domingo, 28 de outubro de 2012

Carma? Como se forma e se repete.


Podemos comparar o carma a uma gravação. Se gravamos nossa voz numa fita ao entoarmos uma canção ou pronunciarmos um discurso, posteriormente poderemos ouvir essa mesma voz toda vez que  tocarmos a fita no gravador.Do mesmo modo, as vibrações mentais, que ocorrem no momento em que um pensamento passa pela nossa cabeça, ficam gravadas como uma "causa" em nosso"disco mental". Sempre que surgir uma oportunidade, o"disco mental" emitirá as vibrações mentais registradas; e então, aquele pensamento que tivemos no passado manisfestar-se-á concretamente, sob a forma de algo palpável, de alguma doença, de alguma situação, etc. 
Assim é a ação do carma, que é uma força latente. O carma é, por assim dizer, uma "gravação" das vibrações mentais. Torno a explicar que, assim como a voz gravada faz-se ouvir sempre que a fita é passada no gravador, também o pensamento que surgiu ema vez em nossa mente e ficou gravado no "disco mental" manifesta-se sob alguma forma concreta, assim que encontre uma oportunidade. Em outras palavras, estamos, a todo momento, plantando sementes de pensamento, e um dia teremos de colher o que plantamos. Neste sentido, pode-se dizer que não seremos perdoados enquanto não tivermos redimido  todos os nossos erros, um por um. 
Suponhamos que odiemos alguém, por um momento. Pode ser que, logo em seguida, esqueçamos de tê-lo odiado, e as vibrações de ódio que naquele momento foram dirigidas para fora acabem se desfazendo. Porém, emitidas as vibrações de ódio, elas ficam gravadas na mente, à espera de uma oportunidade para, fatalmente,  manifestar-se sob forma de algum acontecimento condizente com elas.
A "mente segue o hábito" ou a "mente segue a tendência" , tal qual um carro: se o motorista direcioná-lo para um rumo e depois  adormecer no volante, o veículo continuará avançando naquela direção até  se chocar contra um obstáculo, como por exemplo, árvore na beira da estrada.
Acho que se compreendermos bem o que é "mente que segue o hábito", ou "mente que segue uma tendência", poderemos entender melhor o processo de manisfestação dos carmas.
Isso vem a ser: A mente uma vez direcionada num sentido, habitua-se a agir nessa direção e não muda enquanto não receber um estímulo para seguir outro rumo. O pensamento, é por assim dizer, uma voz silenciosa, ou seja, uma vibração mental. Uma vez emitido, sua força latente  continua a existir - tal qual uma voz gravada -  mesmo depois de ter sido executada a ação visada, e procura retomar a direção inicial sempre que tiver oportunidade. Quando for emitido um pensamento similar ao inicial, ou que lembre aquele, a força latente daquele pensamento inicial encontrará a oportunidade de se desencadear, e manifestar-se-á sob a forma que lhe corresponda, no mundo. A isso chamamos "manisfestação do carma". Para que o carma latente comece a agir, é preciso que ele encontre uma oportunidade. Por maior que seja o acúmulo de carmas do passado, estes não se manifestarão  no mundo, se não houver oportunidade, do mesmo modo que o som gravado não poderá ser ouvido se não houver um aparelho para tocar a fita.  

Trecho adaptado do livro - A humanidade é isenta do pecado- Masaharu Taniguchi

**********
Quando se fala em carma, as pessoas pensam que ele é sempre negativo e maléfico. Existem também carmas positivos e benéficos. Os nossos aspectos positivos e bons, tais como bons conhecimentos, boas experiências, moralidade, educação, estudo, bons sentimentos, solidariedade, constituem carmas positivos.
Estes fatores positivos são constituídos por vibrações que vêm, sem nenhuma distorção,  de nossa essência, de nosso ser verdadeiro.
Portanto, conclui-se que podemos "escolher" que tipo de fita queremos gravar em nossas mentes, não?
Bons pensamentos e atitudes positivas = carma positivo.
Maus pensamento se atitudes negativas = carma negativo.
Lembrem-se que a natureza dos carmas são vibrações mentais do passado acumuladas em todos nós. 
Devemos ficar agradecidos a tudo que nos acontece , seja bom ou ruim em nosso conceito...afinal é uma carma a menos, se assim quisermos!
O que almejamos para nosso futuro?
Um abraço
Tais

Nenhum comentário:

Postar um comentário