domingo, 18 de novembro de 2018

Como olhar para o aborto? Homem e mulher...

Imagem relacionada
Cliente:E quando seu aborto foi contra a sua vontade, com apenas 15 anos, e fruto de um estupro? Como vou dizer que sou mãe de um filho de um homem que me violentou?

Terapeuta:Oi. Entendo a grandeza de sua questão. A Constelação Familiar nos propõe olharmos para a REALIDADE como ela é. 

O não-dito, o não-olhado, o evitamento, as exclusões; tudo são fatos. É impossível ignorá-los - ao menos é isso que tem se revelado na nossa experiência como sapiens. 

Superficialmente até conseguimos esconder algo assim por algum tempo, mas depois tudo vem fortemente à tona. É como tentar segurar uma bola cheia de ar debaixo da água. Temos algum êxito por algum tempo (mas só isso). Passado alguns poucos minutos, o músculo começa a dar sinais de fadiga e fica trêmulo. Até que a bola cheia de ar e as leis da física nos vencem. 

Com a vida-consciencial não é diferente. Há leis aí. A nossa vida psíquica, pouco diversa do exemplo da bola, é cheia de ''outro-ar'' que chamamos de consciência-arcaica. 

A consciência arcaica é inconsciente (ou seja, age sem nos apercebermos e pouco se importa com nossos comandos e quereres). Ela é tipo um rim que funciona independente de nosso arbítrio, entende? É algo forte e natural. E, assim como o rim tem uma função orgânica para manter tudo funcionando direitinho, a consciência arcaica também tem lá suas funções para manter o grupo vivo. 

Uma dessas funções parece ter a ver com o que chamamos de Lei do Pertencimento (uma lei natural dentro da nossa consciência). 

Se houve uma vida gestada naquele sistema ela precisará ser contabilizada (em que circunstâncias for). 

A inclusão acalma a consciência-arcaica e ela volta a dormir (deixando-nos em paz). 

Essas leis que moram na nossa consciência são insubmissas aos nossos desejos e às nossas justificativas, tais como ''mas foi estupro''. Dito assim parece duro e áspero, mas é como funciona essa espécie de órgão natural e psíquico que Bert Hellinger chama de consciência arcaica.

Esconder uma cidade luminosa no alto da montanha é impossível. Fato é fato e contra eles não há argumentos. 

Desse evento em sua adolescência aconteceu uma vida. Esse episódio precisa ser metabolizado (assimilado) em todo seu aspecto por mais dolorido que seja; isso, claro, caso se busque mais leveza e paz na alma (na medida do que lhe for possível, obviamente). 

Então, respondendo você, baseado na CF, eu diria: olhe para a realidade. 

Há um filho, há um estupro, há um aborto, há você em meio a isso tudo. Olhe e vá dizendo a si mesma e aos poucos ''do jeito que foi, eu tomo''. 

Se é fácil? Claro que não. Mas essa é a sua biografia e a sua história. Aí ganha-se força. Plantada na realidade.

Isabela Couto - Psicanalista e Consteladora
*********
Para facilitar o entendimento, um pouquinho sobre a consciência moral e consciência arcaica: o que é e suas consequências.

As constelações familiares colocam em equilíbrio a consciência arcaica e a consciência moral em relação aos excluídos.

Temos uma consciência moral que regula o que preciso fazer para pertencer, sendo isso plenamente consciente ou não. Podemos experimentá-la como boa ou má conforme nos sentimos culpados ou inocentes. Ela exige a exclusão.

E temos também uma consciência arcaica, primitiva mesmo, da era do surgimento do homem, onde os grupos necessitavam ser coesos para assegurar a sobrevivência. Ela não tolera exclusões. Essa lei sistêmica atua na alma até hoje. Isso nós vemos nas constelações familiares. Quando alguém foi excluído no sistema, a pressão de uma outra "instância" faz com que ele seja mais tarde representado por uma outra pessoa na família. Portanto, considerando o processo em seu conjunto, a exclusão é impossível. Assim, a consciência arcaica não tolera exclusões.

A moral exige que alguém seja excluído, porém, o excluído permanece no campo, por exigência da consciência arcaica. Por isso ele vem a ser representado no campo. Isso se manifesta na constelação, na medida em que outro membro da família tem os mesmo sentimentos do excluído ou chega mesmo a repetir o destino dele, esse é o enredamento, que aparece quando se faz uma constelação. Aí se manifesta o poder do campo e a impotência da moral.

A consciência arcaica também exige hierarquia. As pessoas fracassam, morrem e adoecem quando infringem essa hierarquia.

Pelos efeitos das constelações podemos ver como a cegueira da consciência moral é a causa dos enredamentos, eles se tornam visíveis e são resolvidos. A volta à consciência arcaica é um reconhecimento. Tornamo-nos conscientes de que algo foi reprimido, excluído. Isso muda algo no campo, por exemplo, na família ou para o indivíduo, sem que com isso se abandone o campo. Assim instala-se a paz e a liberdade.
(baseado no livro Um lugar para os excluídos – Bert Hellinger)
Podemos sempre incluir todos ( sem exceção) da nossa família, em nosso coração, com amor...
Boa semana
Tais

Nenhum comentário:

Postar um comentário