domingo, 7 de outubro de 2012

A consciência coletiva


"As mesmas necessidades dominam na consciência coletiva inconsciente, mas de maneira totalmente diferente, pois aqui não se trata de uma pessoa e sim do coletivo.
          A consciência coletiva tem a necessidade de pertencer de todos os participantes. Não é um indivíduo que tem essa necessidade, mas um coletivo. Isto significa que quando um membro é excluído, essa consciência procura restabelecer a totalidade perdida, fazendo com que um outro membro represente essa pessoa excluída, como acabo de descrever.
          Tem também a necessidade de compensação. Pois, o que acabei de escrever, resulta da necessidade de uma compensação. Ma essa consciência não tem nenhuma compaixão com o membro posterior que é escolhido para restabelecer o pertencer e a compensação, ele o sacrifica em nome da necessidade coletiva.. Essa experiência é também transferida frequentemente à Deus.
          A terceira é a necessidade de ordem , Também totalmente diferente. Segundo essa ordem, aqueles que estiveram antes têm a precedência com relação aos que  vieram depois. Por isso, os pais têm precedência aos filhos, o primogênito tem precedência ao segundo filho, e assim por diante. Toda vez que essa ordem é transgredida - quando , por exemplo, um filho interfere nos assuntos dos pais, quer expiar pela culpa dos pais - então a consciência coletiva castiga essa tentativa com fracasso.  O contraditório e trágico nisso, é que  a consciência coletiva escolhe um membro posterior para representar um membro anterior excluído. Mas, porque ele faz isso, deixa-o fracassar, já que isso vai contra a ordem da precedência dos anteriores."
A fonte não precisa perguntar pelo caminho - Bert Hellinger

**********
Muitos clientes perguntam: o ser humano é livre ou isso é uma ilusão?
Depende...se olho sob o contexto da consciência pessoal, posso me decidir se serei a favor ou contra alguma coisa, porque tenho alguma ideia, embora limitada. (leia publicação da semana passada - a consciência pessoal).
Com relação a consciência coletiva inconsciente não tenho nenhuma liberdade. Somente posso te-la se tiver aprendido a entender suas leis. Diga-se de passagem, que muitas vezes, apenas ao assistir as Constelações Familiares ja tomo essa consciência, que vêm todas à luz.
As Constelações, como já descrevi muitas vezes aqui, é um método em que pessoas estranhas são colocadas num recinto, umas em relação às outras, e representam membros da família do constelado. De repente, esses representantes sentem-se como as pessoas que estão sendo representadas, mesmo sem conhecê-las. Através disso, percebemos que existe um saber que vai além da uma comunicação normal.
Na constelação podemos ver, por exemplo, que alguém representa uma outra pessoa , embora nada tenha sabido sobre isso anteriormente. Ela nos proporciona a possibilidade de explicar, atraves deste método, as ordens segundo as quais a consciência coletiva inconsciente atua.
Tais     

Nenhum comentário:

Postar um comentário