domingo, 19 de junho de 2016

Crise: uma oportunidade de crescimento


"Nossa maior glória não está em jamais cair, mas em levantar em cada queda". (Confúcio)
A liberdade de ver o
lado positivo e o lado
negativo
          Uma das características do mundo em que vivemos é que ele assume a forma que a nossa mente dá a ele. Saber distinguir claramente a Imagem verdadeira do fenômeno constitui um dos princípios fundamentais da Seicho No Ie.
          Imagem Verdadeira é o aspecto real, aquilo que existe verdadeiramente, a essência da Vida, o mundo original; enquanto fenômeno é a projeção, uma manifestação provisória, podendo ser classificado como fenômeno. E a projeção, uma manifestação provisória, podendo ser classificado como fenômeno autêntico, quando a projeção espelha a Imagem Verdadeira. Exemplo: saúde, alegria, prosperidade, etc. Ou fenômeno falso, quando essa projeção se manifesta distorcidamente. Exemplo: tristeza, doença, pobreza,etc.
          O mundo fenomênico é regido pelas leis da mente, ou leis mentais. A lei que diz que manifesta-se tudo que se reconhece é universal e atemporal. Portanto, devemos manter os olhos da mente sempre atentos e vigilantes.
         Todo acontecimento pode ser visto por pelo menos duas óticas diferentes, que, a grosso modo, podemos chamá-las de visão positiva e visão negativa. Pela lei citada acima, dependendo do tipo de visão adotado, fica fácil concluirmos quais resultados práticos teremos.
Significado da crise
          O médico e escritor gaúcho Moacyr Jaime Scliar (1937-2011)*, em seu artigo intitulado "O lado positivo da crise", traz à tona uma antiga concepção médica para a palavra crise, formulada pelo pai da medicina ocidental, o grego Hipócrates, que viveu mais ou menos entre 460-377 a.C.
          Nela, Hipócrates, usando seu notório poder de observação, conclui que "em uma doença febril, pneumonia, por exemplo, a temperatura pode cair de duas maneiras: devagar e com pequenas oscilações, constituindo a chamada lise, ou rapidamente, acompanhada de sudorese abundante - a crise". 
          Hipócrates não tem dúvida de qual seja melhor, lise ou crise. Para ele, a crise é o bom sinal, significando que o organismo, à beira do colapso, está reagindo contra a  doença, vencendo-a. A lise, pelo contrário, não significa melhora, mas sim piora; a gradual queda da temperatura nada tem de animador; traduz uma progressiva desistência do corpo na luta pela vida, com mau prognóstico.

          Moacyr Scliar chega à seguinte conclusão:
          Este conceito de crise nos faz pensar. Certo,gostaríamos de uma vida sem crises, como gostaríamos de uma vida sem doenças. Mas essa é uma aspiração praticamente impossível. A ameaça de enfermidade está sempre presente, na comida que comemos, no ar que respiramos, no nosso modo de vida. Crise também. De maneira geral, faz parte da nossa existência. O jeito é , pois, enfrentá-la, da mesma maneira que o organismo enfrenta a doença. O corpo tem suas defesas contra micróbios. E nós, o que podemos fazer em caso de crise? O mesmo que Hipócrates: observar, raciocinar. E, raciocinando, chegaremos, como o pai da medicina, à conclusão de que crise tem um significado. Crise significa mudança. Há riscos na mudança? Sem dúvida. Mas são os riscos da própria vida; viver , como dizia Guimarães Rosa, é muito perigoso. Perigos, porém, a gente enfrenta do mesmo modo como temos de enfrentar a crise. E enfrentar crise significa, antes de mais nada, mudar, alterar nosso rumos no plano pessoal, ou profissional, ou existencial. Mudando, teremos aproveitado a lição da crise.
          De nossa parte, podemos concluir que crise significa oportunidade de crescimento, em outras palavras, oportunidade de crescimento, em outras palavras, oportunidade de manifestarmos nossa 
capacidade infinita. Capacidade esta inerente a todos os seres humanos. Na maioria das vezes, não tem como escolher o tipo de crise, mas podemos decidir de que maneira iremos enfrentá-la. Devemos acreditar que a solução de cada problema está dentro de nós mesmos e que aquilo que estamos vivenciando tem o propósito de fazer manifestar o poder e a glória de Deus. Portanto, não há outro caminho senão a vitória.
Mantenha a mente
sempre alegre e a 
                         fisionomia radiante
          Não há ninguém que tenha superado os problemas, vencido a crise e alcançado o sucesso mantendo sempre o pensamento negativo e se queixando de sua pobreza ou falta de sorte. Para mostrar uma fisionomia alegre e radiante ou dirigir um olhar bondoso a alguém, não precisamos gastar dinheiro algum. O mestre Masaharu Taniguchi diz que "um rosto alegre é como a luz do sol que se derrama por entre nuvens, num dia nublado."
          Ja sabemos que o mundo exterior é reflexo do nosso mundo interior, justamente por isso, nem por um instante, devemos deixar a nossa mente ficar abalada pelas manifestações do fenômeno falso. "O que não existe não existe! Portanto, só tem de desaparecer!' - esta é a convicção que devemos fortalecer a cada dia. Quando a Seicho No Ie afirma que devemos manter a mente sempre alegre e fisionomia radiante, isso significa que somos os filhos amados de Deus. Sendo Deus perfeito, a razão nos diz que tudo que Ele faz o faz com perfeição. Por isso não há nada que efetivamente possa nos ferir ou destruir.
          É dessa certeza que nasce a alegria, e a fisionomia mostra-se radiante. No entanto, isso não quer dizer que não há necessidade de agir, que a coisas ajeitarão por si mesmas. Justamente porque estamos alegres e radiantes,  temos a serenidade necessária para analisar amplamente o cenário manifestado, a percepção correta dos fatos,  a coragem e a decisão de implementar as medidas e as mudanças necessárias para a solução do problema. 
          Então  o que fazer para manifestarmos esse controle do estado emocional? Como não ser levado pelas notícias negativas veiculadas ininterruptamente pela mídia geral? Lendo livros que contenham palavras da Verdade,  praticando meditação, usando corretamente o poder da palavra e bons  pensamentos , assim como participando de reuniões da Seicho No Ie e de seminários de treinamento espiritual. 
**********
Essa visão é tão completa, como toda Verdade, que não preciso acrescentar mais nada. 
É uma maneira de olhar, compreender e praticar...e que se não estivermos identificado, agarrado e com a mente rígida, veremos que é igual ao pensamento de muitos outras filosofias, religiões, ciência...
Boa semana
Tais

Nenhum comentário:

Postar um comentário