domingo, 27 de maio de 2012

O amor na psicoterapia fenomenológica


O que é psicoterapia fenomenológica?
A fenomenologia é um método filosófico. "Para mim a fenomenologia quer dizer: "Eu me exponho a um contexto sem compreendê-lo. Eu me exponho a esse contexto sem a intenção de ajudar e também sem a intenção de provar algo. Eu me exponho a ele sem medo do que poderá vir à luz. Tampouco tenho medo de que algo assustador venha à tona. Eu me exponho , à tudo, assim como se apresenta." 
      Diante de uma constelação, eu olho para todos, também para os ausentes. Tenho todos na minha frente. E, então, me exponho a esse quadro, de repente reconheço o que está por trás do fenômeno.
Vou dar um exemplo: Em uma  Constelação, posso ver que uma criança foi dada à uma outra família. É algo que não é visível. Está por trás do fenômeno. Isso pode ter acontecido muitas gerações atrás, e nem é de conhecimento do cliente. Ali se concentra algo que é essencial para o comportamento das pessoas dessa família. O essencial não é visível. Aparece subitamente através da observação dos fenômenos. E vem à luz. Essa é uma abordagem, fenomenológica.
O amor
Para trabalhar com Constelações faz-se necessário:
  1. Amar as pessoas cujas verdades quero conhecer. Aceitá-las seja qual for o destino delas, sua família, seus problemas.
  2. Ter um certo distanciamento. Quem se precipita nesse trabalho - e muitos dos que querem ajudar se precipitam nesse trabalho - não conseguem perceber nada.
A grande intimidade que decorre desse tipo de percepção só é possível à distância. Ela não é possível quando se está próximo. Ela não tem intenções pessoais e só leva em conta o que existe e o que surte efeito. Nada mais.
*************
Quando estou frente a uma Constelação ( seja em grupo ou individual), se não conheço esta pessoa, é mais  fácil olhar com amor. Amar não significa que eu queira alguma coisa dela, mas que eu o aceito tal como ela é. As vezes me perguntam se não preciso uma entrevista anterior para que eu saiba de que se trata o tema que ela quer constelar. Sempre respondo que quanto menos informação melhor, pois consigo ir para o real, sem estar contaminada com as histórias.
Quem olha para as flores, por exemplo, acha que todas as flores são belas, seja ela como for. Isso acontece também com os seres humanos. Isso é amor: o reconhecimento do que é belo e bom, tal como é.
Espero ter passado aqui nestas poucas linhas, o que é o trabalho fenomenológico.
As constelações são trabalhos pontuais , eu diria até, um tipo de Terapia Breve.
Participem dos grupos, conheçam, sintam a maravilha que é poder olhar para o mundo de uma forma totalmente diferente , muito mais amorosa e simples.
Boa semana.
Tais

3 comentários:

  1. Querida Tais,li e reli este texto.Creio que não estou preparada para entender o amor desta forma tão ampla....
    Tenha uma semana abençoada amiga!!!!BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilda...nada poderá ser absorvido enquanto não estamos prontos. A criança quando nasce e começa a se desenvolver, não andará de imediato. Primeiro ela engatinha...e depois, aos poucos, começa a ensaiar os primeiros passos.
      Assim como tudo na vida. Quando pego um livro que já lí há uns anos atras, digo internamente:"Como não entendi desta forma?" Ou quando olho um grande desentendimento familiar (quem não os tem?)e sinto:"como fui radical!!!!!"
      Assim é que é...

      Excluir
  2. Precisamos de mais terapeutas assim...

    ResponderExcluir