domingo, 1 de junho de 2014

Constelações Familiares: uma terapia que atua transcendendo as gerações



Constelações Familiares: Uma terapia que transcende o presente na multigeracionalidade
         "A multigeracionalidade nos sistemas familiares é ressaltada quando os membros posteriores passam a representar as anteriores. Essa representação acontece principalmente em questões "interrompidas "ou "gestalts abertas" de outras gerações, como consequência de vivências traumáticas, uma herança que está geralmente ligada às situações de exclusões anteriormente experimentadas no sistema.
          Essa representação nos sucessores é evidenciada no comportamento por repetições nas histórias ou através de sintomas físicos. São maneiras de dar continuidade e proporcionar pertencimento aos que vieram antes, ou seja, as gerações atuais passam a viver, sentir e representar as gerações anteriors que se fazem presentes através dessa memória inconsciente vivida pelo membro atual do clã.
          Na multigeracionalidade, o sistema como um todo, se auto organiza através dessas representações, uma forma de buscar a completude no contexto global de clã familiar utilizando, para isso, o equilíbrio compensatório entre gerações.
          A abordagem terapêutica da Constelações Familiares nos ensina sobre leis que regem os relacionamentos humanos, e que, uma vez constituídos,  permanecem eternamente presentes no contexto dos sistemas influenciando toda a linhagem posterior. O cumprimento e o descumprimento destas leis trará consequências para todos os membros do sistema. As Ordens do Amor  mostram que independentemente do tempo no qual estes relacionamentos tenham sido constituídos, no presente ou no passado, suas consequências se farão atuantes geração após geração.
Podemos reconhecer nas consequências, a influência do fenômeno da mulgeracionalidade ou seja, os acontecimentos que ocorrem em uma geração mostram sua ligação com muitas gerações posteriores, mesmo que as gerações atuais não tenham conhecimentos destes acontecimentos. Acreditamos que as Constelações Familiares reconhecem na Multigeracionalidade, a procura de completude dos sistemas em prol do equilíbrio , independente do número de gerações que for necessário para isso.
          Em sua proposta, as Constelações Familiares objetivam restaurar as conexões relacionais nas ordens harmônicas do amor, através de um trabalho terapêutico realizado no tempo presente, com o membro atual, mesmo que as desarmonias tenham sido construídas em épocas passadas, com membros anteriores. Este processo se refere a quaisquer desarmonias interagionais geradoras de tensão, que permanecem influenciando toda a teia conectiva interagional deos grupo sejam eles familiares, sociais, empresariais, educacionais e outros".
Marusa Helena da Graça Gonçalves - Constelações familiares com bonecos. Ed Juruá

**********
Uma das minhas primeiras percepções ao tomar contato com as Constelações ( há 9 anos atras) foi a de que precisamos ser mais cuidadosos com histórias dos nossos antepassados, pois julgamos através "das estórias" que nos são contadas. Ao assistir uma constelação comecei a perceber que sempre alguém de muito longe foi sacrificado de alguma maneira para que o sistema familiar "olhasse" - de uma forma quase que obrigatória - para o que aconteceu, e tomasse no coração com respeito,  tudo o que aconteceu. Só fazemos isso quando compreendemos...
Assim também os nossos relacionamentos precisam, quando encerrados, ser de uma forma amorosa... pois com raiva, machucando o outro ou de qualquer maneira não amorosa ... quase sempre alguma geração posterior vai apresentar uma questão ( que pode ser um sintoma, uma morte, um grande desencontro...) para proporcionar à família a oportunidade de buscar uma solução para aquela desarmonia.
Talvez para quem nunca assistiu uma Constelação fique um pouco árido este conteúdo, pois este trabalho não pode ser explicado com palavras: ele é fenomenológico!
Tenho constelado em grupo e você e você é meu convidado(a) para conhecer a Terapia das Constelações. Ficarei feliz com sua presença...meu caro leitor! 
Sempre anuncio no facebook e temos uma página específica destes encontros :
Uma excelente semana à todos vocês!
Tais
Como sugestão acerca do representante nas Constelações Familiaresveja este vídeo do Bert Hellinger.
https://www.youtube.com/watch?v=VrbpzfENuYU

Nenhum comentário:

Postar um comentário