domingo, 29 de maio de 2016

Quando há algo que parece "trabalhar contra todos os nossos esforços"

Quando há algo que parece "trabalhar contra todos os esforços" - o que fazer?
"Além das análises de mercado e balanços, além das estratégias de otimização e técnicas de gerenciamento, além de prestações de serviço e um dia de trabalho de mais de 12 horas, além do esforço e da boa vontade, além de tudo aquilo que normalmente faz uma empresa prosperar, atua, algumas vezes, algo que parece trabalhar contra todos os esforços.

Muitas vezes, as organizações deparam-se com diversos problemas: ela não cresce, não se desenvolve, os clientes não são fiéis ou não voltam, não conseguem inovar os produtos, os funcionários estão em conflito ou vão embora sem motivo aparente, falta direção, existe desmotivação, entre tantos outros problemas do mundo corporativo.

O que há de errado?

Uma análise simplesmente racional pode fornecer algumas pistas, mas nunca a visão geral. As Constelações Sistêmicas podem dar o elo perdido e trazer à luz, dinâmicas até então desconhecidas, encaminhando a empresa para uma solução.
A constelação organizacional é certamente uma das inovações mais eficientes e desafiadoras no ambiente de consultoria nos últimos anos. A particularidade é que esse método permite uma nova “visão interior” da própria Organização, de seus problemas e seus potenciais ocultos, gerando assim novas soluções para o cliente.

O  instinto de pertencer

Um dos mais fortes instintos humanos é o de pertencer ao grupo ao qual estamos associados. Sentimo-nos confortáveis se encaixamos bem, mas incomodados se não o conseguimos. Esta lealdade ao grupo é o que capacita as organizações a trabalharem juntas.

Quando os princípios são considerados, “parece” que a organização funciona de uma maneira mais suave, harmoniosa e confortável – é como se houvesse uma sensação de relaxamento, onde tudo flui e as pessoas são felizes naquele ambiente, apesar das pequenas tensões normais do trabalho.

O  que uma constelação empresarial pode mostrar: 
  • Existe um chefe? 
  • Quem é que manda nessa empresa? 
  • Existe uma ordem ou ela está perturbada? 
  • Cada um tem o seu lugar? 
  • Todos estão contentes com o seu lugar? (por exemplo, de acordo com a sua qualificação, idade, tempo de firma?) 
  • Todos estão ligados à empresa? São todos leais? 
  • Alguém foi excluído? Alguém quer ir embora? 
  • Onde está o cliente e o produto? 
  • Qual o tipo de relacionamento da empresa ou dos funcionários com o cliente e o produto? O dar e o receber está equilibrado? 
  • Existe um padrão de fracasso na empresa?
A meta de uma constelação organizacional são as soluções. Soluções que incluem mais e levam adiante.

A solução é a ordem, onde cada um tem o seu lugar. É um lugar onde cada um se sente bem.
Se alguém não se sente bem em seu lugar, então, via de regra, relacionamentos internos ou particulares devem ser esclarecidos. Isso pode acontecer durante a constelação ou pode se indicar que existe algo aí que deve ser esclarecido.

Portanto, quando todas as análises e providências não ajudam, freqüentemente o que ajuda é um olhar no sistema como um todo, e com isso um olhar para aquilo que atua atrás das aparências."

**********
Uma análise racional pode fornecer pistas e partes de um problema, mas nunca uma visão geral. 
As Constelações Organizacionais dão o elo perdido. Os recentes desenvolvimentos nesta área têm levado à descoberta de novas formas de análise de como as empresas evoluem e se desenvolvem com sucesso. Através de uma utilização habilidosa das constelações organizacionais, consegue-se descobrir dinâmicas escondidas que se encontram em funcionamento nas empresas. Isto é feito de uma forma simples e direta que é reconhecido por todos que trabalham nela.
Problemas complexos, como as estruturas organizacionais, a liderança ou no reconhecimento apropriado dos empregados, podem ter soluções muito simples. Gestores, empresários, consultores tem  se apresentado  cada vez mais curiosos com as soluções encontradas nas constelações organizacionais e no pensamento sistêmico.
Qualquer instituição organizacional pode se beneficiar desta metodologia e encontrar boas soluções.
Procure conhecer as constelações sistêmicas. Este é um trabalho encantador que está com penetração em muitas áreas.

Obs:Em Curitiba terá formação Internacional em Constelações Organizacionais- http://constelacoesorganizacionais.com/
Tais

Nenhum comentário:

Postar um comentário