segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Caminhos



"Quando seguimos numa certa direção, surgem caminhos. Progredimos neles à medida em que deixamos para trás aquela parte do caminho que já trilhamos. Contudo, o caminho trilhado permanece. Podemos retornar a ele -  para buscar algo esquecido, para olhar melhor algo que não observamos bem, para visitar alguém que deixamos para trás, ou ainda, para buscar alguém e levá-lo conosco.

      Nesse retorno, porém, podemos perder o antigo caminho. Então talvez fiquemos caminhando para baixo e para cima no caminho costumeiro e nos orientando por ele. Aí, em vez de nos fazer progredir ele torna uma armadilha, transformando-se em meta.

      Alguns caminhos nos deixam extraviados. Depois de algum tempo, percebemos que nos extraviamos ou demos em becos sem saída. Para chegar à meta, precisamos, então, empreender o retorno até a encruzilhada onde nos desviamos para a direção errada.

      Para muitas pessoas tal retorno parece bem difícil, sobretudo depois de terem trilhado por longo tempo o caminho errado. Então elas param e se orientam pelo que lhes resta, mesmo que não ofereça saída. Dessa maneira, o caminho, mesmo errado, torna-se um fim para elas.

      Ao lado do caminho direto também existem desvios. Muitos deles, com a parência de simples desvios, revelam-se mais tarde como os melhores caminhos, por nos proporcionarem prespectivas e experiências novas, que, no caminho direto, ficariam escondidas ou inacessíveis.

      Algumas pessoas, porém, ficam nos desvios por um tempo mais longo do que o conveniente. Passam a depender dele e fracassam, porque o caminho e meta se inter-relacionam em função de um tempo conveniente e limitado, e essa relação só é bem sucedida no tempo devido.

      Frequentemente visamos a uma meta bem definida - uma meta profissional, por exemplo - à qual se chega por um caminho prederminado. Nesse caso, basta conhecer a meta para saber o caminho. Pode haver obstáculos e superar, mas o caminho já pode ser descortinado.
    
      Outras vezes, porém, seguimos por caminhos onde meta e o fim nos permanecem ocultos. Um deles é o nosso caminho de vida; somente em retrospecto podemos reconhecer para onde ele nos levou. Essa meta é, por vezes, muito maior e mais ampla do que no início acreditávamos ou secretamente esperávamos. Muitas vezes, um caminho como esse, nos leva a uma tarefa ou a um desvio que preferíamos ter evitado. Olhando para trás, reconhecemos, porém, que nesse caminho crescemos além de nossa própria estatura ou, mais precisamente, percebemos que nele fomos levados, impelidos e tomados a serviço por algo mais poderoso do que nós mesmos. Esse caminho nos leva à nossa meta verdadeira."
Bert Hellinger


********
Alguém já experienciou isso? Já havia pensado desta forma?
Ao ler este texto pude refletir o quanto é importante termos uma meta...e de maneira consciente. Não apenas sermos "levados " pela vida...para uma meta qualquer!
Percebo que em minha busca profissional fui para a meta maior...e ao perceber isto, agora vejo que apesar de difícil e doloroso, com muitos percalços, somente ela poderia ter me proporcionado o crescimento interior que estou trilhando.
E parece-me, hoje, que esta é a minha verdadeira meta .
Então sinto que na verdade fui tomada a serviço de algo, pois poderia ter desistido, afinal motivos sobravam...   
Obrigada a tantas pessoas que me auxiliaram nesta busca, e aos meus clientes que, sempre na troca, aprendemos juntos.
E acima de tudo obrigada aos meus pais e antepassados que me possibilitaram estar aqui, hoje...
Um lindo dia à vocês!
Tais

3 comentários:

  1. Muito bom poder começar a semana com uma leitura como essa. Obrigada Tais

    ResponderExcluir
  2. Interessante...nunca havia olhado desta forma. Me apareceu uma luz, como que para mostrar outras coisas submersas...Meu dia será mais leve. Adoro seu blog

    ResponderExcluir
  3. Minha terapia indireta via web, se é que é possivel! Sou admirador de seu blog e cheguei à ele via uma amiga do facebook. Obrigado pelas sábias matérias aqui publicadas. Ricardo

    ResponderExcluir