domingo, 15 de abril de 2018

Constelação Familiar - Preciso pagar pelos erros dos antigos (antepassados)?

Resultado de imagem para espirito e antepassados
"Na orquestra aquele que toca sax faz o que o flautista não poderá fazer. Aquele que toca o bumbo arranja um pouco daquilo que o violinista não aplicará. Aquele que executa o cello produz um som que o maestro não poderá replicar.

Na teoria dos sistemas também é assim. O indivíduo está a serviço do todo e não o inverso.

Para nós, nascidos sob a influência da filosofia moderna (que ensina o individualismo), pensar-se como sistema soa injusto e pesado.

Como assim continuar o que as gerações passadas deixaram de fazer? Como assim sermos influenciados por outros ciclos de vida?

Quando herdamos uma orquestra de sucesso a gente sorri e toma os aplausos pessoalmente (tipo, sou foda); mas quando alguém da banda desafina uns acordes e expõe o grupo todo a gente corre pra justificar: não fui eu.

Quem sabe está na hora de criarmos coragem e assumirmos TUDO o que vem do nosso Sistema?

Não apenas tomar os créditos nos momentos de sucesso, mas sobretudo dar a outros os créditos nos instantes de fracasso (tipo: é nóis, tamo junto).

Sem apontar nem pra esquerda e nem pra direita, será que a gente consegue?

É só ir dizendo: como foi está tudo ok pra mim! Não há erros, há aprendizado."
Isabela Couto | Psicanalista
***********
Aqui talvez seja interessante compreendermos o que é um SISTEMA, termo amplamente usado quando fala-se em constelações familiares/ organizacionais , ou terapia de família.

A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da inter relação entre eles em diferentes espaços, assim como a inter relação de suas partes. 

Um SISTEMA , ou seja, uma união de várias partes, é formado de componentes ou elementos. Quando existe apenas um componente individual ele é chamado de elemento único (cliente e sua dificuldade), quando estes elementos únicos se inter relacionam ( família, empresa, grupos), eles são chamados de componentes, e quando estes componentes se inter relacionam com elementos únicos, eles são chamados de componentes gerais. 

Um sistema não vive isolado, ele é sempre parte de um todo. Ele é geral para as partes que o compõe e e´parte da composição de outro sistema mais geral de um todo.

Todas as partes de um sistema estão inter relacionadas dando suporte para a integridade deste.
As inter relações entre as partes dos sistemas e entre estes, podem ocorrer de maneira ordenada ou desordenada (incerta).

O potencial total de um sistema (família atual, por exemplo) é a soma dos potenciais de cada parte do sistema (antepassados familiares).

Ter noções sobre a Teoria geral de sistemas pode nos ajudar a entender a inter relação existente entre o sistema humano, bem como as inter relações existentes dentro cada um destes sistemas e suas interações. 
No texto acima, da Isabela Couto, a ênfase está na aceitação daquilo que aconteceu antes ( no sistema familiar), independente de ser algo positivo ou negativo para o sistema atual . A partir do momento onde compreendemos que tudo que aconteceu antes de nós - na família - foi necessário para que estarmos aqui e agora. Desta forma, seremos liberados para vivenciar, da melhor forma, tudo o que há neste momento em nosso contexto...

O alívio será imediato , na mesma proporção de nossa compreensão / aceitação .

O conhecimento da causa dos " problemas" nas famílias e de seu alívio provêm das constelações familiares. Através dela foi possível entender que muitas dificuldades estão relacionadas com problemas familiares não solucionados e com emaranhamentos nos destinos de outros membros da família.

Espero ter esclarecido um pouco sobre os sistemas que nos fazem ser aquilo que somos hoje, assim como a compreensão de que "quanto mais aceitamos e abraçamos as nossas origens, melhor fluiremos na vida"!
Boa semana.
Tais

Nenhum comentário:

Postar um comentário