domingo, 16 de junho de 2013

O que é fenomenologia nas Constelações Familiares/Organizacionais?



A fenomenologia tem como objeto de estudo o próprio fenômeno, isto é, as coisas em si mesmas e não o que é dito sobre elas, assim sendo a investigação fenomenológica busca a consciência do sujeito através da expressão das suas experiências internas. A fenomenologia busca a interpretação do mundo através da consciência do sujeito formulada com base em suas experiências.

O método fenomenológico consiste em mostrar o que é apresentado e esclarecer este fenômeno. Para a fenomenologia um objeto é como o sujeito o percebe, e tudo tem que ser estudado tal como é para o sujeito e sem interferência de qualquer regra de observação cabendo a abstração da realidade e perda de parte do que é real, pois tendo como objeto de estudo o fenômeno em si, estuda-se, literalmente, o que aparece. Para a fenomenologia um objeto, uma sensação, uma recordação, enfim, tudo tem que ser estudado tal como é para o espectador.

Sempre comento aqui sobre as Constelações Familiares/Empresariais Fenomenológicas... e o que acontece nelas?
Olha-se para o fenômeno e não para as histórias que se contam nas famílias/empresas. Por isso diz-se que o Constelador precisa estar "vazio" de idéias e preconceitos, caso contrário, não verá o fenômeno que deu origem a uma determinada situação.

Estando "vazio", o fenômeno se apresenta como um relâmpago. Esta é a verdade que emerge, brevemente.  Então, sob este "olhar"  vemos o brilho e podemos trabalhar a situação atual que está gerando as dificuldades na vida do cliente que solicitou a Constelação.

Mas se  o constelador quiser entender ou estudar profundamente , desaparecerá  o brilho imediatamente.
E se estou, enquanto Consteladora,  na postura fenomenológica, a verdade pode vir como quiser. Olho, acolho, curvo-me diante dela e a deixo fluir. Ela atua por si só...muito mais do que quando se fala dela: simplesmente emerge, atua e imerge...
Um objeto, uma sensação, uma recordação, enfim tudo deve ser vivido tal como é para o cliente e não como o mundo impõe.

A fenomenologia nos conduz a "um olhar para o mundo" por meio da consciência do cliente, como um princípio norteador para que ele encontre as soluções em si mesmo e não o que é dito sobre eles.

***********
O que escrevi aqui é muito simples e a intenção é a de esclarecer um pouco mais a respeito deste assunto tão abordado nas terapias atuais- a fenomenologia.
Acho que com isto a compreensão poderá desmistificar o medo e o julgamento das pessoas que resistem às Constelações Familiares e Organizacionais.
Mas continua valendo a premissa de que nem sempre , a solução é necessariamente aquela que o constelado deseja...e é preciso aceitar o fenômeno/solução da maneira que aparecer.
Aproveito para lembrar sobre o texto do convite da ultima constelação que fiz (13/06) onde discorria brevemente sobre a ação apos  o que se viu na mesma:

Compreensão e ação
"Quem tem uma compreensão possível ou necessária não deve agir imediatamente. Isso é perigoso.
Quando numa constelação fica evidente a solução, não se deve agir imediatamente, porque pode ser que fique alienado de si mesmo.
O que acontece numa constelação não é algo estranho ao cliente, pois é algo do qual também participa. Forma-se uma imagem, e agora esta imagem deve mergulhar na alma. Deixa-se primeiro atuar na alma, e isso pode atuar por um longo tempo. Depois de um certo tempo, de repente, fica claro qual é a ação certa. A imagem é tomada pela alma e pode, aí, atuar e se desenvolver até que a solução certa, a definitiva, seja encontrada. De repente sentimos claramente: "Agora chegou a hora de agir".
Então agimos agora, não antes, porque caso contrário poderíamos agir fora do nosso centro, não em contato com a imagem, porque ainda não pôde atuar na alma. Embora saibamos que é certo, pode demorar meses, até que a força para a atuação se concentre."
Boa semana
Tais

4 comentários:

  1. Thais querida sempre leio e acho muito bom, que você posta,
    bjus. no coração.

    ResponderExcluir
  2. Tais, excelente texto e comentário. Esclarecedor.
    A ênfase na calma para que a alma sinta e atue é primordial.

    ResponderExcluir
  3. Legal, muito interessante!
    Obrigada
    Abraço.
    Isabel

    ResponderExcluir
  4. Amo suas Constelações...para parabéns pelo artigo muito bem complementado pela sua opinião!

    ResponderExcluir