domingo, 2 de março de 2014

O que é Liberdade?


Falar sobre a liberdade é um dos temas mais fascinantes da psicologia. Usamos muito essa palavra, mas temos dificuldade em conceituá-la. Agir sem impor limites à nossa vontade? O fato é que nosso universo interior valoriza outras questões além dos nossos desejos. Todas as pessoas do mundo afirmam que querem ser livres, mas pouca gente sabe dizer o que quer fazer com a liberdade.

Muitas vezes nossos desejos são de natureza destrutiva, em oposição ao nosso conjunto de valores éticos. Caso alguém me trapaceie, posso até desejar matá-lo. Mas, se eu o fizer, além de transgredir a lei, estarei desrespeitando meu sistema de crenças morais. Assim, experimentando uma dor íntima desagradável até o fim dos meus dias, a culpa.

Os animais em geral não sentem culpa, apenas medo e desejo. O ser humano não, ele tem um cérebro sofisticado que "fabrica" conceitos e padrões de comportamento que precisam ser respeitados. Em muitos casos, essas normas estão em oposição às nossas vontades.
Como agir? Respeitando a vontade ou o padrão? Acredito que devemos seguir nossos pontos de vista e nossas convicções. Agir sempre em concordância com a vontade é sinal de imaturidade, mostra dificuldade em suportar frustrações e contrariedades. No caso da nossa vontade estar em conformidade com a nossa razão, ela não provocar nenhuma reação negativa, é lógico que devemos tentar realizá-la.

Não se trata de desprezar nossos desejos, se estou com boa saúde, posso comer doces. Se eu for diabético, preciso ter a capacidade de abrir mão deles. Não faz sentido considerar mais livres as pessoas que não ligam para si mesmas e para os outros. Em realidade, elas são mais irresponsáveis, e até autodestrutivas. Se alguém sabe que o álcool lhe faz mal e continua bebendo, ele não é mais livre, ele é alguém mais fraco.

Nos séculos passados, o ser humano vivia por normas exageradamente rígidas e alguns psicólogos acabaram concluindo que a verdadeira liberdade consistia em jogar fora essa camisa-de-força, guiando-nos a partir de nossos desejos. A ideia é tentadora, mas na prática é inviável. A vida em grupo exige o cuidado com o outro, e atenção às normas sociais. O amor e a solidariedade que sentimos naturalmente dentro de nós pedem isso. Não posso magoar as pessoas que amo sem sofrer. Nesse caso, antes de satisfazer a vontade, tenho de refletir muito, avaliando e pensando nas consequências.

Liberdade é a sensação íntima de prazer que flui da coerência entre o que penso e a forma como atuo. Sou livre quando sou capaz de agir de modo coerente com o que penso. Algumas vezes respeito a vontade; outras, as normas morais. Em cada situação, uma avaliação, tomando decisões válidas para aquele momento. Sei dizer "sim", e sei dizer "não". Aceitar certos limites para as nossas vontades é sinal de maturidade, não de renúncia e conformismo. É sinal de força, não de fraqueza.
Só é livre quem controla a si mesmo!

Gisela Luiza Campiglia
********** 
Nossas atitudes aqui (no presente) e "no passado" determinam nossos carmas que pode ser comparado a uma gravação. Se gravarmos a nossa voz num gravador posteriormente poderemos ouvir essa mesma voz toda vez que a tocarmos .
Do mesmo modo, as vibrações mentais, que ocorrem toda vez que um pensamento passa pela nossa cabeça, ficam gravadas como uma "causa" em nosso "disco mental". Sempre que houver uma oportunidade, o "disco mental" emitirá as vibrações mentais registradas. E, então, aquele pensamento que tivemos no passado manifestar-se-á concretamente, sob a forma de algo palpável, de alguma doença, de alguma situação, etc...
Veja por aí, como devemos ser cuidadosos com nossos pensamentos e nossas vontades... E assim é o carma, por assim dizer, uma "gravação" das vibrações mentais. Em outras palavras, estamos, a todo momento, plantando sementes de pensamento, e um dia teremos que colher o que plantamos.
A mente uma vez direcionada num sentido, habitua-se a agir nessa direção e não muda enquanto não receber um estímulo para seguir outro rumo.
Somos nós mesmos os responsáveis por tudo que nos acontece... e podemos mudar para melhor, sempre!!!! 
(usei como base o livro - A humanidade é isenta do pecado- compilação da obra
 do mestre Masaharu Taniguchi)
Taís

Nenhum comentário:

Postar um comentário