domingo, 14 de junho de 2015

Reflexão e mudança


     "Quando era criança no Tibete , ouvi uma história de Krisha Gotami, uma jovem mulher que teve a sorte de viver na mesma época do Buda. Quando seu primogênito tinha cerca de uma nao, ficou doente e morreu. Acometida pelo pesar e agarrando o seu corpinho, Krisha Gotami perambulou pelas ruas implorando a todos que a encontrava um remédio para restituir seu filho à vida. Alguns a ignoravam, outros riam dela, outros pensavam que era louca, mas finalmente encontrou um sábio que lhe disse que a única pessoa no mundo que podia realizar que ela buscava era Buda.
     Assim ela foi até Buda, deitou o corpo da criança aos seus pés, e contou-lhe a sua história. O Buda ouviu com infinita compaixão. Então ele disse suavemente: "há apenas um modo de curar a sua aflição. Vá para a cidade e me traga aqui uma semente de mostarda de uma casa onde nunca tenha ocorrido um falecimento".
     Krisha Gotami sentiu-se exultante e partiu imediatamente para a cidade. Parou na primeira casa e disse: "O Buda me pediu para vir buscar uma semente de mostarda de uma casa que nunca conheceu a morte."
     "Muita gente morreu nesta casa", contaram-lhe. Ela passou para a casa seguinte. "Houve inúmeras mortes em nossa família", disseram-lhe. E assim foi na terceira e quarta casa, até que ela percorreu a cidade toda e percebeu que o requisito do Buda não poderia ser cumprido.
     Tomou o corpo do filho, levou-o ao crematório e desse-lhe adeus pela última vez. Voltou então para o Buda. "Você trouxe o grão de mostarda?", ele perguntou.
     "Não ", disse ela. "Comecei a entender a lição que está tentando me ensinar. O sofrimento me cegou e eu imaginei ser a única pessoa que sofria nas mãos da morte."
     "Por que você voltou?", perguntou Buda.
     "Para lhe pedir que me ensine a verdade", ela respondeu. "sobre o que é a morte, o que pode haver por trás e além dela, e o que há em mim, se é que há algo, que não morrerá".
     O Buda começou a ensinar-lhe : "Se quer saber a verdade da vida e da morte, precisa refletir continuamente sobre isto: há somente uma lei que nunca muda no universo - é a de que todas as coisas mudam, todas as coisas são impermanentes. A morte de seu filho ajudou você a ver que o reino em que estamos - samsara -  é um oceano de insuportável sofrimento. Há um caminho, para sair do ciclo incessante de nascimento e morte do samsara, que é o caminho da libertação. Uma vez que a dor agora a preparou para o aprendizado, e seu coração está se abrindo à verdade, vou mostrar-lhe esse caminho.
     Krisha Gotami ajoelhou-se aos pés de Buda e o seguiu pelo resto de sua vida. Perto do fim, segundo se conta, ela alcançou a iluminação".
Sogyal Rinpoche
**********
Esta história nos mostra alguma coisa que podemos observar muitas e muitas vezes. Um encontro próximo com a morte pode produzir um verdadeiro despertar, uma transformação em toda nossa relação com a vida.
Se pudermos realmente de fato "reavaliar e prosseguir"com esta nova abertura e humildade, e uma aceitação real da nossa morte, vamos nos tornar mais receptivos às instruções e práticas espirituais. Essa receptividade pode muito bem abrir-nos ainda outra maravilhosa possibilidade: a da verdadeira cura.
Uma semana maravilhosa de reflexão, cada um à sua maneira.
Tais

Nenhum comentário:

Postar um comentário