domingo, 24 de maio de 2015

Espírito do dinheiro - Tipos de herança


"Existem tipos de heranças, que recebemos de nossos pais e antepassados, da mesma forma que deixamos para nossos descendentes.


Herança física e material - altura, cor da pele e dos olhos, estrutura óssea, assim como objetos, imóveis, dinheiro etc. É o tipo de herança claramente percebida, sendo comum que as relativas a bens materiais gerem até mesmo disputa entre os descendentes.

Herança educacional - o que deixamos como aprendizado para nossos filhos e netos, não apenas pelos estudos proporcionados em escolas e faculdades, mas com nossos exemplos de comportamento e maneira de ser. É o tipo de herança nem sempre percebida como tal por quem recebe, mas que costuma vir acompanhada de esforço de quem a oferece. É muito comum os pais fazerem o máximo para que seus filhos os superem nos estudos. Principalmente nas classes menos favorecidas - isso é facilmente entendido como um bem importante a se oferecer aos filhos.


Herança espiritual - formada por créditos e débitos espirituais , que interferirão intensamente nas possibilidades que os descendentes venham a ter, em todos os setores de sua vida. Em geral, não é 
percebida, principalmente pela ausência de uma cultura espiritualista, mesmo por aqueles que acreditam na existência do espírito. Como não há percepção do que se recebe, não há uma preparação do que será deixado para os descendentes.

Entre esses três tipos de herança existe uma hierarquia, em função de sua importância. Como vivemos numa cultura materialista, mesmo para aqueles que acreditam na existência do espírito é natural que se pense que a herança de maior valor é a herança material, seguida da herança educacional e, por último, a herança espiritual.
Trata-se , no entanto, de uma grande inversão. Vejamos por quê.
Bens materiais, sem educação e sem merecimento espiritual, pode ser fonte de grande sofrimento, porque tendem a desaparecer, muitas vezes através de perdas contínuas; educação sem merecimento espiritual dá origem, igualmente, a frustrações, como são exemplos as pessoas que não conseguem exercer uma atividade de acordo com a sua qualificação acadêmica. Ao contrário, a herança de merecimento espiritual fará com que a educação e os bens materiais sejam bem recebidos e bem utilizados.

Explicando melhor, o recebimento da herança espiritualmente positiva, por parte dos ascendentes, faz com que o invisível gere oportunidade para a qualificação educacional. Também favorece o ganho de dinheiro positivo - que gera a felicidade - assim como o seu uso adequado. O processo gera, ainda, novos méritos espirituais, transformando-se numa espiral positiva, que atingirá novos descendentes, fazendo com que a evolução atinja espiritualmente toda a família.

Esta é a verdadeira herança, a que faz a diferença. Não se trata de desconsiderar as heranças educacionais e materiais. É natural que procuremos deixá-las para nossos filhos, mas devemos colocá-las numa adequada hierarquia de importância"

O Espírito do Dinheiro - Julio Sampaio de Andrade
**********
Você sabia que o dinheiro tem espírito?
Recebi a dica deste livro referido no texto acima e finalmente consegui encontra-lo. Eu já li muito a este respeito e venho praticando... e o autor dá umas dicas bem interessantes. Leitura fácil e bem fluida. Recomento.
Em um primeiro momento é bom refletirmos sobre a herança que estamos deixando aos nossos... e se alguma pontinha de curiosidade aparecer, vá atras do livro. Vale a pena este olhar tão pouco comentado/difundido sobre o dinheiro e que pode nos trazer verdadeiros "holofotes" sobre nossas crenças.
Tais

Um comentário: