domingo, 24 de novembro de 2013

Constelação Sistêmica com Bonecos

"As pessoas procuram um terapeuta em função de suas dificuldades pessoais. 

O trabalho Sistêmico de Constelações também é procurado pelos mesmos motivos. A diferença é que nesta abordagem terapêutica se olha para o todo, com uma visão sistêmico-fenomenológica, para a consciência do grupo, da família, e não para a consciência individual, como nas terapias convencionais. O trabalho de Constelações pode ser desenvolvido tanto em grupo como individualmente.

Muitas pessoas que procuram um terapeuta não desejam um trabalho em grupo. Por este motivo, a Constelação com bonecos (ou figuras, ou objetos) é uma possibilidade para o trabalho sistêmico individualmente, no consultório.


Os bonecos são colocados sobre a mesa e representam as relações estabelecidas entre as pessoas da família ou as pessoas importantes de um sistema, como uma empresa, por exemplo. A orientação fenomenológica não permite que o terapeuta seja levado por associações e caracterizações, ou por semelhanças com membros do sistema, como em muitas outras abordagens, especialmente as que trabalham com o psicológico. 

No trabalho sistêmico o importante é olhar os acontecimentos essenciais, os fatos, os destinos e dinâmicas de relacionamentos. E levar em consideração as “Ordens do Amor”, sistematizadas por Hellinger, que implicam um olhar para as forças que atuam dentro dos sistemas, como as leis da Pertinência, da Hierarquia e do Equilíbrio.

Os bonecos funcionam como os representantes no grupo e são posicionados pelo cliente do mesmo modo como é feito nas Constelações em Grupo.

Vivencia-se no consultório, entre terapeuta, cliente e bonecos, o mesmo tipo de percepções, incluindo todos os canais do sentido, como a visão, a audição e outras sensações experimentadas pelos representantes no grupo, com a diferença de que o terapeuta acaba sendo o maior foco das percepções e tem maior responsabilidade no explicitar dessas percepções, já que o campo morfogenético, responsável pelos efeitos que se observa em uma Constelação, também está presente no trabalho individual.

Como nas Constelações em Grupo, no trabalho com os bonecos o cliente pode olhar junto com o terapeuta para suas questões, e ter uma imagem inicial, a partir do modo como posiciona os bonecos e, a partir dela, possivelmente poderão ser percebidos os profundos processos anímicos do seu sistema. O foco é o contexto amplo do vínculo e da solução para os seus relacionamentos.

Muitas vezes, em uma única sessão, pode-se ver com profundidade as dificuldades de uma pessoa e de seu sistema, tendo em vista o princípio “tão breve quanto possível e tão efetivo quanto necessário, como um ponto de partida que auxilia um forte processo de ajuda”, como diz Jakob Schineider.

Ao olhar calmamente para os bonecos posicionados, cliente e terapeuta podem “ver” o que acontece, sentir, perceber. E o terapeuta comunica ao cliente aquilo que “vê”. A partir daí, os bonecos vão sendo posicionados de outros modos, com a percepção e o acompanhamento do cliente, até uma imagem final. Frases de solução são sugeridas pelo terapeuta durante o trabalho, que são verbalizadas pelo cliente, parecendo mesmo uma “brincadeira com bonecos”, como fazem as crianças, mas que trazem solução e alívio, muitas vezes vivenciados corporalmente pelo cliente, podendo este sentir os movimentos da alma. São frases de solução que explicitam a verdade anímica, que evidenciam o amor sistêmico, que liberam e reconciliam.

Neste trabalho lidamos com pontes visuais e com a reordenação dentro do sistema da pessoa. No entanto, as Constelações vão além, como afirma Schineider: “elas atuam em um campo onde há espaço para imagens anímicas e energias ou forças que conduzem a dimensões difíceis de serem descritas, para vivências de fenômenos de campos anímicos que estão além da mera observação”. "

Publicado no Jornal "O Aprendiz", Escrito por Ana Lucia Braga

**********
Este é um trabalho onde somente experimentando para sentir os resultados/soluções.
Tenho utilizado as Constelações Familiares /Empresariais com bonecos, figuras ou âncoras com pessoas que não sentem-se à vontade para estar em grupo e trabalhar com pessoas como representantes de seu tema.
A única diferença que percebo no trabalho das Constelações com bonecos, figuras ou ancoras, é uma exigência maior em termos de percepção/experiência por parte do terapeuta.
As Constelações Familiares/Empresariais são uma forma de solução/visualização de questões que envolvem o tema do cliente. 
Às vezes o cliente está em um processo terapêutico através de sessões junto a um psicólogo(a) e aparecem situações que não mudam dentro de um processo convencional... e ao trazer à luz seu tema dentro de uma Constelação, o próprio sistema familiar do cliente nos mostra os emaranhados e soluções possíveis. Em suma - eu diria que este é um trabalho de Amor e muito respeito aos que vieram antes em nossa família, e que nos traz sempre a melhor solução.
Uma boa semana
Tais

2 comentários:

  1. Que interessante esta alternativa. Sempre desgostei daquela exposição da Constelação em grupo- principalmente alguns consteladores ( não todos). Bom saber disto, pois confio em sua conduta/percepção como psicóloga, sempre pontual e ética.Quem sabe agora me animo. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz uma com bonecos...maravilhosa! Recomendo.

    ResponderExcluir