domingo, 22 de janeiro de 2012

O Preconceito



      "Chama-se preconceito associar algo que desconhecemos a algo que conhecemos - ou, pior ainda, a algo que igualmente desconhecemos.

      Há preconceitos que positivos e negativos. Despertamos de ambos quando conhecemos melhor o que desconhecíamos: por exemplo, quando, passada a paixão - que é também um preconceito - vemos e temos de ver a outra pessoa como realmente ela é, em sua diferença.Isto prepara o caminho para uma avaliação que se abre para o outro e nos permite passar da estreiteza anterior para a abertura e a amplidão.

      O preconceito sempre resulta da estreiteza e de juízos baseados em idéias e imagens familiares, portanto, limitadas. Isto é, aliás, o que acontece a todo juízo de valor, positivo ou negativo, pois separa uma coisa de outra e se fecha naquilo que o contraria. Pelo juízo de valor introduzimos diferenças para explorar a multiplicidade. Isto, contudo, envolve apenas o intelecto, e não a alma. Entretanto, é a alma que une os opostos e justamente nisso mostra a própria amplitude e força.

      O que mais nos estreita é, naturalmente, o preconceito negativo ou juízo de valor, porque geralmente vem acompanhado de um sentimento de superioridade. Frequentemente, também traz consigo um sentimento de indignação, associado a pensamentos e desejos de vingança.

      Muitos preconceitos e juízos de valor resultam de olharmos os outros pelo viéz de nossa consciência, que divide as pessoas entre as que podem pertencer e as que devem ser excluídas. Eles também resultam de pensarmos que as pessoas diferentes são livres e que, se tivessem boa vontade, seriam iguais a nós. Mas nem eles nem nós somos livres, com nossos preconceitos e juízos de valor. Como eles, estamos enredados de muitas maneiras nos destinos de nossos antepassados e de nossos grupos.
     
      Quando nos damos conta disso, ficamos cuidadosos e tolerantes, tanto em relação aos outros quanto em relação a nós mesmos e a nossos julgamentos. Então, talvez, consigamos esquecê-los"
Pensamentos a Caminho - Bert Hellinger- Editora Atman

********

      Toda nova forma de pensar que nos apresentam, provoca uma revolução interna, uma contestação e normalmente nos enche de argumentos...
Interessante  observar!!!
Tudo que provoca este tipo de reação (seja uma forma diferente de pensar ou uma opinião sobre determinado assunto diferente da nossa) você pode ficar atento(a), pois este é o indício de algo...e  precisamos parar, respirar fundo, e deixar o assunto amadurecer... sem contestar, sem dizer absolutamente nada...
Adianto que não é fácil, principalmente porque existe algo dentro de nós que sempre nos diz que temos razão e que a "nossa forma de ver e de pensar" é a melhor.
 Depois de alguns dias é possível compreender o que se passou. Em minha experiência, foi muito difícil proceder desta forma e não foi da primeira vez que consegui perceber...Mas existe algo fantástico que precisamos exercitar e que se chama  persistência e paciência.
Experimentem...e depois relatem suas experiências...ou apenas desfrute do suave sabor de poder "estar presente" e perceber o que se passa...
Achei este texto do Bert Hellinger maravilhoso, como todos que ele tão bem escreve e nos ensina. Hoje ficarei com esta reflexão sobre Preconceito...fantástico!!!!!!
Pude até rever alguns enquanto escrevia.
Boa semana
Tais

2 comentários:

  1. Observar nossa condição humana, com amor, só assim é possivel uma transformação.
    Até mesmo os instantes de pre-conceito.
    Abraço esse "trabalho" de observação e vou leva-lo na semana.
    Grata Taís.
    Claudia Pizzatto

    ResponderExcluir
  2. Vi sua publicação no Facebook e achei interessante...concordo e sinto que preciso interiorizar melhor esta visão do preconceito. Mas gostei muito.
    Vivian

    ResponderExcluir