domingo, 23 de outubro de 2016

Informação 3 -Depois de uma Constelação Familiar


 Durante os dias seguintes à sua constelação, você estará em um período de sensibilidade e emotividade intensificadas, com a memória e o inconsciente muito abertos, como se você estivesse energizado ou em um estado alterado de consciência. Por esse motivo, é muito aconselhável, durante estes dias, uma terapia energética (crânio-sacral, acupuntura, polaridade etc.), pois os efeitos da constelação e dessa terapia se potencializarão mutuamente.

Depois, durante várias semanas, inclusive vários meses e, em alguns casos, anos, você continuará processando a informação recebida no dia da sua constelação. Nesse período irão ser elaboradas as mudanças sistêmicas e energéticas que irão ocupar um lugar em você, em outros membros da sua família e nas pessoas que estão em ressonância com você. São mudanças muito profundas e sutis: mudanças de crenças, mudanças de energia, mudanças de "roteiro", que implicam que você irá deixar várias compensações às quais tem muito apego, que irão lhe chegar novos objetivos. 

Algumas pessoas se sentem mexidas,
estranhas, durante uns dias. Assim como depois de qualquer psicoterapia, atravessa a fase de mudanças com ilusão, curiosidade, paciência, senso de humor. Irá descobrir, depois, às vezes logo em seguida, que se sente fluir de um modo novo, cheio de energia e de amor por si mesmo e pelos demais. 

Às vezes se produz uma resolução fisicamente dolorosa, como dores, gripe, cansaço. Cuide-se, são etapas normais de "desintoxicação". 

Não tome decisões precipitadas; você gastaria em vão a energia que, pouco a pouco, vai se apropriar. As decisões virão sozinhas! 

Posteriormente você irá perceber que empreendeu um giro em sua vida e que este giro fluiu sozinho, porque você já está totalmente no aqui e agora, aproveitando e desfrutando do que lhe cabe, usufruindo ao máximo de suas possibilidades. Que flua, não significa que vem sozinho; vem graças à sua entrega, ao seu novo respeito pelo sistêmico e pela vida tal como ela é, à sua tomada de consciência, à sua decisão de assumir suas responsabilidades. 

A constelação continua agindo durante um tempo; é necessário dar-lhe seu espaço. E não existe regra para saber quando constelar de novo. 

Os sistemas aos quais pertencemos irão enviar sinais na forma de nova dificuldade quando eles precisarem que voltemos a constelar;
e, às vezes, isso acontece muito rápido. Pense que não há regra! Seu corpo, suas emoções, sua vida, irão lhe dizer quando. Alguns irão sentir a necessidade de trabalhar sistemicamente diferentes aspectos de sua vida que irão surgindo no cotidiano, e aprenderão a fazer isso sozinhos, tornando-se cada vez mais autônomos. 

Enquanto isso, participar da constelação de outras pessoas é muito recomendável, sempre que você o sinta, que lhe dê vontade. Possibilita novas tomadas de consciência, novas liberações e reforço do processo iniciado. 

Com o tempo, nos momentos de stress, é possível que você observe novamente reações ou sintomas que a constelação fez desaparecer. Aparecem novas camadas da cebola, mas agora você tem mais experiência; o que ainda não está liberado totalmente volta a se manifestar para uma nova tomada de consciência. 

Também tenha em conta que a constelação interrompe o "motor" sistêmico, a origem de nossos problemas, e nos permite viver na energia criativa, mas o cérebro tem gravado estes velhos problemas e, em momentos de cansaço ou dor psíquica, o mesmo cérebro, buscando a economia energética, recorre ao velho conhecido, embora com menos força, mesmo que já não tenha sentido... Então, nos cabe um trabalho de purificação e aceitar-nos como somos... Também nos daremos conta que os apoios terapêuticos periódicos de todo tipo são úteis para "desgravar-nos" e manter-nos energeticamente fluidos. 

Desde que Hellinger se aproximou do amor ao espírito e de seu movimento, a compreensão das constelações tem mudado. Temos nos dado conta que o importante de uma constelação é o movimento que se coloca em curso para o cliente, não a imagem final... Inclusive uma pessoa pode esquecer completamente sua constelação, esquecer as imagens da sua constelação. O movimento interno posto em marcha dentro dessa pessoa e de seu sistema familiar não precisa dessas imagens. Somos movimento... 

Tomo minha vida e meu processo com amor e admiração.

Cada um de nós está a serviço da vida,

vivendo a etapa que nos corresponde viver;

cada um de nós é como temos que ser,

todos juntos

ressoando todos com todos.

Agradeço a todos que me permitiram chegar onde estou,

agora sei que tudo o fizeram por amor.

Agradeço a oportunidade de devolver sua dignidade

e seu lugar às pessoas não honradas.

Alegro-me pelo patrimônio de humanidade

que estou entregando às gerações futuras. 

As Novas Constelações
Também para a saúde física e financeira dos que facilitam constelações 

Estes Workshops irão lhes permitir aprender a constelar a partir da segurança das Novas Constelações, pois as Novas Constelações – Familiares, Sistêmicas, Quânticas – têm uma eficácia surpreendente para o cliente, para o grupo e para o próprio constelador. 

Hellinger nos avisou de que, quando um constelador "usurpa",
mesmo que seja sem perceber, o lugar do movimento do espírito, diferentes fracassos e doenças vão lhe apontando que está indo por um mal caminho, para que se entregue ao centro vazio, se coloque a serviço de algo maior, deixando esse Algo agir através dos representantes. 

Ao participar de um Workshop das Novas Constelações, vocês poderão aprender, através da observação, como dirigir uma constelação sem interferir com as forças de cura, evitando as contra-transferências inconscientes, deixando-se conduzir pelo centro vazio e pelas informações que surjam do campo. 

Verão como preparar o grupo para o centro vazio, de modo que as pessoas participem das constelações sem as possíveis manipulações que poderiam “capturar” o constelador. E como conduzir o cliente e o grupo em ressonância com o centro vazio em direção à vida, soltando (despedindo-se)(*) o passado e a morte com amor, respeito e gratidão à vida tal como ela é, provocando, então, a maior cura em todo o sistema familiar. 

Aprenderão a deixar-se guiar pelo campo e por todas as manifestações corporais dos representantes. 

Brigitte dará as explicações didáticas que estão em ressonância com a cura de cada caso e responderá as perguntas que sejam feitas. 

Algumas palavras de Bert Hellinger
"Ao estar presente neste Workshop, você participa de uma grande alma que lhe abraça se você abre seu coração, se conecta com sua participação interior e se entrega com respeito aos acontecimentos. 

Nas constelações, você pode sentir o impulso de agir, de tomar posição ou consolar a uma pessoa que acaba de constelar. Ao agir assim, você entra em ressonância com sua história e alivia a si mesmo. Portanto, ainda que lhe pareça difícil, é importante deixar os demais na energia deles, sem perguntar-lhes, sem encorajá-los, sem felicitá-los. Deste modo, a constelação de uma pessoa se transformará na de todos! 

As constelações atuam quando as pessoas as deixam exatamente da maneira que as viu. É uma imagem espacial e atemporal, das profundezas, e tem sua força quando se deixa tal qual se mostrou. Qualquer discussão sobre seu conteúdo destrói a imagem. 

O mesmo acontece quando uma pessoa acaba de trabalhar e alguém do grupo se aproxima depois e lhe pergunta: "Como foi?".
"O que você irá fazer agora?". O que estão fazendo é pisotear sua alma. É fatal invadir desta maneira a alma de outra pessoa, como se tivéssemos o direito de fazê-lo. Ninguém tem o direito de fazê-lo. Tampouco serve tentar consolar. A pessoa é forte. Porque, no fundo, a pessoa não quer consolar ao outro e, sim, utiliza o outro para consolar a si mesma. 

Não deve interferir. E isso é válido para todo este trabalho. 

A pessoa que constela tampouco deve agir imediatamente. Assim, não funciona. A imagem tem que descansar em sua alma. Às vezes, durante muito tempo, talvez meio ano ou mais. E a pessoa não faz nada para mudar! As imagens já atuam, simplesmente estando. E ao final de um tempo na alma, se reúne a força necessária para fazer o correto. Aquilo que é correto e bom será diferente do que se acaba de ver. A alma da pessoa sabe muito mais entretanto; e, ao final, a pessoa segue a sua própria alma e, assim, tem toda a força. 

Portanto, não se segue nem ao terapeuta e, nem tampouco, a essa imagem. A pessoa segue a sua alma. Mas essa imagem impulsionou algo em sua alma que, posteriormente, tornará possível ela agir. 

Então, você tem que lidar com essas imagens."

Trecho extraído do site:
Brigitte Champetier de Ribes
Tradução: Eliana Medina, Ana Laura Gortari e Judit Miriam Scheinik

*********
Como é perfeitamente possível perceber através desta série de informações que publiquei nas últimas três semanas, este é um trabalho de amor, de aceitação, de transformação, de acolhimento e de calma, amadurecimento e respeito.
Se em cada um de nós (constelador, cliente e grupo) houver calma e centramento, no tempo certo para cada um, ocorrerão as mudanças.
Eu confio...mas não basta isso. É necessário o envolvimento, a confiança e a entrega daquele que constela.
Espero ter colaborado, através dos escritos da Brigitte, com aqueles que buscam a compreensão interior deste trabalho.
Meu abraço à vocês, e que esta semana seja muito produtiva dentro daquilo que cada um necessita.
Taís

3 comentários: