domingo, 14 de outubro de 2012

Somos livres ou isso é uma ilusão?


Muitos clientes perguntam: o ser humano é livre ou isso é uma ilusão?
Depende...se olho sob o contexto da consciência pessoal, posso me decidir se serei a favor ou contra alguma coisa, porque tenho alguma ideia, embora limitada. (leia publicação que fiz no blog - a consciência pessoal).
Com relação a consciência coletiva  inconsciente (também tem publicação feita aqui no blog) não tenho nenhuma liberdade. Somente posso te-la se tiver aprendido a entender suas leis. Diga-se de passagem, que muitas vezes, apenas ao assistir as Constelações Familiares já tomo essa consciência, que vêm todas à luz.
As Constelações, como já descrevi muitas vezes aqui, é um método em que pessoas estranhas são colocadas num recinto, umas em relação às outras, e representam membros da família do constelado. De repente, esses representantes sentem-se como as pessoas que estão sendo representadas, mesmo sem conhecê-las. Através disso, percebemos que existe um saber que vai além da uma comunicação normal.
Na constelação podemos ver, por exemplo, que alguém representa uma outra pessoa , embora nada tenha sabido sobre isso anteriormente. Ela nos proporciona a possibilidade de explicar, atraves deste método, as ordens segundo as quais a consciência coletiva inconsciente atua.

         " Somos marcados pelo que vivenciamos em nossas vidas. Mas a ideia de que com isso não somos livres não pode ser mantida. Existem pessoas com destinos bem difíceis, mas que mesmo assim vencem porque tiram força do acontecimento, e com essa ajuda podem fazer algo que outros, que não tiveram essas experiências , não podem fazer.
          Por outro lado, outros permanecem, quando vivenciaram algo assim, censurando aqueles que causaram isso, ou permanecem na postura de reivindicação perante essas pessoas. Com isso, consideram-se vítimas. Mas uma vítima, nesse sentido, é incapaz de agir. Essa atitude torna-se, para essa pessoa, o seu destino, mas não porque esse destino vem de fora e sim, essa pessoa reage a essa situação com uma atitude de vítima."

Trechos extraídos do livro - A fonte não precisa perguntar pelo caminho - Bert Hellinger

**********
Sempre digo que as Constelações Familiares são uma oportunidade única de percebermos algumas situações que nem imaginamos as conseqüências... e ao vê-las, temos uma oportunidade de compreender e fazer, consequentemente, uma  mudança em nossas posturas frente a vida.
Como exemplo posso citar algo bem simples- uma relacionamento terminado de maneira inadequada, onde o outro nutre uma mágoa...onde isso pode repercutir? Um exemplo que já vivenciei numa Constelação que fiz, foi ver a consequência manifestada num dos filhos do novo relacionamento apos esse término. O garoto representava a mágoa do parceiro anterior...
Aí aprendemos que quanto "mais limpo" de sentimentos negativos, apesar da dor, mais  ficamos libertos para novas relações e menos sofrimentos aos nossos descendentes.
Este trabalho é um trabalho de amor e de compreensão profundas e é também uma grande oportunidade de mudança em nossos "destinos", se assim quisermos e compreendermos, logicamente. Consideremos que as vezes percebemos/vemos, mas uma "força interna", literalmente, nos impede...aí teremos que buscar - paradoxalmente- soltando este "eu" que quer...
          "O homem pode nascer, mas para que nasça, deve antes morrer e, para que morra, deve antes despertar-se."
          "Quando um homem se desperta,  pode morrer; quando morre, pode nascer"
Uma semana linda à vocês, de cuidados com as nossas atitudes perante os outros e perante nós mesmos!
Tais

5 comentários:

  1. Obrigada pelo texto Tais...
    Boa semana para você também !

    ResponderExcluir
  2. Lindo, profundo e verdadeiro! Adoro as reflexões que coloca em seu blog, Tais

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom começar a semana com a leitura de seu blog...

    ResponderExcluir
  4. Bete, Marcia e Johann
    Obrigada pelos comentários. Este blog existe para vocês.
    Abração
    Tais




    ResponderExcluir
  5. Li e gostei! Obrigada por nos fazer refletir. Obrigada por estar sempre aí! Beiju

    ResponderExcluir