domingo, 25 de agosto de 2013

Apagar o Rádio Interior



"Aprender a saborear as pequenas felicidades cotidianas e criá-las. Sabes como deter o incessante rádio do pensamento para fazê-lo. Sabes que se o rádio interior seguir funcionando, não podes fazer nada. Porque há um discurso mental incessante que transcorre dia e noite em tua mente. 

Pensas no passado, invocas o passado, temes o futuro e o pensar continua. Tomar todo o teu espaço e não tens tempo de viver a tua vida. É muito importante deter o rádio interior, o pensamento incessante. Porque essa é a prática de ruminar. Comes e mastigas uma e outra vez teu sofrimento, tua preocupação, e isso não é bom para a tua saúde. Deverias poder ajudar-te a não seguir comendo a sua própria consciência. 

O quarto alimento trata disso. A consciência como alimento. Em tua consciência há sofrimento, arrependimento, dor etc... tens o costume de reavivá-los do fundo da consciência e mastigá-los uma e outra vez. Isso não é saudável. Não é comida saudável. Deter o discurso mental é muito importante na prática.

É curioso que em Plum Village não só não bebemos álcool, nem comemos carne, também aconselhamos não falar e não pensar. Porque se falas ou pensas enquanto caminhas, permites que o rádio siga funcionando e és sua vítima. És vítima do passado, do futuro, das preocupações. Não vives tua vida. 

Para viver a tua vida tens que parar o rádio interior. O discurso interior. Como podes desfrutar de teus passos se permites que o rádio siga funcionando? Por isso é muito importante deter o rádio interior. Sentir mais que pensar. 

Quando tocas a terra com teus pés, deves poder sentir. A sensação pode trazer-te sabedoria. Concentra-te nessa sensação: oco a mãe terra com o meu pé esquerdo. Ao instante tocas todas as maravilhas da vida disponíveis durante o momento no qual tocas a terra com teu pé esquerdo. E tens uma maravilhosa sensação de alegria. De bem estar. 
Ao fazer isto, podes deter o pensamento. Deixar de pensar para fazer isto, fazer isto para deixar de pensar. Sentir em vez de pensar é a tua prática. Sentir teu corpo. Ser consciente de cada sensação. Abraçá-la. Essa é a tua prática. E a cura é possível. 

Proporciona-te comida sã. Não mastigas uma e outra vez o teu temor, pena, ira, o que não é bom para a tua saúde. Começa a receber a comida sã que mereces. E a Sangha que te rodeia está aí para recordar-te a prática. Assim que aprendes a caminhar com alegria e felicidade. 
A meditação caminhando não é trabalho duro. Não é um dever que tens que cumprir. É uma oportunidade de criares momentos de felicidade. É uma boa oportunidade de criares momentos de felicidade e curar. Meditação caminhando. Tanto se caminhas com a Sangha ou caminhas só. Se caminhas com a Sangha te beneficias da energia coletiva. Irradias energia de paz e plena consciência. E lembras aos demais que caminhem como tu. 

Qualquer momento de prática pode curar e ajudar aos outros a se curarem. Não só a ti ajudas aos outros a se curarem. É precioso ver um irmão ou irmã caminhar consciente e feliz em um campus. É muito nutritivo e curativo. Assim que bem caminhes com a Sangha ou só, teus passos são muito importantes para os outros. Quando vens aqui, ao verdes caminhar assim tens fé na prática, no Dharma. 

Quando comes dever haver uma forma de comer que faça com que cada momento seja curativo e nutritivo. não só te alimentas com a comida, senão também da Sangha. Porque sentados comendo juntos geramos energia de plena consciência, energia coletiva de plena consciência e fraternidade. E isso é muito saudável, muito curativo. Ao comer assim, deténs o pensamento e te fazes consciente dos membros da Sangha ao redor. Cada um gera energia de paz, fraternidade. Isso é curativo, é comida boa. Comer juntos é uma prática. Não é trabalho duro, um dever que cumprir. 

Também a meditação sentada. A meditação sentada é uma oportunidade de curar, de criar momentos de alegria também. Num momento no qual hás que estar aí esperando que soe a campainha que anuncie o final da meditação. Não, isso seria uma perda. Um desperdício. São momentos escassos, preciosos. Tu não tens tempo de sentar-se assim para não fazer nada. Consideram-no antieconômico. Um luxo. O tempo é dinheiro. Porém sabes que sentar-se pode ser muito curativo. Tens que aprender a desfrutar de cada momento sentado, como respirar para que cada momento sentado seja nutritivo e curativo. Se o sabes esse programa estará feito por ti, não imposto para um partido político. Ou pelo rei. É a Sangha que tem criado esse programa, para que empregues bem esse programa para tua transformação e cura. Ninguém te impõe o programa, nem sequer Thây. O programa tem sido desenhado por toda a Sangha para que todos tenham a mesma oportunidade de transformar-se e curar. Não deves te queixar de que o programa é desenhado apertado. Só os principiantes necessitam de um programa apertado. Essa é a razão de ser de um praticante: ter um programa. Sabes que fazê-lo com a Sangha, é melhor, mais fácil, agradável. A campainha, a Sangha que vem à meditação, estão nos ajudando. É de grande ajuda todos irem à meditação sentada. Assim, tu vás à meditação, é muito natural. Não tens que te esforçares."
Thich Nhat Hanh

Ao colocar este texto, minha intenção é chamar a atenção de vocês para pequenas coisas que podemos fazer no dia-a-dia, trás positividade e é muito simples:
Caminhar consciente e desligar o "radio" interior. Se coloco atenção em meus pés...o rádio desliga-se rapidinho. A mente só pode estar em um lugar. Com isso aproveito um momento simples para sentir este corpo maravilhoso, cheio de recursos e que recebi de graça.
Tenho experimentado já ha muito tempo, como é possível, com esta prática, desligar-se daquilo que não nos é essencial - a preocupação. Quando relaxo a mente, posso desfrutar das coisas simples e que dão muito prazer.
A Meditação, seja ela qual for, Shinsokan, Gurdjieff, Budista...não importa, elas nos deixam livres para receber inspiração, idéias e soluções... ou apenas para receber o alento de estar em silêncio!
Mas é necessário a prática para que isso possa acontecer. Se você realmente quiser, a oportunidade aparecerá em sua frente: agarre-a...ou continue onde estás!
Boa semana
Tais

Um comentário: