segunda-feira, 18 de março de 2013

Como encontrar respostas às nossas questões?

          

Existem momentos na vida em que tudo nos parece tão confuso que não conseguimos saber como agir, qual caminho tomar. Perguntamo-nos de que forma agir quando não conseguimos enxergar a luz no fim do túnel?


Não é o destino que se diverte conosco mas somos nós que nos distraímos com as inúmeras diversões da vida terrena, no lugar de fazermos nossa obrigação espiritual, esquecendo da verdadeira missão de nosso espírito. E, então, ingressamos em períodos difíceis onde nada parece fazer sentido e avançamos sem saber aonde estamos indo.Por essa razão precisamos de ajuda. Onde buscar? 
Dentro de si mesmo pode ser uma alternativa!

Temos um subconsciente que é passivo, ou seja, ele sempre age com base em algo que foi gravado nele. Contudo, ele não fica esperando orientações adicionais do consciente; em vez disso, elabora uma ideia definida desse algo e procura fazer com que se manifeste concretamente. O leitor, como muitos outros, talvez tenha tido a experiencia de decorar uma fórmula matemática mas, na hora da prova, não conseguiu resolver a questão em que era necessário aplicar essa fórmula. Porém, mais tarde, depois de dormir, de repente consegue resolver essa questão.. Isso acontece porque a questão ficou gravada no subconsciente. Referindo-nos a casos como esse, usamos a expressão "Entregar a questão à mente serena", que significa deixar de buscar freneticamente a solução do problema e aguardar com serenidade um momento propício. O subconsciente é a mente que não adormece; ele é um "trabalhador" sempre pronto a atender às ordens transmitidas, e quando é apresentada uma questão, trabalha incansavelmente para solucioná-la.

O exemplo citado serve para mostrar que, ao buscarmos a conscientização de um desejo por meio da Meditação, não precisamos ficar mentalizando isso dia e noite, perdendo até o sono. Tudo que precisamos fazer resume-se em gravar em nosso subconsciente, a convicção; "Sou provido de tudo, tenho perfeita saúde física e mental". Basta gravar essa ideia no subconsciente, pois cabe a ele trabalhar para que esse aspecto se manifeste sob forma concreta.

Meditação - considerações sobre o Eu Verdadeiro
Todos temos a mente superficial chamada consciente e a mente oculta chamada subconsciente. É preciso lembrar que essas mentes são aspectos distintos de uma mesma mente individual e que, portanto, não existe verdadeira distinção entre elas.Na realidade, o consciente é apenas a "ponta" do subconsciente que emergiu à superfície. Justamente por isso, ele exerce a função de "portaria" , recebendo as impressões do mundo exterior e procurando evitar a invasão de elementos indesejáveis, ao mesmo tempo que comanda atos direcionados para o mundo exterior. Ao passo que o subconsciente recebe passivamente toda a impressão do mundo exterior, confiando na força criadora da Grande Vida do Universo, o consciente age na superfície no sentido de fazer triagem das impressões que recebe.

Podemos comparar a relação entre o subconsciente e a Grande Vida do Universo com a relação entre as ondas e as águas do oceano.Assim como as águas do oceano "se expressam" na forma de ondas, a Grande Vida do Universo se expressa em nós; portanto, o subconsciente de cada um de nós é a expressão, no nível individual, da Mente Onipresente da Grande Vida. É essencial despertar para essa Verdade. Ao despertarmos para essa Verdade, adquirimos a real convicção de que nosso subconsciente mantém estreito vínculo com todos os seres, o que, em última análise, significa que estamos intrinsecamente ligados Deus.


Texto baseado no livro Comande sua Vida  com o Poder da Mente- Masaharu Taniguchi

************
A Meditação nos auxilia no aparecimento do Eu Verdadeiro - uno com Deus...
A calma se instala, a mente serena e as soluções aparecem... Quem consegue alcançar essa conscientização não mais sofrerá tolhimento de espécie alguma.
Logicamente nada é "passe de mágica" . Para isso precisamos de força de vontade, determinação e disciplina.
Mas me pergunto: será que não "vale a pena"????????
Essa resposta é muito individual, pois existem pessoas que preferem o sofrimento às mudanças em sua forma de ser, à dedicação de minutos de seu dia para meditar, etc...

Cada um é "dono de seu destino". O que você quer?
Tais

2 comentários:

  1. Fantástico este texto, Taís! Era tudo o que eu precisava para esta semana. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Marilda Menck 19 de março de 2013. 23:02
    "
    Maravilhoso seu texto Taís!!Ando tentando fazer meditação,li e reli o texto sobre isto! Gostei amiga!
    Bjs

    ResponderExcluir