domingo, 5 de fevereiro de 2012

Para que o amor dê certo


O amor dá certo de muitas formas, e essas formas dependem umas das outras. A base para que o amor entre o homem e a mulher dê certo é no amor da criança pelos pais e dos pais pela criança.Quando existem dificuldades no relacionamento a dois, isto frequentemente esta ligado ao fato de que aquilo que antecede o amor entre o casal ainda precisa de uma solução. Isto porque no relacionamento a dois queremos alcançar algo que talvez não tenhamos conseguido no amor pelos nossos pais.Mas isso não dá certo sem que, primeiramente o amor pelos pais comece a fluir.
       Algo mais ainda precisa ser observado para que o amor dê certo. O amor dá certo preliminarmente. É uma fase em um todo maior que aspira a uma completude.A completude do amor é a despedida no final. O amor entre um casal é - nas desilusões que algumas vezes traz, nas crises que algumas vezes traz - uma preparação para a despedida. Quando a despedida no amor é vivenciada desde o começo, o amor recebe, face a despedida, algo precioso. Exatamente porque é limitado. Isso também tem que ser considerado.
      Por isso olhamos para as crises num relacionamento e casal com calma e com serenidade e tratamos delas com calma e serenidade. Nesse sentido, espero que encontremos boas soluções, tanto no que se refere ao relacionamento entre homem e mulher,  entre pais e filhos e em relação ao todo maior, no qual o amor está inserido e no qual, mais tarde se completa.
Existem diferenças e diversidades em um casal e, tão logo se nivelem as diferenças e diversidades não se tem unidade, mas a monotonia. Mas isso tem pouca força criativa. Somente esse contraste e a sua tensão produz o novo e o terceiro. Por isso no relacionamento a dois é importante que o homem permaneça homem, mesmo que algumas vezes não agrade a mulher que os homens sejam diferentes. E, ao contrário, que  a mulher permaneça mulher, mesmo que algumas vezes não agrade aos homens que as mulheres sejam como elas são.
       Porque o homem é diferente da mulher e a mulher é diferente do homem, existe em alguns relacionamentos o empenho de nivelar as diferenças depois de algum tempo, que o homem queira puxar a mulher para seu lado ,para que ela se torne como ele é ou que a mulher queira puxar o homem para o seu lado, para que ele se torne como ela é. Por um lado, isso é mais cômodo, ms depois de um certo tempo faltam ao relacionamento tensão e força. Por isso defendo a manutenção da diversidade e o cultivo das diferenças.
Trecho adaptado do livro - A fonte não precisa perguntar pelo caminho- Bert Hellinger

*********
Existe algo muito profundo na atitude de "tomar" os pais . Isto é, eu tomo os meus pais do jeito que são e os respeito do jeito que são, sem querer ou desejar algo diferente. Exatamente do jeito que são, eles são certos. Quem toma os pais desta forma está em paz consigo mesmo, sente-se completo.
Alguns pensam que quando tomam os seu pais, tomam também os seus defeitos. Nunca vi isso.Quem toma seus pais tem sempre a força total e o que dá medo no destino dos pais( uma doença por exemplo) não é mais importante. Isso desaparece. Os pais não podem escolher o que dão aos filhos , nem os filhos podem escolher o que tomam de seus pais. Não podem tirar algo daquilo que foi dado pelos pais e nem acrescentar nada.
Quem reconhece isso está em sintonia com algo maior...e a vida muda, eu diria até...radicalmente! E para muito melhor - é como beber na fonte.
Uma ótima segunda semana de fevereiro para vocês!
Tais

4 comentários:

  1. Nossa...profundo!
    Vou tratar de me posicionar melhor diante de meus pais. Consegui "entender" algumas dificuldades.
    bjs Maria Celina

    ResponderExcluir
  2. Taís, que coisa mais linda!!! Obrigada por compartilhar isso!

    abraços e ótima semana para vc também!

    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Minha terapia indireta via web, se é que é possivel! Sou admirador de seu blog e cheguei à ele via uma amiga do facebook. Obrigado pelas sábias matérias aqui publicadas. Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Maria Celina, Marcia e Ricardo...Obrigada pelas mensagens. Muitas pessoas passam por aqui e fico bastante agradecida quando algumas colocam seus depoismentos, pois assim posso ter uma idéia se o caminho é por aí mesmo!

    ResponderExcluir