domingo, 1 de abril de 2012

Conto Samurai


      Um guerreiro, um samurai, foi ver o Mestre Zen Hakuin e lhe perguntou: Existe o inferno? Existe o céu? Onde estão as portas que levam à eles? Por onde posso entrar?
      Era um guerreiro simples, singelo. Os guerreiros sempre são simples, sem astúcia em suas mentes, sem matemáticas.Só conhecem duas coisas:  vida e morte. Ele não havia vindo para aprender nehuma doutrina; somente queria saber onde estavam as portas, para poder evitar o inferno e entrar no céu. Hakuin lhe respondeu de uma maneira que somente um guerreiro poderia ter entendido.
      "Quem és? " lhe perguntou Hakuin.
      "Sou um samurai", respondeu o guerreiro. No Japão, ser um samurai é algo que dá muito prestígio. Quer dizer que és um guerreiro perfeito, um homem que não duvidaria um segundo em arriscar sua vida.
      "Sou um samurai, um chefe de samurais. Até mesmo o imperador me respeita", disse.
      Hakuin riu e contestou; "Um samurai, tu? Pareces um mendigo."
      O orgulho do samurai se sentiu ferido e esqueceu para que havia vindo. Sacou sua espada e já estava a ponto de matar Hakuin qundo este lhe disse: "Esta é a sua porta do inferno. Esta espada, esta ira, este ego, te abrem a porta".
      Isto é o que um guerreiro pode compreender. Imediatamente o samurai entendeu. Colocou novamente a espada em seu cinto e Hakuin disse: "Aqui se abre as portas do céu".
      O céu e o inferno estão dentro de ti. Ambas as portas estão dentro de ti. Quando te comportas de forma inconsciente, estás nas portas do inferno; quando estás alerta e consciente, estás com as portas do céu.
      A mente é o céu, a mente é o inferno e a mente tem a capacidade de converte-se em qualquer uma delas.  Porém a gente segue pensando que existem em alguma parte,  fora delas mesmas... O céu e o inferno não estão no final da vida, estão aqui e agora. A cada momento as portas se abrem... em um segundo pode-se ir do inferno ao céu, do céu ao inferno.

*********
      Como "sacar" o exatato momento em que podemos entrar no céu ou no inferno?
Apenas com um trabalho interior, uma busca de autoconhecimento que pode ocorrer de diversas formas; atraves de um terapeuta, uma religião, um amigo,  um grupo...
Para cada um é de uma forma. Mas o importante é que exista a busca para se ter uma presença e não se deixar levar pelas influências internas e externas, pois elas nos levam a reações em função do que está a nossa volta.
Algúem diz algo que não gosto e isso é o suficiente para estragar o meu dia...quanta escravidão, não?
Que tal empreender a sua busca para ter "um pouco" mais de liberdade?
Uma ótima semana para vocês, pois eu terei uma maravilhosa: estarei no Congresso Brasileiro dos Grupos Gurdjieff no Rio e Janeiro, onde o foco é sempre "apenas" o crescimento pessoal através do  autoconhecimento.
Tais






2 comentários:

  1. Como posso ser tão frágil ao ponto de alguem dizer
    alguma coisa e conseguir "estragar meu dia"? Isso acontece conosco justamente por sermos escavos
    dos melindres.Só o autoconhecimento, como afirma o texto, nos levará a liberdade de escolhas entre o céu que queremos e o inferno que se nos apresenta.
    Tais, continue nos fazendo refletir!

    ResponderExcluir
  2. Incrível não Ariadne????
    Sempre é bom quando não revidamos os conteúdos. Devemos deixá-los entrar...e amadurecer.
    Obrigada

    ResponderExcluir