domingo, 9 de dezembro de 2018

Como pode manifestar-se em mim, "algo" de meus antepassados?

Resultado de imagem para imagem constelação familiar
"Como a memória transgeracional passa de uma pessoa para outra... Como ocorre toda esta dinâmica????



Não sabemos. Esse ''saber'' extraímos diariamente da experiência e não da análise cartesiana. É observável pelos efeitos. Mas não sabemos sobre os mecanismos (passo-a-passo).

Assim como a Lei da Gravidade. Só conhecemos a gravidade pelos efeitos (objetos caindo). Mas nem os físicos conseguem explicar a gravidade em sua completude. Pela observação conhecemos suas forças, contudo.

Por isso encaixamos as Constelações Familiares nas palavrinhas empírico e FENOMENOLOGIA (observamos fenômenos naturais da consciência sapiens).

Mesmo sem explicar tim tim por tim tim como funciona um smartphone, usamos um todos os dias. Mesmo sem entender tim tim por tim tim o funcionamento do carro, usamos um todos os dias.Mesmo sem saber muito bem como funciona a consciência sapiens, usamos a nossa todo santo dia. Estamos mergulhados na consciência arcaica e no nosso psiquismo (mesmo que racionalmente não nos expliquemos muito bem e vivamos conflituados).

Há teorias, entretanto, que tentam abarcar esse fenômeno de consciência sapiens.

Os espiritualistas põem na conta dos espíritos ou de forças divinas. Os estudiosos do subatômico põem na conta da quântica. Os biólogos põem na conta dos campos mórficos. Os antropólogos/ sociólogos põem na conta da história de nossa espécie e de toda psicologia sapiens aí envolvida na evolução (consciência de grupo, por exemplo). E devem haver muitas outras.

Enfim, mas no fundo não se explica esse fenômeno que vemos na Constelação Familiar cartesianamente. Há hipóteses como eu disse; mas por hora nos resta apenas observamos fenomenologicamente e vivenciarmos empiricamente (via experiência) o ''como'' lidamos com nosso dia-a-dia e nossas questões humanas.

Ainda estamos na mudança. Impermanência."

Isabela Couto - https://isabelacouto.com/atendimento-cf-e-psicanalista/
**********
Os escritos da Isabela são como luvas, que se encaixam perfeitamente nas dúvidas dos clientes.
Eu como psicóloga, há uns anos atrás colocava a Constelação Familiar como uma forma de psicoterapia. Hoje isso está em transformação.
Antes eu as auxiliava com uma psicoterapia - e recebia pessoas doentes tanto física como emocionalmente. E nisto inseria a constelação e obtinha bons resultados.
Antes eu percebia o cliente como alguém que estava mal, um 
"necessitado", digamos assim.
Hoje não mais. A partir do momento que estudei sobre as Leis do Amor segundo Bert Hellinger (http://taispsi.blogspot.com/2016/09/as-ordens-da-ajuda-segundo-bert.html), passei a estudá-las profundamente e percebi que ao "ferir" essas leis, naturalmente vamos para algum tipo de dificuldade ou sintoma.
A constelação nos mostra, através dos representantes, que a ela está em conexão com o campo sistêmico do cliente ( sua família de origem, antepassados ...) , assim como em conexão com os movimentos da alma. E ela nos mostra a resposta.
Eu sou , dentro do sistema do cliente que trouxe uma questão, a menos importante, pois , na ordem, eu cheguei depois da família dele.
E assim posso seguir, facilitando esta descoberta de Bert Hellinger chamada Constelações Familiares.
Boa semana e fiquem no amor e no respeito por toda sua ancestralidade.
Tais

Nenhum comentário:

Postar um comentário