domingo, 20 de dezembro de 2020

Fenomenologia do essencial

A fenomenologia é uma filosofia nascida com a seguinte pergunta:
O que é Consciência? 

Para alguns, a consciência é o que conhecemos do universo psíquico, ao contrário dos conteúdos que estão no inconsciente.

Por exemplo: digo que não tenho raiva de uma pessoa, mas em meus sonhos estou brigando com ela. 

Para outros, a consciência é a luz da razão: ao tomar consciência de algo posso gerenciar aquilo.

Por exemplo: Descubro que cigarro faz mal, então, se a consciência fosse a luz da razão, eu pararia de fumar, mas não consigo.

Para Hellinger, que desenvolveu seu próprio caminho fenomenológico, existe 3 consciências. A pessoal é sentida como pertencimento à família ou grupo. Ela ainda se “divide” em boa ou má.

Se sigo os valores do meu clã me sinto pertencendo, então estou com a consciência leve (boa). Se faço algo que não está de acordo com os valores do grupo, tenho medo de ser excluída, gerando a má consciência. 

E, às vezes, acontece mesmo de sermos expulsos, mas nunca deixamos de pertencer, porque também existe a Consciência Coletiva, que zela pelo pertencimento de todos, independente do que achamos bom, mal, digno ou não.

O Rei Edward da Inglaterra foi obrigado a abdicar do trono ao se casar com Wallis, uma atriz divorciada, americana. 

Seu sobrinho, Charles, na linha de sucessão ao trono graças ao exílio do tio, foi separado de sua Camila, por ela não servir aos padrões da coroa. 

Atualmente, seu filho Harry pode casar com Meghan, uma atriz americana, divorciada, sem precisar perder nada. Mas ele abdicou do seu papel na família real para seguir com ela, como fez seu tio avô exilado, o Rei Edward.

A consciência coletiva é o que atua na repetição de destinos até que o excluído seja incluído novamente. 

Hellinger também intuiu a Consciência Espiritual, mas foi compreendê-la mais tarde, no que hoje conhecemos como Constelação Familiar Original Hellinger ou Familienstellen

Ela serve a todos, unindo o que foi separado, reconciliando o irreconciliável. 

É ela quem atua como lágrimas de amor pelos mortos, entre dois povos em guerra.

É com ela que chegamos ao essencial, aquilo que realmente sacia, como dizia o Hellinger.
Fonte: Mônica Clemente - Constelando com a Fonte- blog no facebook
**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário