domingo, 7 de fevereiro de 2016

O que é Constelação Familiar?

"A Constelação Familiar ou Sistêmica olha para as diversas consciências as quais somos tomados. Sabendo ou não, querendo ou não, gostando ou não, pertencemos à um grupo, a um sistema, a uma família, funcionamos assim.

Nosso corpo físico funciona num sistema, nossa sociedade, a natureza, as empresas, o planeta, as estrelas. Fazemos parte de uma constelação, por isso, o alemão Bert Hellinger chamou essa forma de interpretarmos essas relações de: Constelação. Cada encontro com ele é um movimento grandioso em direção às infinitas possibilidades de amadurecimento de alma.

Através do método de percepção do “Campo Mórfico” desenvolvido por por Sheldrake e por vários terapeutas importantes do século passado e desse, Bert foi corajoso em desenvolver um método claro e preciso na qual a pessoa traz um problema e o “campo” nos mostra o que não conseguimos perceber com nossa razão e olhos físicos.

Por exemplo, que dinâmica existe entre um casal que se agride? O que está por traz dessa agressão? Nesse campo, através dos representantes (pessoas que
participam do grupo) podemos entrar em contatos com “Revelações Divinas”, como o próprio Bert descreveu a constelação no “Trainning Camp” de 2012, na Alemanha.

Com tanta experiências, pesquisas e vivências desenvolvidas por Bert, ele encontrou um meio de trazer a tona o invisível que atua no nosso destino e a forma de transformarmos isso, não só com o objetivo de nos curarmos mas também curarmos o TODO.

Ele percebeu que em várias gerações, assim como somos tomados pela aparência dos nossos familiares, seus dons, etc, também se repetiam situações de perdas, sofrimentos, doenças e outras situações as quais as pessoas nem percebiam estar envolvidas devido à consciência familiar atuando e não a consciência individual.

Ou seja, muitas pessoas falam: eu plantei tanta coisa boa e colho tantos problemas. Isso é karma? Onde está a lei da ação e reação? Muitas pessoas também notam que, de repente, aparece uma dívida, uma relação afetiva complicada ou somos “levados” a determinadas escolhas que parecem não serem nossas. Também notou que a nossa vida não responde aos nossos esforços e, inconscientemente estão envolvidos com historias que não são nossas. Ficamos indisponíveis para nossa vida e disponíveis para nosso sistema.

O sistema familiar busca equilíbrio e o fluir do amor, da prosperidade, do respeito, do pertencer, da hierarquia. Se, de alguma forma, algum membro do nosso sistema, sai dessas estruturas, alguém da próxima geração busca compensar isso, mesmo que inconscientemente. Por isso, a constelação é um método de diagnóstico, um processo de reorganização e equilíbrio dentro dos sistemas aos quais pertencemos.

Hoje, as constelações Familiares ou Sistêmicas olham inclusive para outras vidas. Apesar de um tema ainda tão polêmico, o próprio Bert Hellinger nos trás de forma tão profunda e tão respeitosa as verdades, que só os corajosos nesse processo de evolução podem usufruir."
Simone Arrojo
**********
Fico encantada com a incrível capacidade do ser humano tem para questionar e buscar respostas. "René Descartes em Discurso do Método resume brilhantemente essa nossa beleza peculiar.
E notando esta verdade "Eu penso, logo existo" era tão firme e tão certa que todas as extravagantes suposições dos cépticos seriam impotentes para  a abalar, julguei que a podia aceitar, sem escrúpulo, para o primeiro princípio que a filosofia procurava. Podemos dividir em dois grupos as respostas encontradas, de acordo com o tipo de percepção de si mesmo: o grupo da percepção espiritualista e o da materialista." E não cabe aqui nenhuma discussão... pois existe algo muito certo: aquilo que pelo qual passamos na vida muda o sentido conforme mudamos a percepção acerca dele. Algo que nos parece ruim num primeiro momento, depois de certo tempo, pode mostrar-se algo positivo. Por isso, não devemos nos deixar levar pela primeira impressão, nem pela segunda e nem pela terceira.
Devemos sempre ter claro a influência das leis mentais: as coisas são exatamente como nós desejamos ou percebemo, assim como o tempo passa a ser uma medida exata para a nossa percepção dependendo do tipo de experiência que vivenciamos. 
 A Constelação atua, através dos campos mórficos, exatamente sobre essas impressões que estão registradas (na maioria das vezes), em nosso inconsciente.
O clamor e o grito de dor não são suficientes para mudar a nossa vida para melhor...quanto maiores os protestos e as reclamações, mais áspero se torna o caminho que devemos prosseguir. Quando as nossas almas serenarem e formos dominados pela sensação de paz, os obstáculos desaparecerão.
Sempre é tempo de refletir sobre nossas atitudes e forma de pensamento. 
Boa semana!
Tais

Nenhum comentário:

Postar um comentário