog, ja veio do trabalho feito por ela e pelos companheiros de curso. 
Obrigada ao meu sistema familiar e aos que estiveram comigo nesta jornada que começa agora a tomar outros rumos.
Tais

2 comentários:

  1. Muito bom ler os seus textos. Obrigada... Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amiga!!!! Tenho seguido seus textos.....São super interessantes.

    ResponderExcluir