sábado, 20 de janeiro de 2018

Ajuda e poder


Este texto é maravilhoso e retrata muito bem as "Ordens da Ajuda", (Bert Hellinger). Existe até um livro de autoria dele com este mesmo título, onde aprofunda essas Ordens.
A leitura dele pode trazer muitos esclarecimentos e até mudanças profundas em nossa forma de oferecer ajuda.
Boa leitura!

"Nunca ofereça o tipo de ajuda que tira o poder. Nunca insista em oferecer ajuda que acha que é necessário. Deixe pessoa necessitada saber tudo que você tem oferecer - então ouça o que ela deseja; veja o que está pronta para receber.

Ofereça a ajuda que é desejada. Frequentemente, a pessoa diz, ou demonstra com o seu comportamento, que só quer ser deixada em paz. Apesar do que você acha que gostaria de oferecer, deixá-la em paz talvez seja sua maior dádiva.

Se, posteriormente, algo mais for desejado, você perceberá se lhe cabe oferecê-lo. Se for esse o caso, ofereça. 

Contudo não tente oferecer coisa alguma que tire o poder. É isso que produz dependência. 

Na verdade ha sempre um modo de você ajudar alguém que também vira poder.

Ignorar totalmente a situação difícil de uma pessoa que está procurando a sua ajuda não é a resposta, porque fazer muito pouco não dá mais poder à ela do que fazer demais. 

Para ter uma consciência mais elevada, você não pode ignorar deliberadamente a real situação de irmãos e irmãs, afirmando que deixa´-los “pagar o seus próprios pecados“ é a maior dádiva que pode lhes oferecer. Essa atitude é o mais alto nível de arrogância. Só lhe permite justificar a sua indiferença.

Eu cito novamente a vida de Jesus e seus ensinamentos.

Porque foi Jesus quem afirmou que Eu direi para os justos: Vinde, meus filhos abençoados, herdai o reino que eu preparei para vós. Porque Eu tive fome e Me deste o que comer, tive sede e Me deste o que beber; não tinha lar e Me deste abrigo.
Eu estava nu e me vestistes; estava doente e me visitastes; estava na prisão e me confortastes. 

E eles me dirão: Senhor, quando foi que nós o deste com fome e O alimentamos? Ou com sede, e Lhe demos o que beber? E quando o destes sem lar e Lhe demos abrigo? Ou nu e O vestimos? E quando o deste doente, ou na prisão, e o confortamos,

E eu responderei:

Em verdade, em verdade vos digo - o que fizestes para um desses meus pequeninos, fizestes para mim. 

Essa é a Minha Verdade e o será para todo o sempre". 
Conversando com Deus vlo. II- Neale Donald Walsh
*********
Para mim esta situação de ver alguém em sofrimento sempre foi muito difícil... e ainda estou numa profissão que facilita (pelos conhecimentos que tenho).
Mas ao longo de minha jornada fui descobrindo quem nem todos querem ser ajudados ( processo inconsciente), e para estes, o melhor é deixá-los no sofrimento. 
Por vários motivos, vejamos alguns:
* Faz parte do sistema da pessoa e esta pode ser a única forma de reorganiza-lo. 
* Somente desta forma e deste jeito, é que proporcionará a transformação necessária...

Também é verdade que, em um nível mais profundo e muito elevado, ninguém está " sofrendo ou em desvantagem" porque cada alma cria para si mesma, as pessoas, os eventos e as circunstâncias de que necessita para realizar o que deseja.

Difícil? Sim... quem está sofrendo fica muito inconformado ao ouvir uma frase como esta! Mas é real...
E para "lidar" com esta dor existem as terapias... e a Constelação Familiar é uma delas. 
Altamente curativa, onde o terapeuta é o que tem menos poder... 
Na verdade, o que tem poder e cura é o próprio sistema do cliente.
Na Constelação as soluções são mostradas, e, amorosamente, reconstituídas (se assim for permitido)... onde apenas e unicamente "O Amor" tem este poder. 
Nada é julgado pelo terapeuta, pois tudo está certo como é...
Por isso "Ordens do Amor", (veja mais sobre em:)
https://taispsi.blogspot.com.br/2016/07/constelacoes-sistemicas.html como denominou Bert Hellinger.
Boa semana.
Taís

Nenhum comentário:

Postar um comentário