domingo, 2 de dezembro de 2012

Seremos imortais


         "Todos nasceram para ser felizes para sempre. Parece conto de fadas mas é o princípio da cabala, filosofia milenar estudada por visionários como Platão, Isaac Newton, Shakespeare, Einstein. O conceito vai alem de vivenciar momentos efêmeros de felicidade - trata-se de alcançar a plenitude infinita , realidade que, por causa do limite imposto pelos nossos sentidos, não conseguimos imaginar. O cenário de satisfação sem fim está debaixo do nosso nariz, por isso a morte e as perdas são ilusões que controlam a nossa vida.Vivemos não para lidar com essa fantasia, mas para eliminá-la.
          Nos início dos tempos, nossas almas eram uma só. Para se tornar a exata e imagem e semelhança do Criador, ela implodiu e se dividiu, dando origem ao universo. Para a evolução, nossas almas criaram o mundo material, regidos por átomos, desejos e pelo fim. Imortal, a alma escolhe um corpo para vestir e ele vem com uma capa -o ego - para aprimorar a o processo de superação por meio de dificuldades e desafios.
        Se o objetivo é emanar perfeição infinitamente, é preciso lidar com tanto poder e superar impulsos mesquinhos e egoístas que bloqueiam a disseminação da positividade sem limite.É preciso vencer medos como"Perdi dinheiro numa aplicação, vou demitir a empregada apesar de ela ser eficiente e ter filhos para sustentar", "Perdi meu marido, quem vai me dar amor"? ou "Um ente querido morreu, o que será de mim?" Raiva,  angústia, medo:nas adversidades nosso instinto natural é nutrir esses sentimentos e ferir os outros ou até nós mesmos.  E se diante do problema refletíssemos por que o acontecimento está na nossa trajetória, o que significa e como crescer com ele?
          É fácil ser vítima. Deixamos de perceber que tudo que tudo tem um motivo. Cabe a nós buscar a razão do acontecimento, entendê-lo, vivenciá-lo e superá-lo.Conheço uma família, cujo pai, homem forte e influente, teve um problema grave de saúde que transformou sua personalidade. Foi um choque, mas somente após a perda os filhos desenvolveram suas habilidades. Eles reconheceram que uma das causas de o universo ter apresentado a doença foi acelerar o crescimento deles.
           A felicidade é uma escolha.
          Transformar a consciência e buscar uma visão positiva, almejando, o bem estar geral, é questão de sobrevivência. Sentimentos autocentrados desconectam a alma do corpo e promovem envelhecimento e morte.
          E o que é,afinal, morrer? 
          Perder dinheiro não significa que a soma deixa de existir, mas se transfere para outro lugar. Alguém que muda de país, de certa forma, morre para quem fica. Envelhecer e adoecer são mortes. Imortal, a alma se separa do corpo e a matéria morre.Por não ser possível tocá-la, há a ilusão da perda, diante disso muitos se revoltam. Transforme a consciência egocêntrica e reflita como é possível honrar a memória da pessoa e ajudá-la a evoluir.Segundo a cabala, o processo de desconexão do corpo não é imediata, e algumas práticas podem ajudar.
           Um dia seremos imortais.  Quando estiver a um passo de concluir o processo de aperfeiçoamento no plano físico,  a humanidade deixará de morrer. Livre do egocentrismo e consciente de que não há nada mais importante que amar o próximo como a si mesmo,  o ser vivo permanecerá vivo e saudável. Nada irá se deteriorar e não haverá perda. Parece uma ideia maluca, mas transplantes, implantes ,internet, telefone, luz elétrica já soaram como excentricidades... Você pode se perguntar: "Qual o sentido da imortalidade no mundo físico, se a alma já tem essa qualidade?".  Porque vencer a morte é a batalha final do jogo da vida.
Por que desejar algo menor que a perfeição?"

Yonatan Shani - Revista Lola - novembro /12
                                            **********
A questão "Até que nível uma pessoa consegue realizar o grandioso ideal de ter nascido como ser humano?" Depende da amplitude e da profundidade de sua conscientização da verdadeira natureza humana...
A questão da maior importância para o ser humano é a descoberta de sua verdadeira natureza, mas ela acontece em diferentes graus, de acordo com a amplidão mental, o nível espiritual e a profundidade do amor.
Conforme essa graduação, a vida da pessoa sofre uma, duas, milhares ou centenas de milhares de transformações.
Perceber que elas são a nossa grande oportunidade é uma das chaves para o crescimento de nossas vidas.
Tais       




3 comentários:

  1. O texto nos faz pensar e principalmente, fora de qualquer contexto religioso, dogmático. E tudo muito simples e a simplicidade às vezes assusta.Beijos e continue.

    ResponderExcluir
  2. Ótima abordagem. Bem boa para reflexão de final de ano. A que vim, qual é o meu dom, qual é minha aprendizagem nesta terra. Obrigado Tais

    ResponderExcluir