segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mudança interior


Na minha visão, a primeira coisa que precisa ser entendida é que todas as qualidades da sua personalidade, do seu coração, devem desenvolver-se corretamente.

Qual é o segundo ponto? O segundo ponto é que deve existir consciência, mas nenhuma repressão. Quanto mais você reprime os sentimentos, mais eles tornam-se inconscientes.

Você é uma coletânea de energias desconhecidas. Você é o centro de energias bem desconhecidas, com as quais você não tem nenhuma familiaridade, nenhuma consciência.

O conhecer faz de você um mestre. Dentro de você, muitas energias, mais fortes do que a eletricidade, estão acesas, faiscando. A raiva, o ódio, o amor soltam faíscas dentro de você.

Transforme a sua vida num laboratório do interior e comece a conhecer todas essas energias dentro de você - observe-as, reconheça-as. Nunca as reprima, nem mesmo casualmente. Nunca as tema, nem por engano, mas tente conhecer o que quer que exista dentro de você. Se a raiva vem, sinta-se afortunado e agradeça à pessoa que lhe fez sentir raiva; ela lhe deu uma oportunidade - alguma energia surgiu dentro de você e agora você pode observá-la. Olhe-a silenciosamente, isolada; pesquise para ver o que ela é.

Quanto mais cresce o seu saber, mais profunda torna-se a sua compreensão. Quanto mais você torna-se mestre da sua raiva, mais perceberá que ela está sob o seu domínio. No dia em que você se tornar o mestre da sua raiva, será o dia em que você poderá transformá-la.

Você somente pode transformar aquilo do qual você é mestre; você não pode mudar aquilo do qual você não é mestre. E lembre-se, você nunca pode ser mestre de algo com o qual você briga, porque é impossível tornar-se mestre de um inimigo; só se pode ser mestre de um amigo. Se você se torna inimigo das suas energias interiores, então, nunca poderá tornar-se mestre das mesmas. Você não pode vencer sem amor e amizade.

Não tema, nem condene os infinitos tesouros de energias dentro de você. Comece conhecendo o que se encontra escondido no seu interior.
Esta é a segunda chave: você não deve reprimir nenhuma de suas energias: você deve conhecê-las, reconhecê-las, observá-las e vê-las. A observação terá dois resultados: primeiro, o conhecimento de suas próprias energias se ampliará, e conhecê-las fará de você um mestre; e segundo, a força do grilhão que essas energias têm sobre você diminuirá.

Bem lentamente, você descobrirá que primeiro a raiva vem e você observa; então, gradualmente, depois de algum tempo, você descobrirá que quando a raiva vier, o observador virá ao mesmo tempo. E finalmente, você descobrirá que quando a raiva se preparar para aparecer, o observador já estará lá. A partir do dia em que o observador chega antes da raiva, não há mais nenhuma possibilidade da raiva surgir.
A terceira chave é a transformação.

Cada qualidade pode ser transformada. Tudo tem muitas formas; tudo pode mudar para a forma oposta. Não há qualidade ou energia que não possa ser convertida para o bem, para a benção. E lembre-se, aquilo que pode tornar-se ruim, sempre pode tornar-se bom; aquilo que pode tornar-se prejudicial, sempre pode tornar-se útil. Útil e prejudicial, bom e ruim são direções. É uma questão simples de transformar mudando a direção e as coisas se tornarão diferentes.

A forma que você está se movendo agora é errada. Qual é a prova que algo está errado? A prova que algo está errado é que quanto mais você se move, mais você se torna vazio; quanto mais você se move, mais você se torna triste; quanto mais você se move, mais você se torna impaciente; quanto mais você se move, mais você é preenchido com escuridão. Se for esta a situação, então certamente você está se movendo erradamente.

Bem-aventurança é o único critério para a vida. Se sua vida não é bem aventurada, então saiba que você está se movendo erradamente. Sofrimento é o critério de estar errado, e bem-aventurança é o critério de estar certo - não há outro critério. Não há necessidade de perguntar a mais ninguém. Você pode usar esse critério todo dia, na sua vida cotidiana. O critério é a bem-aventurança. É o mesmo critério de testar ouro esfregando-o em uma pedra: o ourives jogará fora o que quer que não seja puro e colocará o que é puro na sua loja. Continue checando, cada dia, utilizando o critério da bem-aventurança; veja o que é certo e o que é errado.

O que quer que esteja errado pode ser jogado fora, e o que quer que esteja certo começará a se acumular lentamente como um tesouro". 


Osho, The Inner Journey.

*************
A meditação, que tenho indicado muitas vezes , é um dos principais pilares no processo de autoconhecimento. Mas não é o único. Para aqueles que ainda sentem uma grande dificuldade em praticar técnicas específicas, é possível exercitar o autoconhecimento de maneira mais simples .

Trata-se da observação.
  • Observar inicialmente o corpo, suas reações, e as sensações físicas mais explícitas é o início de tudo.
  • Observar a mente e o padrão de pensamentos que ali predominam. Apenas observar, sem qualquer julgamento
  • Observar as emoções, tentar identificar a origem de cada uma delas.
  • Buscar contato divino, através da fé: este, ao contrário do que muitos imaginam, não exige nenhum mecanismo complexo, e estará disponível de modo simples e natural. Basta habituarmos a adentrar no silêncio e na quietude da mente.
Se não conseguimos sozinhos precisamos ser astutos o suficiente para dar início a uma busca de algo que nos ajude. Existem muitos locais, onde grupos se reunem para este fim.
Podemos também buscar um Terapeuta ou a Constelação Familiar...
E devemos lembrar que as vezes o grande "salto quântico" está na percepção de que ao ajudar meu próximo, com palavras positivas ou às vezes apenas ouví-lo, reside um processo de ajuda mútua, onde recebo também.
Alternativas não faltam e o principal e "ter a vontade de iniciar " algo neste sentido. Você tem?
Tais

6 comentários:

  1. Mais uma vez temos a oportunidede de repensar nossa postura e até mesmo objetivos. Temos que estar muito atento a tudo a nossa volta. Uma forma de aprendizado e mudanças podem ser por observação e sensibilidade ao seu redor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Tais. Estranhei o fato de so recxebr a matéria hoje de seu blog. To mal acostumada receber aos domingos ehehehehehe.
    Mais uma vez parece que você postou aqui direta,mente para mim. A carapuça serviu! Obriogada

    ResponderExcluir
  3. É muito bom receber seus posts. Fico sempre esperando , todos os domingos. É receber sem precisar buscar...em casa. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Tatá!!

    Obrigada! Estavas inspiradíssima!! E agradeça ao Sr. Osho por mim!

    Beijo com carinho
    Dari

    ResponderExcluir
  5. Lhe escrevo para agradecer pela disponibilidade ao me ajudar com minhas questões de rim e com a recomendações dos florais.

    Desde que iniciei o uso dos florais adequados para meu signo e ascendente, vejo que se iniciou um processo que me traz lentamente para um equilíbrio interno muito bom.

    Quanto aos rins, não tenho mais aquelas dores que me perturbavam.
    Obrigado novamente pelo carinho :)

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, agradeça ao seu Eu por ter dado permissão para que tudo agisse... Um abraço

    ResponderExcluir