domingo, 15 de dezembro de 2013

Existência e Percepção - primeira parte

O ser humano deve enxergar "fora da caixinha", ou seja, além deste mundo da três dimensões para entender a vida.
Nossa vida está muito além do mundo das três dimensões.
Este artigo foi escrito pelo Mestre Masaharu Taniguchi em 1968, mas como se fosse ontem, ele nos explica claramente uma das sete dimensões que regem a Vida dos ser humano e como interagimos com cada uma delas.
O artigo foi publicado novamente na Revista Mundo Ideal  e discorre sobre o modo de viver de cada Ser, de acordo com sua existência - Unidimensional, Bidimensional, Tridimensional e o intercâmbio com o Mundo Da Quarta Dimensão.
Como sempre o Mestre é simples nas explicações, mas de uma profundidade transformadora. Aproveitem!
"O MODO DE VIVER
DA "EXISTÊNCIA UNIDIMENSIONAL"
  "Suponhamos que exista aqui um "ponto". Esse pondo que enxergamos a olho nu , ocupa certo espaço. Ao microscópio, esse espaço pode ser ampliado e ser visto maior ainda, mas imaginemos esse "ponto" do qual eu falo como um ponto simbólico, como aquele da geometria que apenas ocupa uma posição, sem nenhuma dimensão, largura e altura. Imaginemos esse ponto rolando em uma determinada direção. Se imaginarmos a trajetória de seu rastro, visualizaremos esse prolongamento como uma "reta" que tem apenas "comprimento", sem largura. A esse prolongamento damos o nome de "dimensão". O que chamamos de reta não tem largura,nem espessura, apenas é um prolongamento, designado "comprimento". É a isso que denominamos "existência unidimensional".
   A pessoa de pouco raciocínio, que considera válido apenas o seu próprio pensamento e que vive egoisticamente sem refletir em mais nada, é aquela que tem uma "existência unidimensional", pois não enxerga os lados. É como um cavalo com tapa-olhos. As pessoas que têm estreita visão da vida, mas que pensam estar levando um estilo de vida livre, são desse tipo.

O MODO DE VIVER
DA "EXISTÊNCIA BIDIMENSIONAL"
   Façamos girar a "reta" que obtivemos rolando o "ponto" em ângulo reto em relação ao seu comprimento. Imaginando a sua trajetória além do "comprimento"e da "reta", haverá uma "largura". Ou seja, aparecerá um "plano", formado pelos prolongamentos equivalentes a "comprimento"e "largura".
   A existência que possui esses dois prolongamentos é chamada de "bidimensional". Não avança somente para a frente, pensa em viver harmoniosamente com os outros, pois é despertado na pessoa o sentimento de amor ao próximo. Ampliou-se, dessa forma, o campo de visão da vida. Mas quando isso pende para o lado negativo, a pessoa invade a área do próximo.
   Pessoas que  levam esse tipo de vida bidimensional enxergam os lados, a frente e atrás, mas não enxergam acima.Pessoas sem saber que Deus está olhando de cima, invadem a área do próximo e o prejudicam só podem ser tachadas de elementos bidimensionais.

O SER HUMANO COMO 
"EXISTÊNCIA TRIDIMENSIONAL"
   Foi obtida uma reta rolando um ponto. Girando essa reta, apareceu um plano. Erguendo-se esse plano em ângulo reto em relação à superfície e imaginando o prolongamento obtido, surge uma dimensão para cima e para baixo. Pode-se chamar esse prolongamento de altura. A essa nova forma, chamamos de "existência tridimensional".
Nós que habitamos o mundo visível aos olhos carnais, captamos imagens que têm comprimento, largura e altura. E vemos também o nosso corpo carnal como uma existência com essas três dimensões. Visto assim, o ser humano é uma existência tridimensional.
   Podemos concluir que aquele que avança em linha reta é um ser biológico unidimensional, aquele que vive pensando nos outros é um ser bidimensional, e aquele que se reconhece ligado à Vida dos ancestrais e dos pais é um ser biológico tridimensional."

*********
Na próxima semana vocês poderão compreender como ocorre a interferência do mundo de outras dimensões em cada tipo de Ser.
Na verdade, sempre temos as respostas de que necessitamos, em todas as áreas de nossas vidas. Mas dependendo do tipo de Ser que somos, não percebemos... ou percebemos de forma distorcida!
Até a semana que vem, com o desejo de dias tranquilos apesar de toda a loucura de véspera de festas...
Tais

2 comentários:

  1. Tais, vi no blog do Leo sua duvida sobre o Deus Sumyoshi, ele já te respondeu, caso contrário, poderei fazê-lo. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Ja te mandei email. Podes encaminhar resposta para tais.fittipaldi@gmail.com. Muito obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir