domingo, 25 de setembro de 2011

Você consegue sobreviver à tempestade



    " Existem vários métodos simples para cuidar das emoções intensas. Um deles é a respiração abdominal. Quando forem tomados por uma forte emoção, como o medo ou a raiva, levem a atenção para o abdomen. Permanecer no nível do intelecto é perigoso, porque as emoçoes intensas são como uma tempestade, e ficar no meio de uma tormenta é muito arriscado. No entanto é isso que todos fazemos quando remoemos os problemas e sofrimentos na mente, deixando que os sentimentos nos esmaguem. Em vez disso, temos que nos estabilizar levando a atenção para baixo. Focalizem a região do ventre e pratiquem a respiração consciente, dedicando integralmente sua atenção ao subir e descer o abdômen. Podemos fazer essa respiração sentados ou deitados.
     Quando olhamos para uma árvore durante um a tempestade, vemos que o topo da árvore é extremamente instável e vulnerável. O vento pode quebrar a qualquer momento os galhos mais altos. Mas quando examinamos o tronco, nossa impressão é diferente. Percebemos que a árvore é bem sólida e imóvel, e sabemos que ela conseguirá resistir à tempestade. Nós somos como a árvore. Nossa cabeça é como o topo da árvore, por isso, durante a tempestade de uma forte emoção, temos que levar a atenção para o nível do umbigo e começar a preaticar a respiração consciente, concentrando-nos  exclusivamente na respiração e no subir e descer do abdômen. Trata-se de um aprática muito importante porque ela nos ajuda a ver que, embora uma emoção possa ser muito intensa, ela fica conosco durante algum tempo e depois vai  embora. As emoções não duram para sempre. Tenha certeza: se você se exercitar nessa prática nos momentos difíceis, você sobreviverá à tempestade.
     Você precisa estar consciente de que sua emoção é apenas uma emoção. Ela vem, fica com você algum tempo e depois vai embora. Por que alguém deveria morrer por causa de um aemoção? Você é mais do que suas emoções. É muito importante lembrar disso. Durante uma crise, quando você inspirar e expirar, permaneça consciente de que a emoção irá  embora se você continuar a praticar. Depois de ter êxito algumas vezes, você passará a confiar em si mesmo e na prática .Não vamos nos deixar  dominar pelos nossos pensamentos e sentimentos. Vamos levar a atenção para nosso abdômen e inspirar e expirar. Não tenha medo e repita para si que a tempestade irá embora."

Tenho experimentado essa prática há alguns anos. Inicialmente eu duvidava, e também só praticava quando os problemas apareciam...Hoje em dia, com a prática diária, até as tempestades ficaram menos intensas, ou seja, o tempo de permanência delas é menor.
Continuam existindo, afinal são elas que nos proporcionam momentos de reflexão, de mudanças, de tomada de consciência, da ação do ego, etc...
De vez em quando temos que tomar uma decisão que, às vezes, é muito difícil. Somos forçados a fazer uma escolha dolorosa, porque em toda escolha há um ganho e uma perda. Mas quando sabemos o que é mais importante para nós, o que queremos mais profundamente para a nossa vida, a tomada de decisão se torna mais fácil e o sofrimento diminui.
Que sua semana receba o bálsamo da respiração consciente!
Tais

3 comentários: