domingo, 29 de junho de 2014

Por que as mulheres gostam tanto de receber flores?




Fui procurada pelo Conselho Regional de Psicologia para dar entrevista sobre este tema, que será publicadoa no site http://www.parana-online.com.br/ no dia 30 de junho. 
Refleti um pouco sobre o tema, recebi ajuda de alguns amigos e, na verdade, o que mais tocou-me foi a menção de que a Mulher tem em si uma funçao que lhe é inerente: "cuidar".... e daí escrevi este pequeno texto que norteou minha entrevista. Muito obrigada pela oportunidade de falar sobre algo tão singelo!

Todo ser humano tem necessidades para que a Vida aflore em Si com todo seu potencial. Essas necessidades são as de:
1- Ser amado
2- Ser reconhecido
3- Ser elogiado
4- Ser útil
5- Ser livre
Se uma dessas necessidades não estão satisfeitas o inconsciente irá buscar coisas que compensem essa carência.
Entre um casal -  por exemplo - precisa existir um equilíbrio entre dar e receber, e, aqui se refere a quaisquer trocas de manifestações afetivas - diga-se cuidados com a relação a dois, questões materiais, enfim salvaguardar o relacionamento em si.

Aí surge a pergunta: 
Por que as mulheres gostam de receber flores?
Se, por exemplo, a mulher desejar receber flores, mesmo que não peça ao homem, se existe uma sintonia entre o casal, ele sentirá vontade de "comprar-lhe flores". Neste caso refiro-me não somente em datas convencionais mas também esporadicamente, como forma de manifestação de afeto e reconhecimento. Alguém tem dúvida de que as mentes se comunicam? Não há necessidade de se expressar em palavras uma vez que a fisionomia, por exemplo, traduz aquilo que se pensa...mesmo que o companheiro não faça uma leitura tão clara...ele sente apenas!
E por que flores encantam as mulheres? Elas são um "presente que tem vida", que se não for cuidada murchará rapidamente. Esta é a real razão da mulher admirar tanto as flores, pois  assim  pode exercer sua  função de cuidar!

Aqui um outro olhar sobre o significado das flores, para ilustrar este assunto.
"Floriography - Linguagem das flores ou Linguagem secreta das flores, foi um meio de comunicação da era vitoriana, na qual, o envio de flores e arranjos florais eram usados para enviar mensagens codificadas, permitindo que as pessoas expressassem seus sentimentos, sentimentos estes que não poderiam ser expressos em palavras e sim, através das flores.

A era vitoriana ocorreu durante o reinado da Rainha Victoria, Inglaterra, que durou de 1837 a 1901, nela surgiu a secreta linguagem da flores, e, por ser um tempo de etiquetas e costumes sociais tornou-se extremamente popular.

O uso da linguagem não era apenas confinada a certas flores, mas também as cores, tamanhos, qualidade, quantidade, aromas, apresentações e arranjos. Além disso, aceitar uma flor com a mão direita significaria "sim", recebê-la com mão esquerda significaria 'não'; entregar a alguém uma flor invertida teria um significado oposto, como por exemplo, uma rosa vermelha invertida trazia uma mensagem de desagrado.

Cada flor tinha seu próprio significado ainda que, viessem combinadas com outras flores transmitissem uma mensagens diferentes. Outra curiosidade é que em alguns caso, as pessoas que não tinham dinheiro para comprar flores ou até mesmo teriam que dar uma resposta rápida, apanhavam flores de arvores, alecrim, trevos, flores do mata... e tudo isso tem um significados bem interessantes.

As mensagens enviadas podiam ser: propostas, ameaças, aviso de perigo, mensagens de amor. Para qualquer tipo de mensagem havia uma flor." (fonte desconhecida)

Mas, voltando àquela colocação inicial onde  todo ser humano tem necessidades para realização total da Vida  em Si que tal a iniciativa de mandar flores a quem quer que seja, para concretizá-los, mesmo que momentaneamente? 
Quem  nao se sentiria  amado, reconhecido, elogiado,  ao receber flores?
Experimente e depois me conte o que aconteceu.
Boa semana com flores.
Tais


Nenhum comentário:

Postar um comentário