domingo, 2 de agosto de 2015

As Três Ferramentas da Sabedoria


         "O caminho para descobrir a liberdade da sabedoria da ausência do ego, segundo os mestres, passa pelos processos de ouvir  e escutar, contemplar e refletir, e meditar. Eles nos aconselham a começar pelo ouvir repetidamente os ensinamentos espirituais. Ouvindo eles nos recordarão uma e outra vez da nossa oculta natureza de sabedoria. É como se fôssemos aquela pessoa que pedi que imaginássemos numa cama de hospital, e alguém que nos amasse e se importasse conosco estivesse nos sussurrando no ouvido do nosso ouvido o nosso verdadeiro nome, mostrando-nos fotografias de família de velhos amigos, tentando trazer de volta o conhecimento da nossa identidade perdida. Gradualmente, ao ouvir os ensinamentos , certas passagens e visões interiores neles contidos farão vibrar um estranho acorde em nós, lembranças da nossa verdadeira natureza começão aos poucos voltar pouco a pouco, despertando um profundo sentimento de alguma coisa despretensiosa e misteriosamente familiar.
          Ouvir é um processo muito mais difícil do que a maioria das pessoas imagina;ouvir realmente, de maneira que os mestres se referem, é abrir mão de si mesmo, de todas as informações, conceitos, idéias e preconceitos que enchem a nossa cabeça.. Se você  de fato ouvir os ensinamentos, aqueles conceitos que são o verdadeiro obstáculo, a única coisa que interpõe entre nós e a natureza real, podem lenta e firmemente ser eliminados.
          Quando tento ouvir verdadeiramente, sempre me inspiro no mestre Zen, que disse: "Se sua mente está vazia,  está sempre pronta para qualquer coisa; está pronta pra tudo.
Na mente do principiante há muitas possibilidades, na do homem experiente há poucas". A mente do principiante é uma mente aberta, uma mente vazia, uma mente pronta, e se ouvirmos com ela, podemos de fato começar a ouvir. Porque se ouvimos com a mente silenciosa, tão livre quanto possível do clamor das idéias preconcebidas, criar-se-á uma possibilidade para a verdade dos ensinamentos nos penetre, e para que o significado da vida e da mostre de torne progressivamente e surpreendentemente mais claro. Meu mestre Dilgo Rinpoche disse: "Quanto mais você ouve , mais você escuta, mais e mais profundo se torna seu entendimento.

          O aprofundamento da compreensão, assim, dar-se-á através contemplação e da reflexão, a segunda ferramenta da sabedoria. À medida que contemplamos o que ouvimos, os ensinamentos começam a penetrar no nosso fluxo mental e a 
entrar na experiência interna da nossa vida. À medida que a contemplação revela e enriquece aquilo que começamos a entender de maneira intelectual, e leva esse entendimento da cabeça ao nosso coração, os eventos do cotidiano começam a refletir e a confirmar, direta e sutilmente, as verdades do ensinamentos.


A terceira ferramente da sabedoria é a meditação. Depois de ouvir os ensinamentos e de refletir sobre eles, pomos em ação os insights que adquirimos e os aplicamos diretamente, através do processo de meditação, às necessidades da vida cotidiana."
Sogyal Rinpoche
**********
É sempre bom lembrar que a meditação e a reflexão, quando conseguimos ouvir, gera transformação e compreensão daquilo que estamos vivendo.
E é incrível, porque começo a me dizer: "nossa...mas aquela pessoa não sabe nada sobre essa sabedoria, como ela esta me respondendo?" Sabe quem fala isso? O ego, que não suporta que alguém saiba mais que eu...Engraçado isso? Não...é sério mesmo.
Mas na verdade , não é o outro que sabe a resposta...sou que ouço, com clareza. A mudança em mim gera a mudança no outro...pois ele sente-se livre para falar o que pensa porque internamente - eu permito!!!!! Fantástico isso. Eu diria até mágico...
Por isso que dizem que somos responsáveis por tudo àquilo que nos acontece. Verdade...penso e imediatamente se manifesta...
"O que ando pensando? Será mesmo? Mas eu sou "boazinha"e minha vida está assim....será que não é fulano o culpado??????"
Hahahaha...boa reflexões nesta semana! Responsabilizar-se não é fácil mesmo.
Taís

Nenhum comentário:

Postar um comentário