domingo, 20 de maio de 2012

A arte de se libertar

O texto é um pouco longo...mas muito especial. Uma análise que percorre toda a linha de raciocínio e mostra  o caminho para  desenvolvermos  a compreensão ... Sem paradoxos! 
Ou com muitos paradoxos dentro da nossa leitura de mundo.
Tais


Muitas vezes um simples pedido de desculpas é capaz de desarmar a fúria de alguém.Basta lembrar aquela típica situação de trânsito: um motorista entra de repente na pista ao lado sem sinalizar, dando uma bela fechada em quem estava por ali. Ele pede desculpas. O atingido, que provavelmente ja tinha uma reclamação na ponta da língua, fica desarmado, esquecendo o xingamento.
As relações humanas são todas interligadas por fios invisíveis, em que uma ação gera uma reação e assim vai formando uma cadeia boa ou ruim de acontecimentos. Se um pedido de desculpas pode ser tão eficiente, do outro lado da história temos o ato de compreender. 
Gostaria, aliás, de inserir algo aqui. Compreender é diferente de perdoar. Este é arrogante, deixando-nos acima do outro e provocando uma situação de eterna dívida, pois quem perdoa, a princípio, está acima. Cria um desequilíbrio... A princípio parece apenas uma questão de nomenclatura...mas não é! Procure, em suas relações, perceber como é quando diz: "Eu te perdoo" ou "Eu te compreendo". Perceberás imediatamente a diferença - experimente!!!!
Mas voltando , o problema é que a compreensão pode ser um quebra-cabeça complicado de montar porque envolve muitas peças. Encaixar cada peça na posição adequada depende da excelência de cada jogador.
Há quem misture peças de vários quebra-cabeças da vida e ainda assim deseje construir uma compreensão que faça sentido. Mas tudo funciona segundo uma determinada lógica. Compreender é uma função que pode ser exercida  apenas pelo sujeito atingido. Não adianta a família toda querer entrar no jogo. Também não dá para achar que é possível terceirizar a compreensão, sair comercializando compreensão por aí em troca de dinheiro ou mesmo uma pilha de rezas. Fato é que, sem trabalho interno, o ciclo não se fecha, as peças não se encaixam.
Outra dificuldade é conseguir compreender, atitude absolutamente pessoal e intransferível. Há quem  demore a compreender, reclamando por justiça. Mas muitos confundem justiça com vingança, apesar de serem coisas bem diferentes. A vingança costuma vir misturada com o ódio em uma combinação corrosiva (às vezes muito bem disfarçada). Diferentemente, a justiça, quando verdadeira, vem misturada com amor. Basta lembrar as broncas ou corretivos que os pais , às vezes dão nos filhos. Conclusão: a vingança não se encaixa no processo de compreensão.
Não desejar vingança, porém, não significa que a compreensão  deve ser mole como gelatina e distribuída sem critério, Deixando que tudo volte a ser como era. Isso porque compreensão não deve ser confundido com falta de autoestima e de auto confiança. Nas relações amorosas, compreender tudo o tempo todo sem pontuar questões, sem exigir retratação ou mudança de postura, pode ser uma prática de criar tiranos debaixo do próprio teto. Relacionamentos desequilibrados entre pais e filhos ou entre casais existem aos montes. "Nenhum amor verdadeiro se encontra na condescendência a na bondade que tudo pode compreender, mas sim essa ideia errada é como um veneno entorpecente que apenas debilita, cansando  o espírito , e por fim produz a paralisia completa..."(Abdruschin - Na luz da Verdade).
Mas afinal, no meio de tantas peças soltas, o que há de bom em compreender e ser compreendido? Compreender pode cortar a cadeia negativa que une ambos os lados. Por um lado se liberta o agressor e de uma carga repleta de maus pensamentos e maus sentimentos. Por outro lado, quem cometeu o erro e está buscando reparação também tem seu caminho suavizado, ganha fôlego para recomeçar. Vale lembrar que concordar não significa concordar com o que ocorreu, nem tampouco significa que precisa haver uma reconciliação completa entre as pessoas. Não é também uma forma de esquecer tudo, mas é uma maneira de não cultivar o revanchismo e o mal-estar. É uma escolha por libertação.
A compreensão é um quebra-cabeça complicado, mas, quando as peças se encaixam, autor e atingido podem libertar-se de culpas e dores. E, cá entre nós, quem quer ficar amarrado em uma história ruim o resto da sua existência? Não há nada pior do que aquelas pessoas que ficam remoendo algo antigo e não conseguem se libertar da carga pesada. Há bagagens velhas que não trazem proveito nenhum para o presente e para o futuro, mas pesam insistentemente em ombros já cheios de responsabilidades. Refletir é importante e gera aprendizagem, ao passo que remoer acontecimentos traz amargura e causa envelhecimento precoce. Apesar das dificuldades vale o esforço para libertar-se das bagagens antigas. Assim será possível seguir, e até mais jovem, para a construção de uma nova história.
Periódico do Graal da Terra (com adaptações)- ano 12 nº 32

**************


6 comentários:

  1. Quanta verdade. Obrigada Tais. Meu7 dia será de grandes reflexões acerca de mágoas antigas...acho que preciso constelar algumas coisas rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem situações que nem precisamos constelar...basta a tomada de consciência. Um abraço Lucinda...

      Excluir
  2. Tais. compreender é se colocar no lugar do outro e entender porque tal atitude foi tomada...é muito difícil. Nós sempre achamos que jamais faríamos essa "tal bobagem" que o outro cometeu, e assim vamos passando por cima de tudo sem parar, sem entender, sem compreender.
    Valeu o texto para pensarmos um pouco mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. É verdade..colocar-se no lugar do outro é algo bastante difícil...Faz-se necessário humildade e muito conhecimento de si, afinal TODOS nós já ficamos com mágoas e as guardamos algumas vezes na vida...mas só enxergamos a dos outros!
    O mais importante é começar a olhar para si próprio , pois caso contrário JAMAIS mudaremos ...

    ResponderExcluir
  4. Ola Tais
    Já li este texto umas 4 vezes.A cada leitura, mais um pedacinho fica claro e tomo mais us susto. Um susto bom eu diria...Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá Tais! Já li esse texto várias vezes. É muito profundo ,o conteúdo nos ajuda para uma reflexão.Eu tenho olhado muito para o meu modo de ser. Eu sou feliz porque entendi que para isso eu não preciso de ninguém,só depende de mim.Estou aprendendo....

    ResponderExcluir