domingo, 6 de dezembro de 2015

Estamos num estado de sonambulismo?

"O maior impedimento para descoberta de um espaço interior, a principal barreira à descoberta daquele que tem a experiência, é nos tornarmos tão subjugados pela experiência que acabemos perdidos nela . Isto significa que a consciência está desorientada em seu próprio sonho. Somos arrebatados por todo pensamento, toda emoção e toda sensação a tal ponto que, na verdade, nos encontramos num estado de sonambulismo. Esta tem sido a situação normal da humanidade por milhares de anos.
Embora não possamos conhecer a consciência, somos capazes de nos tornar conscientes dela como nós mesmos. Temos como senti-la diretamente em qualquer situação, não importa onde estejamos. Podemos senti-la aqui e agora como nossa verdadeira presença, o espaço interior em que as palavras aqui escritas são percebidas e se transformam em pensamentos. Ela é o Eu Sou subjacente. Por exemplo, as palavras que você está lendo e nas quais está pensando são o primeiro plano, enquanto Eu Sou é o substrato, o pano de fundo implícito em cada sensação, pensamento ou sentimento.

A RESPIRAÇÃO
Podemos descobrir o espaço interior criando lacunas no fluxo do pensamento. Sem elas, o pensamento se torna repetitivo, desprovido de inspiração, sem nenhuma centelha criativa - e é assim que ele é para a maioria das pessoas. Não precisamos nos preocupar com a duração dessas lacunas. Alguns segundos bastam. Aos poucos elas irão aumentar por si mesmas, sem nenhum esforço da nossa parte. Mais importante do que  fazer com que sejam longas é criá-las com frequência para que nossas atividades diárias e nosso fluxo de pensamento sejam entremeados por espaços.

Certa ocasião alguém me mostrou a programação anual de uma grande organização espiritual. Quando examinei, fiquei impressionado pela rica seleção de seminários e palestras interessantes. A pessoa perguntou se eu poderia recomendar uma ou duas atividades. "Não sei, não. Todas elas me parecem muito interessantes. Mas eu conheço esta: tome consciência da sua respiração sempre que puder, toda vez que lembrar. Faça isso durante um ano e terá uma experiência transformadora bem mais forte do que a  participação em qualquer uma dessas atividades. E é de graça."

Tomar consciência da respiração faz com que a atença\ão se afaste do pensamento e produz espaço. É uma maneira de gerar consciência. Embora a plenitude da consciência já esteja presente como o não-manifestado, estamos aqui a levar consciência a essa dimensão.
Tome consciência da sua respiração. Observe a sensação do ato de respirar. Sinta o movimento de entrada e saída do ar ocorrendo em seu corpo. Veja como o peito e o abdômen se expandem e se contraem quando você inspira e expira. Basta uma respiração consciente para produzir espaço onde antes havia a sucessão ininterrupta de pensamentos. Uma respiração consciente( duas ou três seria ainda melhor) feita muitas vezes ao dia é uma maneira excelente de criar espaços na sua vida. Mesmo que você medite sobre sua respiração por duas horas ou mais,  o que é uma prática adotada por algumas pessoas, uma respiração basta para deixá-lo consciente. O resto são expectativas ou lembranças, isto é, pensamentos. Na verdade, respirar não é algo que façamos, mas algo que testemunhamos. A respiração acontece por si mesma. Ela é produzida pela inteligência inerente ao corpo. Portanto, basta observá-la. Essa atividade não envolve nem tensão nem esforço. Além disso, note a breve suspensão do fôlego - sobretudo no ponto de parada  no fim da expiração - antes de começar a inspirar de novo.

Muitas pessoas tem a respiração curta, o que é natural. Quanto mais tomamos consciência da respiração, mais sua profundidade se estabelece sozinha.
Como a respiração não tem forma própria, ela tem sido equiparada ao espírito - a Vida sem uma forma específica - desde tempos ancestrais. "O Senhor Deus formou, pois , o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida; e o homem se tornou um ser vivente." A palavra alemã para para respiração - atmen - tem origem no termo sânscrito Atman, que significa o espírito divino que nos habita, ou o deus interior.

O fato de a respiração não ter forma é uma das razões pelas quais a consciência da respiração é uma maneira muito eficaz de criar espaços em nossa vida, de produzir consciência. Ela é um excelente objeto, não tem contorno nem forma. O outro motivo é que a respiração é um dos mais sutis e aparentemente insignificantes fenômenos, a "menor coisa", que, segundo Nietzsche, constitui a "melhor felicidade". Cabe a você dividir se vai ou não praticar a consciência da respiração como uma verdadeira meditação formal. No entanto, a meditação formal não substitui o empenho em criar consciência do espaço na sua vida cotidiana."
O despertar de uma nova consciência - Eckhart Tolle
**********
Ao tomarmos consciência da respiração, nos vemos forçados a nos concentrar no momento presente - o segredo de toda a transformação interior espiritual. Sempre que nos tornamos conscientes da respiração, estamos absolutamente no presente. Percebemos também que não conseguimos pensar e nos manter conscientes da respiração por muito tempo. A respiração consciente suspende a atividade mental . No entanto, longe de estarmos em transe ou semidespertos, permanecemos acordados e alerta. Não ficamos abaixo do nível do pensamento, e sim acima dele. E, se observarmos com mais atenção, veremos duas coisas - nosso pleno estado de presença sem a perda da consciência - são, na verdade, a mesma coisa: o surgimento da consciência do espaço.
Quando passei pela experiência de fazer um curso atras do outro (e algo me dizia que não era por ai), abri um espaço para encontrar algo que me desse este espaço para sentir aquilo que eu necessitava...e assim surgiu o Grupo Gurdjieff, e, por 20 anos, aprendi a respirar, parar, e olhar para mim. Graças a este trabalho interior, hoje me sinto um pouco mais livre para escolher, para ter uma presença em momentos decisivos.
Nas Constelações Familiares me ajudou a ter percepção daquilo que está presente no "campo" e poder "trabalhar e sentir" o necessário naquele momento para meu cliente.
Vamos respirar? Agora, neste momento...1...2...
Uma excelente semana à todos. Bom dia!
Tais

Um comentário: