quinta-feira, 2 de junho de 2011

Psicoterapia Sistêmica e Pensamento Sistêmico

PSICOTERAPIA SISTÊMICA E PENSAMENTO SISTÊMICO
Para se trabalhar com Psicoterapia Sistêmica , primeiro é necessário pensar sistemicamente.
E o que é pensar Sistêmicamente? É pensar que tudo no universo está relacionado a tudo, nada é separado, isolado. E que tudo nesta vida segue uma ordem natural dentro de uma hierarquia. Quando ocorre quebra hierárquica, vem uma disfunção. O ser humano é físico, mental, emocional e espiritual. Se prioriza um em detrimento do outro vai haver complicação. Alguém muito mental , é pouco emocional. Alguém muito espiritualizado é pouco prático (não materializa).
Aqui entra o conceito de polarização e despolarização. A vida é aos pares : dia/noite, escuro/claro, feminino/masculino, ativo/passivo. A idéia é de integração.
Alguém muito ativo, deve voltar um pouco para o passivo. Se comi muito num dia , melhor comer menos no outro dia .
O CAMINHO DO MEIO, É O MELHOR CAMINHO.


As principais escolas de Terapia Familiar Sistêmica
Terapia Familiar Estrutural - (Minuchim) -qualidade das fronteiras : família aglutinada ( dificuldade de diferenciação) e família desagregada ( dificuldade de lidar com afetos).
Exemplo de família aglutinada : é o tipo de família que ninguém entra, ninguém sai e ninguém cresce. É o famoso um por todos e todos por um. Não existe privacidade, individualidade. As fronteiras e os limites são fracos e todos invadem. O problema de um é o problema de todos, o dinheiro de um é de todos, e assim por diante.
Exemplo de família desagregada :é o oposto da aglutinada. Aqui é o "salve-se quem puder". As fronteiras limites são muito rígidas e ninguém sabe de ninguém e muitas vezes os membros familiares são vistos como inimigos.
Terapia Estratégica Breve - (Paul Watzlawick ) - cadeia de interação que mantém o problema. Se ela for eliminada, o problema desaparecerá. Existe dificuldade, problema, sintoma e doença. A resolução de um problema, requer primeiramente a substituição de padrões de comportamento.
Exemplo :
Rapaz, cerca de 25 anos, chega com a queixa de estar deprimido e não sabe direito porque. Investigo sua vida e percebo que tudo o que ele se propôs fazer ficou pela metade ( faculdade, trabalhos, cursos, terapias).Que estava com dificuldades financeiras e não sabia se podia pagar o preço de sessão particular. Que trabalhava numa cidade, mas todos fins de semana ia para a casa de seus pais em outra cidade, etc.
Coloco à ele que tem pessoas que não gostam de pagar inteira para viver. E acho que ele até tem direito a isto, se tiver uma carteirinha de estudante da vida. Então, eu iria respeitar o seu ritmo e faríamos também o trabalho dividido ao meio. Ao invés de sessões semanais, seriam quinzenais e ao invés de 50 minutos, poderiam ser somente 25 min, assim o preço da sessão ficaria pela metade e o tratamento pela metade, e o que ele mais se propusesse na vida poderia ficar também pela metade. Pedi que  fosse para casa e pensasse sobre isso somente até a metade da semana.
Na semana seguinte  chegou para terapia e disse que estava na hora de pagar inteira para viver. Assim, começamos a trabalhar  sua história, que na verdade era totalmente sistêmica, e este comportamento era repetitivo em seu sistema familiar, mesmo que de outras formas...
Grupo de Milão - (Mara Selvini Palazolli) - Palazolli trabalhava com crianças anoréxicas na Itália, e passa a se interessar pelas idéias de Bateson e desencorajada pelos resultados da terapia psicanalítica passa a adotar uma orientação sistêmica e cria o Grupo de Milão para estudos da família (com crianças anoréxicas e também crianças com outros distúrbios graves ).
  • Segundo o Grupo de Milão, a família tem dificuldade de lidar com mudanças de ciclos - os membros da família se comportam de maneira a limitar o crescimento, mantendo padrões arcaicos de disfunção interacional. Além também de levar em consideração o elemento paradoxal nestes conceitos de transformação e homeostase.
Indivíduo : premissa e contexto
Ao atender um cliente, vou saber que ele é um indivíduo, com personalidade própria, aptidões, dons e talentos próprios, dificuldades e limitações próprias, que possui uma premissa e estilo próprio de vida. Se atendo um Engenheiro, a premissa dele poderá ser muito cartesiana. Se atendo um adolescente, seu ciclo vital e consequentemente a sua premissa é muito diferente.
E devo lembrar que este indivíduo está inserido em contextos diferentes (familiar, social, cultural, econômico, religioso, etc).
Então a Terapia Sistêmica leva em consideração tudo o que está ao redor deste indivíduo, além dele próprio. Desde sua história de vida, até a história de seus ancestrais (Genograma familiar)
Aqui, o trabalho das Constelaçoes Familiares (Bert Hellinger) é fantástico.


Veja artigo Constelação Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário