terça-feira, 7 de junho de 2011

Senso de discernimento

Sabendo antes de saber

N


A tradição judaica, as orações da manhã se iniciam com uma estranha benção. Nela se reconhece a grandeza do Criador, por dotar o galo de discernimento para diferenciar o dia da noite.
            Por que seria essa habilidade do galo tão exaltada? O que existiria nela que a torna tão precisa, para melhor representar uma fórmula de “inteligência espiritual”?
            A capacidade do galo é especial porque ele não discerne o início do dia, quando começa a clarear. Ao contrário, o galo é capaz de registrar o momento em que a noite cessa, antes que a noite cessa, antes que o dia tenha realmente se iniciado. E este é seu mérito: conseguir saber antes de se fazer sabido. Mas saber o que?
            Aquilo que o galo discerne _ dia da noite _ é símbolo maior da relação humana com a vida. A “noite” é sempre uma alusão à escuridão da desesperança e do exílio. O “dia”, por sua vez, à claridade da esperança e do resgate.
            É interessante notar que a tradição bíblica identifica no personagem do Rei David essa capacidade específica de discernimento. Segundo lendas, ele despertava ao “meio da noite”, e no instante em que a primeira parte da noite terminava. Para a tradição judaica, a noite se inicia com o pôr do sol e ganha força até o “meio da noite” . A partir de então, vai reduzindo sua vitalidade, até que o dia atinja um ponto de “saturação” que faça com que a noite vire dia. Momento este em que o galo percebe com sua sensibilidade.
            Os Salmos são o modelo clássico de material produzido por uma inteligência espiritual. E o Rei David, seu autor, personifica o modelo de alguém com um alto coeficiente de inteligência espiritual. Ele não é como seu filho, o Rei Salomão, figura arquetípica do sábio, capaz de uma sabedoria que envolve lógica e emoção.David é menos sábio neste aspecto, porém, é dotado de um fantástico senso de discernimento.
            Em seu episódio com Golias, é seu discernimento, sua capacidade de acreditar em algo que ninguém acreditava, que o leva a ser eficiente e  vitorioso. Seu resultado provém da determinação de sua fé e de ver luz em meio à escuridão, pois sabia que a noite já terminava.
            Segundo a lenda, David despertava justamente ao quebrar da noite, quando esta cessava de ser potente e iniciava seu processo de bater em retirada. Esse momento da noite que já é o início do dia, mesmo em plena escuridão, é um período extremamente rico. Percebemos isso em nossas vidas, porque é muito mais impactante o momento em que a escuridão se desfaz, do que a própria claridade. E todos nós guardamos memórias muito caras dos momentos em que as coisas pareciam se encaminhar de forma sinistra,quando, para nossa surpresa, revertem de forma positiva. Mais incrível ainda é a sensação do momento exato em que percebemos a mudança do escuro para o claro, justamente quando ainda não há luz.
            É por esse motivo que os Salmos são a literatura preferida das pessoas que estão vivendo grandes desafios em suas vidas.
Seja em situações de doença, luto ou depressão, os Salmos os Salmos têm uma eficácia que nenhum outro texto tem, justamente porque sua “esperança” não é da ordem da luz, mas da escuridão… que já não é mais viril. Ninguém que vive essas situações encontra inspiração na “ luz”

Nenhum comentário:

Postar um comentário