domingo, 15 de abril de 2012

Algo sobre doenças psicossomáticas


      "Gostaria de dizer algo sobre doenças psicossomáticas.
Com relação a doenças psicossomáticas, muitos têm a idéia de que a doença vem da alma, e que vai embora quando se coloca a alma em ordem.
Eles consideram, com isso, a alma como algo que se usa para ficar saudável, como quando se toma um remédio e se fica saudável novamente. Mas a alma não se deixa ser usada para a saúde. Os seus objetivos são muito além disso. O importante é conquistar a alma para que nos ajude. Por exemplo, a medida em que a respeitamos e nos deixamos levar por ela e sua determinação, mesmo que esse conduzir seja através de uma doença.
      Muito frequentemente, a doença psicossomática é tratada como se não  se tratasse da alma e do corpo, mas do eu e do corpo. No entanto, isso não seria psicossomática, mas egossomática, poderia se denominar assim. Quando, por exemplo, se diz: "Isso é consicionado pela alma, por isso contenha-se", não queremos dizer a alma, mas o eu. À alma, submete-se. Esse submeter-se é algo bem humilde, e essa humildade cura.
      Isso vale para os terapeutas também. Que eles se afastem do que planeja e entre em sintonia com os movimentos do doente. Que sinta o movimento da alma, acompanhe esse movimento e faça justiça a eles frente às idéias e desejos do doente. Quando, então, a alma tem chance, existe algo que tem um bom efeito, Está-se com os pés no chão e se confia nas forças que vem de dentro.
      Frequentemente, clientes e pacientes vêm para o terapeuta  e dizem: ajude-me, constele agora a minha família para que fique novamente bem. Isso é um apelo ao imaginário do terapeuta, como se ele tivesse esse poder. Se o terapeuta cair nessa e agir de acordo com isso,  então a alma não vai vibrar, e o trabalho está fadado ao fracasso."

O essencial é simples- Bert Hellinger - Atman

**********
O principal aspecto a ser cuidado pelo Constelador é deixar seu querer, e obedecer aos movimentos da alma.
As vezes a solução não parece boa para o cliente e ele até apresenta "um certo desapontamento"... E , creia, até este desapontamento tem um objetivo que é da alma, do sistema, e não do terapeuta.
Essa postura precisa ser humilde...pois é a única forma de trabalhar a favor das soluções, não importando qual seja ela.
No início de minha jornada com os ensinamentos de Bert Hellinger foi muito difícil, pois estava acostumada com o saber do intelecto. Não imaginava que este saber pode conter muita arrogância.
Aos poucos, experimentando em minha vida , na formação ( que foi toda vivencial), fui compreendendo que "ceder ao que há" é sempre o mais  efetivo para meu sistema, para minhas aprendizagens.
Hoje olho para toda essa caminhada e agradeço a tudo, até mesmo as dificuldades, as dores, os sofrimentos - que afinal -  porporcionaram meu crescimento até aqui.
Obrigada...e que assim seja!
Meu abraço carinhoso aos leitores!
Tais

2 comentários:

  1. É...a alma sempre sabe todas as respostas...mas ficamos teimando para que seja da nossa forma!
    Valeu Tais.

    ResponderExcluir
  2. Sfã da constelação familiar...fico agradecida de saber o quanto você está envolvida com esta visão, acredito que apoiando os que a procuram...

    ResponderExcluir