domingo, 29 de janeiro de 2017

A morte de um filho, como é isto?


E agora uma das reflexões e aprofundamentos que Hellinger compartilhou em um dos muitos encontros:

“Onde sempre um homem ou uma mulher se preocupam por uma criança… estes aguardam secretamente pela morte da mesma – mesmo quando se trata de um jovem ou adulto.

As crianças precisam se afastar para se libertar de tal destino.

Sentir-se devedor (culpado) da Morte.

Esta é uma dinâmica secreta – devo continuar a falar sobre isto?

Toda vez que há preocupação por uma criança... Nós a encontramos lá onde o pai ou a mãe se sentem devedores (culpados) em relação à Morte.
Se uma mãe se sente culpada em relação à morte... por exemplo... por causa de um aborto causado...a mãe diz para sua criança...secretamente...morra por mim!

E a criança reage a este pedido.

Normalmente são os meninos, que seguem secretamente esta frase. E os meninos dizem para a mãe... secretamente...Eu por você!

O menino se torna então um Herói. “Eu morro em teu lugar querida mamãe!”
São Tragédias – É algo que no final liberta.


Se nós, por exemplo, pegarmos Shakespeare (William Shakespeare – poeta e dramaturgo inglês), podemos visualizar estas dinâmicas.

O Herói é um garoto. E no final, o Herói morre.

Leis secretas – que por vezes se tornam um script. Se tornam um script de vida.

Tal qual encontramos na história da Chapeuzinho Vermelho: A mãe diz para sua filha, tome cuidado, quando você for à Floresta. E manda a sua filha para Floresta. O que a mãe diz secretamente para a filha? Morra! E assim o é. A filha segue este pedido e demonstra desta maneira o seu amor incondicional à mãe.

E tal ocorre também no campo familiar. Na Constelação Familiar há uma solução para esta dinâmica. O pai pode solucionar isto. O pai diz para seu filho...aqui sou seu salvador. E diz para a mãe de seu filho... aqui você está sozinha! Olhe para sua culpa. Eu olharei para a vida.

O filho diz então para mãe: Eu sigo meu próprio caminho. Respeito sua culpa... mas a deixo para você!

Só há uma solução... uma Constelação Familiar. E o facilitador deve conhecer estas leis (Ordens do Amor).

E a mãe é má?

O pai é mau?

Não... isto são movimentos!”
Bert Hellinger

**********

É necessário que exista a compreensão de que uma história como essa, onde a mãe diz "Morra por mim, filho", pois trata-se de um processo inconsciente.

Em algumas oportunidades onde constelei situações de filhos em busca da morte ( depressão, drogas, acidentes etc), quando a mãe deparou-se com esta realidade, tornou-se até agressiva e disse: "Imagine que eu iria desejar ou pedir a morte de um filho em meu lugar"... Sinto dizer...mas ela não compreendeu as dinâmicas das ordens do Amor.

Aí foi necessário meses de trabalho em terapia para que compreendesse o sentido desta afirmação. E, muitas vezes, o cliente foi embora muito sentido com o Constelador...

Por isso é sempre dito que o Constelador não precisa agradar o cliente...ele precisa "entrar no campo" e captar o que é necessário naquele momento...

Para isto ele precisa ser humilde e aceitar a Verdade, mesmo que ela contrarie o cliente.

Para perceber a Verdade que surge como um relâmpago faz-se necessário estar "no vazio" , e só então... perceber.

Nos preparamos muito até chegar numa constelação onde sentimos os movimentos que apontam para o necessário naquela constelação.

Trabalhar a culpa também é muito importante...pois ela é destrutiva!

E, iniciando a semana com o desejo da compreensão mútua, encerro este aprofundamento de Bert Hellinger, tão verdadeiro, e, quase sempre sofrido...mas altamente libertador para o filho e os pais!
Boa semana!
Taís

3 comentários:

  1. Meu Deus...como dói! Mas revendo minha história...pode ser isso sim! Tive abortos, perdi um filho foi uma pena, porque eu não sabia de nada disso.Procurarei , a partir de agora, me perdoar.É só o que me resta...Gratidão por me dar oportunidade de saber para aprender.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu texto. Dificil...Obrigado

    ResponderExcluir