domingo, 17 de agosto de 2014

Capacidade de decisão


          Quando encontramos algum problema, o importante para a sua solução é o correto discernimento e a determinação para agir. Se a pessoa sabe qual é a melhor solução, mas fica demorando para agir, acaba perdendo a oportunidade. Mesmo a melhor das soluções, se não for executada na hora oportuna, não conseguirá bom resultado. O tempo é muito importante.
          "Tomar a decisão é renunciar a algo". Ao decidir por A, devemos renunciar a B, isso é DECISÃO. "Decidir levantar cedo de manhã" significa renunciar a "dormir até tarde". Sem renúncia, é difícil tomar decisão. Quem não tem capacidade de decisão é aquele que não consegue renunciar  a algo.
         Para desenvolver a capacidade de decisão, devemos formar o hábito de resolver rapidamente os pequenos problemas que surgem no cotidiano. resolver rapidamente os pequenos problemas do dia a dia, tão logo surjam, não é tarefa difícil. Mas aquele que, ao se defrontar com grande problema, fica adiando indefinidamente a tomada de decisão, é quem negligencia as tomadas de decisão dos pequenos problemas do dia a dia. E, última análise, é aquele que não consegue abrir mão até das pequenas coisas. Ter sucesso é agarrar a oportunidade.
A oportunidade só pode ser agarrada por quem possui a capacidade de decisão rápida. Aquele que demora a decidir não consegue agarrá-la. Dizem que o deus da oportunidade possui cabelos somente na parte anterior da cabeça, mas isso é uma forma figurada de dizer que a oportunidade deve ser agarrada quando a encontramos, pois é impossível agarrá-la depois que passou.
           Capacidade de decisão não é um carater inato da pessoa. É plenamente possível ser desenvolvida com treinamentos.Pessoas sem capacidade de decisão não conseguem decidir rapidamente, por possuir temor "Que farei, se fracassar?". Oportunidade é agarrar aquilo que virá no futuro, portanto não se pode dizer que seja totalmente seguro. Mas se possuir a convicção "Eu consigo", é possível tomar  decisão. Mesmo que seja algo que, considerando a própria capacidade, a carga lhe pareça demasiado pesada, é importante ter a coragem de  aceitar esse desafio. Diz-se "Fracasso é a base do sucesso". Não existe quem tenha conseguido sucesso sem fracassar, uma única vez. Assim é bom ser prudente, mas, se a prudência for excessiva e a pessoa perder terreno para o temor, não conseguirá tomar decisão. Portanto, ter autoconfiança e coragem para vencer o temor é o caminho para ser bem-sucedido.
          Mas a questão é: "De que forma conseguimos essa capacidade?".
        Em primeiro lugar, criando o hábito de tomar decisões rapidamente quanto a pequenos acontecimentos do dia a dia; e, em segundo lugar, livrando-se do temor.
          A seguir, o importante é ter disposição de assumir a responsabilidade por aquilo que decidiu. As pessoas, em geral, não querem se responsabilizar pelo fracasso, quando algo que decidiram fazer não alcança bom resultado. geralmente alegam:
     - Isso aconteceu porque aquela pessoa não procedeu exatamente de acordo com o que eu disse...
     - Estávamos passando por uma recessão...
          Assim tentam transferir a responsabilidade pelo fracasso para outras pessoas ou para o ambiente. Pessoas que têm tal conduta não possuem consciência de que "o homem é perfeito na essência, dotado de capacidade infinita". Conscientizar-se de que o homem é perfeito é estar ciente de que "tudo parte de mim e retorna a mim". Essa conscientização de ser responsavel por tudo significa que a própria pessoa se responsabiliza por todo o fracasso que sofrer. Portanto, isso é muito penoso em comparação ao ato de responsabilizar o outro pelo fracasso. Entretanto, por outro lado, se fizer uma boa reflexão sobre a causa de um fracasso e descobrir que foi seu próprio erro, brotará a confiança e a coragem:"Sim, se fizer assim, terei sucesso com certeza". Portanto, ao observar pessoas bem sucedidas, notamos que alcançam por terem tentado novos meios, sem esmorecer, por mais fracassos que tenham sofrido.
          Quando a pessoa se conscientiza claramente de que é a responsável pelo seu fracasso, sabe que, corrigindo-se, torna-se alguém que não fracassará mais e, assim tem ânimo para tentar  novamente. Então, deixa de temer o fracasso e consegue tomar decisões com maior rapidez. Transferir para outrem a responsabilidade por todos os seus fracassos, significa que por mais que ela mude, não poderá ter sucesso enquanto o outro não mudar, e, assim, não conseguirá tomar decisões a contento. Para conseguir tomar decisões precisas e rápidas, é importante se responsabilizar por tudo, e isso levará ao sucesso. 
Texto adaptado do livro -Todos podem ter sucesso- Katsume Tokuhisa

************
Enquanto lia este livro trazia à mente algumas situações de pais, clientes em meu consultório, com queixa sobre irresponsabilidade dos filhos com as lições da escola. Ao trabalhar com a família utilizando diversas técnicas, ficou claro o quanto tinham de dificuldades para tomar decisões e que, por conta disto, faziam tudo pelos filhos. Eles eram impedidos de tomar decisões até em coisas muito simples, como o tipo de roupa que iriam usar em um dia frio ou a escolha de por onde iniciar sua tarefas da escola ou de casa. Por isso as crianças devem ter responsabilidades desde pequeninas e devem também ser treinadas a tomar pequenas decisões, assim estaremos colaborando para que ,quando adultos, esta seja uma atitude corriqueira.
Boas pequenas decisões nesta semana para todos àqueles que entenderam o quanto é vital este hábito, e que nunca é tarde para iniciarmos e assumirmos a responsabilidade por todos os nosso atos.
Tais


         


Nenhum comentário:

Postar um comentário