domingo, 2 de abril de 2017

O propósito da vida

Resultado de imagem para campo lindo
    Todos nós buscamos a tal da felicidade.
Pessoas passam a vida inteira procurando esse sentimento sem nunca conseguir vivê-lo plenamente. Uma pena, pois, segundo os sábios da Índia, ele está mais perto do que podemos imaginar: mora dentro da gente, em nossa verdadeira essência. Encontrá-lo exige bastante dedicação.

  Ensinam os mestres que cada um de nós tem um propósito especial na vida. Trata-se de um talento único que deve nortear todos os nossos pensamentos, palavras e ações. Um indivíduo só consegue encontrar a real felicidade, no sentido mais profundo da palavra, ao descobrir o seu verdadeiro dom e viver em concordância com ele. Mais do que isso: nós, seres humanos, só podemos experimentar o êxtase da vida, uma condição sublime e, infelizmente, vivida apenas por poucos hoje em dia, quando nos tornamos capazes de usar tal dom especial para promover o bem do próximo. Esse é, na verdade, o maior objetivo da vida, a exaltação do espírito.

    Vivenciar esse propósito e cumprir sua missão é a única maneira de evoluirmos. O nascimento de um filho, portanto, é uma grande oportunidade para o crescimento. Ao mesmo tempo, trazer um ser humano à vida é uma enorme responsabilidade. Costumo dizer que a maior função dos pais é observar os filhos com cuidado e amor para ajudá-los a identificar e compreender seus dons. Cabe a eles ainda orientar os rebentos no cumprimento de seus desígnios para que vivam em paz e bem-estar. Dessa maneira, estão não só trabalhando pelo bem da própria família mas contribuindo para um mundo com muito mais alegria e justiça.

    Agora você deve estar perguntando: "Como é possível encontrar meu verdadeiro dom?". Ou ainda: "Como faço para saber se estou agindo de acordo com o meu talento?".Fazer essas perguntas é o primeiro passo dessa busca. Afinal, mostra que você tem interesse pelo autoconhecimento. Não importa sua idade, nunca é tarde para começar a procurar.

  Inicie prestando atenção em você. parta para uma jornada espiritual em busca do seu verdadeiro eu, de sua verdadeira natureza. Observe e analise suas características, suas preferências, suas ações, o modo como se relaciona com as pessoas que ama, com seu trabalho. Por onde tais atitudes conduzem você? Onde e como se sente mais feliz, mais serena? E, por outro lado, onde estão os conflitos? De que forma  acredita fazer a diferença para a comunidade em que você vive? Você encontra sentido em suas ações?

    Se sua busca for diária e persistente, não tenho dúvidas de que você identificará as ações em que se destaca e que a deixam tão absorvida que mal é possível notar a passagem do tempo. Estamos no mundo para a jornada de autoconhecimento e, por meio dele,  de autoconhecimento.  Esse deve ser nosso objetivo maior. Você terá certeza de que encontrou seu propósito quando a vida lhe parecer leve como uma pluma. Tédio, apatia ou cansaço não farão parte da sua realidade. Imagine como seria o mundo se cada um vivesse com sua essência e ainda a estivesse usando para o bem do próximo.

    Nossos corações são moradas habitadas por deuses à espera de uma chance para ser libertos. Não perca essa oportunidade.
Marcia de Luca
**********
O mundo de cada um é a manifestação da sua própria mente. 
Existem várias correntes que afirmam o mesmo, desde religiosas, filosóficas e até psicológicas. 
O Verdade Budista sintetiza:"O mundo fenomênico é manifestação da mente", O Cristianismo através das palavras de Cristo "Vai, e como creste te seja feito"(Matheus 8.13) e a moderna Psicanálise de Sigmund Freud, explicando e provando que "A vida é conforme nosso pensamento". 
No capítulo 4  do primeiro volume de A Verdade Da Vida, entitulado - A Formação do destino no Mundo Mental - Masaharu Taniguchi ensina, citando exemplos reais, que qualquer problema na vida é formado primeiramente no mundo mental, se torna existência mental e depois aparece em nossa vida.
Nós temos o hábito de julgar as coisas conforme aparecem em nossa vida. Mas, se compreendermos que, antes de aparecer em nossa vida, todas as coisas são formadas como existência mental, no mundo mental- que é invisível aos olhos e que não podemos conhecer através dos sentidos-, o nosso modo de pensar sobre os diversos problemas da vida mudará. Compreenderemos que, mesmo as coisas que parecem ao acaso, má sorte, engano, foram esboçadas primeiramente dentro da nossa própria mente, como existência mental.
Logo, em tudo, a existência mental antecede  a material.
Por exemplo: considerar que  "Sem prejudicar o próximo, trabalhando honestamente, com aquilo que nosso dom nos direciona, dificilmente conseguiremos enriquecer"é o mesmo que pensar: "Para ser rico, é preciso enganar os outros, vender caro o produto de baixo custo, enfim, fazer as coisas que envergonham a própria consciência." Quem mantem esse conceito passa a ter um projeto mental  que nega o enriquecimento; "Não vou enriquecer para não contrariar os meus princípios de viver corretamente". Assim será difícil enriquecer. Portanto, para ser bem sucedido, é preciso ter um projeto mental que não envergonhe a própria consciência.
Não é possível ter sucesso, mesmo que nos esforcemos muito, quando há algum erro no projeto mental  que desenhamos, ainda que involuntariamente, sem mperceber sua importância. Descobrir também o dom é de suma importância.
Puxa...me alonguei demais!
Otima semana para vocês.
Tais

Nenhum comentário:

Postar um comentário